O grupo chega a uma aldeia sem imaginar a encrenca que os espera.

 

 

INUYASHA episódio 93: o falso Miroku

 

INUYASHA episódio 93: o falso Miroku

Miguel Carqueija

 

Este episódio é essencialmente cômico e dedicado a Miroku, o monge do buraco de vento (kazaana) em sua mão direita. É frequente em animês e mangás a presença de um personagem meio pervertido e sem-vergonha, que costuma ser um tipo inofensivo — em geral colega de escola — cuja participação é cômica. Miroku, embora monge budista é “mulherengo e trambiqueiro” como diz a Kagome, inclusive é mercenário como monge, cobrando por seus exorcismos e caro, levando inclusive objetos a título de pagamento ou presentes.

No entanto ele é confiável nas lutas com os inimigos e é leal ao grupo. Ele também tem contas a ajustar com o Naraku.

No presente ato 93, a chegada do grupo a mais uma aldeia (nunca aparecem cidades nesse Japão feudal) é tumultuada por um ataque dos homens da vila, indignados contra Miroku. O monge descobre que nesse e em outros lugares alguém está se fazendo passar por ele. Seus próprios companheiros, porém, custam a acreditar na sua inocência.

 

O pequeno Shippou e a Kirara destransformada. 

 

Resenha do episódio 93: “O aparecimento e o desaparecimento do misterioso houshi tarado”, do seriado japonês de animação “Inuyasha”. Estúdio Sunrise, Japão, 2000 a 2004. Direção de Masashi Ikeda e Yasunao Aoki, com base no mangá homônimo de Rumiko Takahashi, lançado na revista Weekly Shonen Sunday e depois em tankobon (volumes completos) pela editora Shogakukan (1996 a 2008).

Elenco original de dublagem

Kagome Higurashi.............................................Satsuki Yukino

Inuyasha............................................................Kappei Yamaguchi

Shippou..............................................................Kumiko Watanabe

Miroku...............................................................Koji Tsujitani

Sango................................................................. Houko Kuwashima

Rin......................................................................Mamiko Noto

Jaken..................................................................Yuichi Nagashima

Sesshoumaru.....................................................Ken Narita

Naraku...............................................................Toshiyuki Morikawa

Kohaku..............................................................Akiko Yajima

Kagura...............................................................Izumi Ogami

Kouga.................................................................Taiki Matsuno

 

Seguindo o ponteiro do relógio ⌚: Inuyasha, Kirara, Sango, Miroku, Shippou e Kagome.

 

“Foi por causa do Miroku. Provavelmente ele deve ter armado alguma trapaça por aqui.”

(Shippou)

 

“O que você fez, Miroku-sama?”

(Kagome)

 

“Deve ser difícil se lembrar de todas as pessoas que você já enganou.”

(Inuyasha)

 

Depois de apanhar de Miroku, Hashi fica com um galo em cima do outro.

 

A participação de Hashi, personagem eventual, é bizarra. Hashi é um guaxinim, ou melhor, um youkai-guaxinim, é bem maior que um guaxinim propriamente. Sabe falar, usa roupas e possui alguns poderes de youkai, podendo se transformar, copiando a forma de uma pessoa. É porém medroso e não muito inteligente. Hashi é conhecido de Miroku, que o trata com severidade. Ainda mais nesse episódio, quando o houshi descobre que Hashi é o impostor que se faz passar por ele — e o youkai-guaxinim tenta se desculpar alegando que foi para conseguir comida. No mais, o roteiro tenta fazer humor com o ciúme que Sango tem das trampolinagens de Miroku, mas sem grande êxito.

 

Rio de Janeiro, 5 de novembro de 2023.

 

Um grupo desses não é qualquer um que enfrenta. Vejam à direita a Kirara já transformada em sua forma guerreira, com Shippou em cima. Sango com seu bumerangue de combate, Miroku com seu bastão,  Inuyasha com a espada Tessaiga na forma aumentada para a luta e à esquerda, embora seja difícil notar, Kagome prepara o arco e a flecha.