Após os acontecimentos desagradáveis dos três episódios anteriores elas voltaram a ser amigas, mas...

 

 

A GAROTA FOFOQUEIRA episódio 4: a lealdade de Serena

 

A GAROTA FOFOQUEIRA episódio 4: a lealdade de Serena

Miguel Carqueija

 

O quarto ato da “Gossip Girl” prossegue tão emocionante — e às vezes comovente — como os anteriores.

Na verdade há duas tramas paralelas — até três, se considerarmos o caso de Rufus Humphrey, pai de Dan e Jenny, cuja esposa foi para Hudson há dois meses tentar a vida como artista, largando marido e filhos. Uma compradora de arte vai no ateliê de Rufus e compra dele um quadro horroroso de pintura abstracionista (até eu faria coisa melhor; provavelmente foi o diretor do filme que pintou) mas depois aparece Lily, a mãe de Serena, a verdadeira compradora, pois, tendo descoberto a loja de origem, foi lá devolver a tela e pedir o dinheiro de volta. É que houve alguma coisa no passado entre Rufus e Lily e esta se diz odiada pela esposa de Rufus e não quer que ela saiba da compra por um possível rastreio do cheque. Sim, ainda usavam cheques.

Em suma, um mistério e tanto.

A outra trama paralela à principal mostra o libertino Chuck promovendo um encontro de rapazes do ensino médio num bacanal com garotas arranjadas, quando aparece Carter Baizen, que criara aquele encontro de lascívia e os introduzira na droga (baseado) — e depois, supostamente desprezando os prazeres da riqueza, saíra pelo mundo e tornara-se “cineasta de youtube”. Chuck o desprezava, mas não pode impedir que Nate confraternize com o sujeito. O resultado é desastroso, pois Baizen, além de roubar objetos de valor de Chuck que se achavam numa gaveta, ainda atrai o idiota do Nate para um carteado com adultos.

Chuck localiza o endereço e aparece a tempo de salvar Nate que já havia perdido um dinheiro que não tinha no bolso, e teria de passar um cheque. Chuck, dando uma de bonzinho, diz a Baizen que podia ficar uma coisa pela outra — ele podia ficar com os roubos sem que Chuck chamasse a polícia, mas Nate não ficaria sem o dinheiro.

Entretanto, ao tentar creditar a Chuck o prejuízo com o roubo do outro, Nate descobre que sua conta está zerada e foi o pai quem a zerou. Lembrando que o pai de Nate quer obrigá-lo a ir para uma faculdade em Dartmouth e por alguma razão ele não quer ir.

Mas Nate é um personagem insosso e de caráter duvidoso e Chuck... é um depravado.

A série mostra bem o nível de corrupção do ambiente em que Serena se move (ambiente de ricaços esnobes, hedonistas, interesseiros, calculistas e dados à ostentação) e onde todo o cuidado é pouco para não se corromper também.

 

Chuck, quem diria, dando um conselho sensato ao Nate.

 

Resenha do episódio 4 (Bad news Blair/A nova Blair má) da primeira temporada da série de tv “Gossip Girl”, baseada nos romances de Cecily von Ziegesar. Produção: Joe Lazarov, Jessica Queller e Amy Kaufman. Produção executiva: Bob Levy, Leslie Morgenstein, Stephanie Savage e Josh Schwartz. Roteiro: Joshua Safran. Desenvolvimento: Josh Schwartz e Stephanie Savage. Direção: J. Miller Tobin. Fotografia: Ron Fortunato. Música: Transcenders.

Elenco:

Serena von der Woodsen.........................Blake Lively

Blair Waldorfe.......................................... Leighton Meester

Dan Humphrey.......................................... Penn Badgley

Nate Archibald........................................... Chace Crawford

Jenny Humphrey........................................ Taylor Momsey

Chuck Bass.................................................. Ed Westwick

Lily von der Woodsen..................................Kelly Rutherford

Rufus Humphrey..........................................Matthew Settle

Eric von der Woodsen..................................Connor Paolo

Isabel Coates................................................Nicole Fiscella

Gossip Girl ou Garota Fofoqueira (voz)...........................................Kristen Bell

Também no elenco do episódio: Margaret Colin, Peter O’Brion, Sebastian Stan, Nan Zhang, Michelle Hurd, Jill Flint.

 

Blair no teste para modelo.

Embaixo: a grosseria com Dan, a quem ela despreza por ser de classe menos rica.

“Parece que o planejamento de alguém não previu imprevistos. Será que o Chuck não sabe que uma festa não é uma festa sem penetras?”

(Gossip Girl)

 

“Eu tinha me esquecido como era sair com você.”

(Blair Waldorfe para Serena)

 

“Bom, quando você terminar sua obra de caridade, se encontre comigo.”

(Blair para Serena, na frente do Dan)

 

“Isso é um sorriso nos lábios de B? Pela primeira vez as luzes são para ela e S, na verdade, deu uma forcinha. Acho que milagres acontecem.”

(Gossip Girl)

 

“Bem, a melhor amiga dela é essa tal de Blair Waldorfe... que é a personificação de tudo o que eu odeio no Upper East Side misturado. A garota é fútil, narizinho empinado, metida, cheia de merda, sem falar que ela é má pra caramba.”

(Dan Humphrey para seu pai Rufus)

 

“Bem, se tem uma coisa que eu aprendi é que gente assim, normalmente... existe alguma coisa além da superfície que as faz agirem dessa maneira.”

(Rufus Humphrey para Dan)

 

“Você nunca sabe o que pode dar errado de repente.”

(Gossip Girl)

 

Blair descarrega o seu despeito contra Serena.

Embaixo: Serena enfrenta o questionamento de Dan, que ouviu a discussão e vacilou em sua confiança na garota. Impressiona o olhar firme de Serena.

 

Enquanto isso Serena visita Blair e a convence a saírem juntas como nos velhos tempos. Já na rua Blair observa como quem não quer nada que sua mãe, Eleanor, gosta mais de Serena que dela própria, Blair. Atentem a esse detalhe! Pois Eleanor tem uma grife e quer lançar uma campanha publicitária; e convida Blair a ser a modelo. Blair é linda, mas mostra-se inibida no ensaio; aí os responsáveis pelo estúdio publicitário reclamam com Eleanor a rigidez da modelo; percebendo isso Serena chega para Blair e trata de desinibi-la, armando uma série de palhaçadas tipo levar Blair a imitar pose de tigre rugindo.

Serena tem o condão de alegrar e desinibir as pessoas, por isso é tão popular. Mas desta vez o resultado é desastroso.

A mulher da firma publicitária, ressalvando que Eleanor, a contratante, era soberana para decidir, trata, junto com o fotógrafo, de convencê-la a trocar Blair por Serena. E Serena até faltara ao encontro com Dan no cinema para dar força a Blair!

No dia seguinte Blair descobre por sua mãe que não fôra aprovada. Pareceu ficar conformada mas resolveu ir no ensaio para ver quem teriam colocado no seu lugar. Eleanor, pelo que eu entendi, não esperava que Blair fosse; e Blair depara com Serena posando toda alegre.

Sentindo-se traída Blair se retira furiosa; Serena vai atrás dela e travam uma discussão na escada (por acaso ouvida por Dan que, convidado por Serena, tinha ido para assistir com ela o ensaio da Blair).

Serena tenta se explicar: fôra chamada por Eleanor para posar com Blair, mas esta viria depois e enquanto isso queriam fotografar a Serena...

Além disso ela é que havia incentivado a Blair e lhe dado coragem, como iria querer passar-lhe a perna?

Ela ingenuamente foi enganada pela mãe de Blair, que temia a resistência de Serena! Mas Blair, descontrolada, declara a verdadeira razão da sua fúria: “Porque você rouba tudo de mim... o Nate, minha mãe... Você nem se dá conta! É só por você ser você! Eu pensei que desta vez podia ser diferente. Eu devia saber que eu estava errada”.

Atentem bem o critério da Blair! Mesmo sabendo da inocência da Serena ela se enfurece contra a amiga por causa do seu carisma, sua simpatia e popularidade. Blair, aqui, mal esconde ser uma invejosa da personalidade magnética de Serena.

 

Blair jogando sua fúria contra Serena, mais uma vez pega numa armadilha do destino.

 

“As rainhas do Upper East Side não nascem no topo... Elas têm de escalar de salto alto... Não importa em quem elas tenham que pisar.”

(Gossip Girl)

 

“Então minha melhor amiga não acredita em mim e nem o cara que eu gosto.”

(Serena van der Woodsen)

 

“Olha, Dan, a mãe de Blair me enganou para eu vir aqui, porque ela não queria a Blair. Como é que a gente fala uma coisa dessas para a melhor amiga?”

(Serena van der Woodsen)

 

“Se minha empresa perdesse esse contrato por sua causa eu jamais me perdoaria.”

(Eleanor Waldorfe para Blair)

 

“Espero que nunca se perdoe.”

(Blair para Eleanor)

 

“Vocês não ouviram isso de nós, mas na vida de uma garota chega o momento em que ela descobre que a sua mãe pode estar mais perdida do que ela.”

(Gossip Girl)

 

“Todo mundo sabe que família não se escolhe. Mas se escolhem os amigos. E num mundo regido por linhagem de sangue e contas bancárias, vale muito ter um amigo.”

(Gossip Girl)

 

A reconciliação (mais uma). Serena renunciou a uma promissora carreira de modelo para não ferir a amiga.

 

Apesar disso Serena mais uma vez mostra a sua nobreza: retorna e diz a Eleanor que está fora. A ricaça interesseira ainda tenta convencer Serena de que não há nada de errado em ser o centro das atenções, mas Serena recusa-se a ouvi-la. Dan, que mais uma vez duvidara da integridade da Serena – crendo que ela estava passando a amiga para trás – mais uma vez reconhece a nobreza daquela garota. Blair também torna a fazer as pazes com Serena e tem um diálogo difícil com a mãe. Esta, tentando justificar sua posição egoísta, diz a Blair que não se perdoaria, se por causa da filha perdesse o contrato. E a resposta de Blair é terrível: “Espero que nunca se perdoe”.

Enfim, Blair e Serena voltam às boas e saem pelas ruas de Manhattan numa apoteose de amizade e alegria, batendo fotos, contentes com a mútua companhia...

Até a Gossip Girl, ao noticiar o fato em seu blog modera a fofoca e admite a beleza da cena... e que não estava chorando, era um cisco...

Pelo que eu entendo da psicologia das personagens, Blair precisa da companhia da Serena para moderar os seus defeitos de caráter.

Quem mais teria tanta bondade para com ela?

 

Rio de Janeiro, 12 de novembro de 2023.

 

A dramática cena em que Blair chega ao local do ensaio fotográfico e esbarra com Serena posando.

Abaixo: a confraternização de Serena e Blair na rua: Serena agradece à pessoa que as fotografou a pedido, com o celular de Serena. O episódio tem um final feliz para a heroína da série e sua amiga instável.