Kagura torna-se a cuidadora de Yomi.

 

GA-REI ZERO episódio 9: tragédia manifesta

 

GA-REI ZERO episódio 9: tragédia manifesta

Miguel Carqueija

 

“Ga-Rei Zero” é uma história terrível e significativa, que mergulha nos conceitos do Xintoísmo, considerado a principal religião do Japão.

Algumas revelações são feitas nesse episódio 9, através do próprio vilão Mitogawa e também por Yomi. A “pedra da morte” (sesshoseki) foi encontrada por Mitogawa no Vaticano (!). Segundo Yomi, cada pedra da morte é um fragmento do ser misterioso conhecido como a “Raposa de nove caudas” (kyuubi) e, se for implantada em alguém, absorve aquela alma, que é por ela dominada. Pelo que dá para observar, havendo compatibilidade (o que não aconteceu com Mei) ela exercia poder curativo e regenerador; além disso fazia subir à tona os desejos mais profundos.

Lembra Yomi que a família Tsuchimiya (de Kagura) de longa data utilizava uma pedra da morte selada, domesticada, para controlar o ga-rei (animal espiritual) Byakuei. Kazuhiro Mitogawa, porém, pegara no Vaticano — não se sabe como — uma pedra sem selo, portanto livre em seu poder. Segundo ele, a pedra fôra roubada no Japão e esse roubo havia sido ocultado — e por isso o governo montara aqueles grupos de guerreiros exorcistas, dos ministérios da Defesa e do Meio Ambiente.

Mas esse Mitogawa — um garoto com roupa de grumete — era um fantasma corporificado. Ele buscava, por razões obscuras, um ser humano compatível com a pedra da morte — e descobriu Yomi.

 

Quando Yuu ameaça Yomi, indefesa por causa da paralisia, Kagura intervém e segura a espada.

 

Resenha do seriado de animação “Ga-Rei Zero”, episódio 9, “Espiral do pecado”. Estúdio A/C Spirits, Japão, 2008. Direção: Ei Aoki. Trilha sonora: Noriyasu Agematsu.

Elenco de dublagem original:

Kagura Tsuchimiya..............................Minori Chihara

Yomi Isayama......................................Kaoru Mizuhara

Noriyuki Izuna.....................................Shinya Takahashi

Kazuki Sakuraba..................................Minoru Shiraishi

Garaku Tsuchimiya..............................Tetsuo Komura

Naraku Isayama...................................Mugi Hito

Mei Isayama........................................Ryoko Tanaka

Irmãos Nabuu......................................Norio Wakamoto

Chizuru Yanase (Yacchi).......................Chika Horikawa

Kazuhiro Mitogawa............................. Megumi Matsumoto

Ayame Jinguji.......................................Mai Aizawa

Yuu Isayama.........................................Takko Ishimore

Miku Manabe.......................................Nozomi Masu

Kohara Michael....................................Hirozaku Hiramatsu

Masaki Shindo......................................Tetsuya Kakihara

Kiri Nikaidou (Kirito)..............................Tsuchiya Maki

Kouji Iwahata........................................Tetsu Inada

Kensuke Nimura....................................Minoru Shiraishi

 

A expressão de Kagura não admite dúvidas quando ela defende sua irmã de criação. 

 

“Me pergunto o que há com o Nori-chan.”

(Kagura Tsuchimiya)

 

“É um fragmento do espírito da Kyuubi, a raposa de nove caudas. Graças a seu intenso poder espiritual, ela se alimenta do espírito do possuidor e o transforma num espectro.”

(Yomi Isayama)

 

“Não se preocupe mais comigo. Kagura, viva a sua vida. Não desperdice seu tempo comigo.”

(Yomi Isayama, em pensamento)

 

“Por que você precisa sofrer? Por que? Por que? Seria melhor sermos só irmãs normais. Sem ser exorcistas e sem ter um destino.”

(Kagura Tsuchimiya)

 

A bondade de Kagura suporta a condição a que Yomi foi reduzida. 

 

O que aconteceu com Yomi foi terrível. Atingida pelos dardos místicos de Mitogawa, foi seriamente ferida com inúmeras perfurações. Perdeu uma vista e a capacidade de se mover, exceto algum movimento da mão e do rosto. Perdeu a fala. Muitos nervos foram seccionados. Levou dois meses para acordar. Kagura, afastada da atividade, tornou-se a cuidadora de Yomi, mas a diretora Ayame, do departamento de combates sobrenaturais do Ministério do Meio Ambiente, sabia que Yomi matara Mei (esta por sua vez matara o pai de Yomi). Yuu, pai de Mei, acusou Yomi e levou a espada Shishiou. E o pai de Noriyuki visitou Yomi em seu leito para completar a tragédia, revelando o fim do noivado. Noriyuki, covardemente, sequer a visitara.

Mas a tragédia de Yomi ainda se torna mais terrível, quando Mitogawa aparece e oferece a Yomi a cura pela posse da pedra da morte. E na dolorosa operação de cura — passando a pedra pelo corpo de Yomi — Mitogawa maquiavelicamente, com sua voz suave, sugere que ela deixe seu ódio surgir... a quem ela mais odiaria?

A verdade é apavorante, e sugerida na cena: Kagura, sua irmã de criação e que a amava tanto. Kagura, por quem Yomi nutria um ódio e despeito enrustidos e que se desenvolveram à proporção em que Kagura, três anos mais nova que Yomi, aprendera rapidamente todas as técnicas e se tornara tão capaz quanto Yomi e agora até a superava. E isso inocentemente, sem nenhum espírito de competição, apenas porque Kagura tinha um dom natural extraordinário.

A tragédia chega agora ao seu clímax.

Rio de Janeiro, 27 de novembro de 2023.

 

O amor de Kagura por sua irmã de criação sofreria um grande golpe se ela soubesse que Yomi realmente matou Mei por ódio, quando esta admitiu ter assassinado Naraku, o pai de Yomi.

Mas o pior está para vir, porque o gênio mau Mitogawa convenceu Yomi a aceitar a pedra da morte, que traz a cura em troca da alma. A história retornará ao ponto onde parou, no final do segundo episódio, tendo no terceiro retornado ao passado para explicar as circunstâncias.  Agora Kagura, que embora poderosa é inocente e pura, será o alvo do ódio de Yomi, curada do corpo mas não da alma...