"Sol Sem Lágrimas" de Jamila Mafra é um poema que busca a libertação e a busca por uma vida livre de amarras emocionais. A autora expressa um desejo intenso por uma existência desprovida de tristezas passadas e sofrimentos persistentes.
Quem me dera:
Respirar fundo,
Viajar o mundo!
Amar com sorrisos
E livre das mágoas
Da tristeza passada
Que vai embora com o tempo,
Mas fica no pensamento.
O poema transmite a ânsia por uma vida plena, onde a liberdade de respirar profundamente, viajar, amar sem carregar mágoas do passado e sem os pesos dos pesadelos noturnos seja uma realidade. Há uma forte busca por um estado de paz interior, representado pelo desejo de sentir o calor do sol sem lágrimas, simbolizando a felicidade descomplicada e alegre, livre das angústias.
Sentir o calor da luz do Sol sem lágrimas
E ter o sono sem pesos,
Livre das correntes
Dos mais aflitivos pesadelos!
Ir com a certeza de poder voltar,
Quando eu quiser Poder chorar!
A autora ressalta a importância da liberdade emocional, enfatizando que a pior escravidão está na prisão da mente, na manutenção de laços ou sentimentos que não podem mais estar presentes na vida. Ela clama por essa libertação, enfatizando a necessidade de deixar partir o que não pode mais permanecer.
A repetição dos versos reforça a intensidade desse desejo pela liberdade emocional e pela vivência leve e desprovida de pesos. A busca incessante por uma existência sem lágrimas, sem pesos, sem correntes, revela a aspiração por uma vida plena e autêntica.
Quando eu sentir algo ruim
Poder desistir,
Depois que tudo passar
Eu posso de novo tentar.
A pior escravidão
É aquela que mantém
A mente na prisão.
Para estar liberta
Deixar partir
Aquilo ou quem
Não pode mais estar aqui!
"Sol Sem Lágrimas" é um poema que ressoa com a busca humana pela liberdade emocional e pela superação dos obstáculos que limitam a capacidade de viver plenamente. A autora expressa a importância de soltar amarras do passado para abraçar um futuro mais leve, repleto de amor e alegria genuínos.
Sentir o calor da luz do Sol sem lágrimas
E ter o sono sem pesos,
Amar com sorrisos
E livre das mágoas,
Porque a pior escravidão
É aquela que mantém
Minha mente na prisão.
Sentir o calor da luz do Sol sem lágrimas
E ter o sono sem pesos,
Livre das correntes
Dos mais aflitivos pesadelos!