Maxwell Smart prepara-se para entrar em ação.

 

O AGENTE 86 episódio 4: batalha na loja de brinquedos

 

O AGENTE 86 episódio 4: batalha na loja de brinquedos

Miguel Carqueija

 

Mais um entrecho engraçadíssimo do Agente 86, Maxwell Smart, e sua parceira sem nome, a Agente 99. Desta vez a maior parte da ação se passa numa loja de brinquedos, perfumes e roupas, de onde os agentes da Kaos enviam segredos de Estado para o Exterior.

É curioso como o Controle vai perdendo vários agentes: neste episódio morrer o 12, o 34 e o 53, escapando o 25. Eles vivem se posicionando em situações falsas e sem mobilidade, o 12 aparece como o Papai Noel da loja. Os métodos do Controle são de todo absurdos.

A cena mais hilária é quando 86 e 99, utilizando armas de brinquedo, travam batalha com os agentes da Kaos. Nem falta um míssil de brinquedo, mas que causa um efeito devastador.

 

O Chefe e seu burocrático auxiliar, Odgkins.

Abaixo: o incomum Agente K-13, Fang para os íntimos.

Resenha do episódio 4 (“Our man in Toyland”/“Nosso homem na Brinquedolândia”) da primeira temporada da série norte-americana “Get smart” (Fique esperto; Universal, 1965), ou “Agente 86” no Brasil. Criação e roteiro: Mel Brooks e Buck Henry. Produção executiva: Leonard Stern. Produção: Jay Sandrich. Direção: Don Richardson. Roteiro: Stan Burns e Mike Marmer. Edição: Buck Henry. Música: Irving Szathmary. Fotografia: Robert H. Wyckoff.

Elenco:

Don Adams...................................Maxwell Smart (Agente 86)

Barbara Feldon...............................Agente 99

Edward Platt...................................”Chefe”

John Hoyt........................................Mr. Conrad Bunny

Brian O’ Byrne.................................Odgkins

Buck Kartalian.................................Leopold

Lou Nova...........................................Gorcheck

Helen Kleeb.......................................Frieda

Fang...................................................Agente K-13

Espiões pouco inteligentes.

 

“Parece que estamos em perigo, Max.”

(Agente 99)

 

“Eu sei. A pistola está sem água.”

(Agente 86)

 

“Afinal, tivemos à nossa disposição todos os brinquedos destrutivos criados para o prazer das criancinhas. Pobres coitados. Eles só tinham balas e armas de verdade.”

(Agente 86)

 

A 98 decifra a charada.

 

A presença de Fang — o Agente K-13 (canino), por sinal muito fofo — é bastante engraçada: quando ele tem que atuar como agente secreto, em vez disso quer brincar. Quanto ao Chefe, na excelente atuação de Edward Platt, até sua seriedade é engraçada.

 

Rio de Janeiro, 10 de novembro de 2023.

 

A bizarra batalha entre armas de verdade e armas de brinquedo.