REGRAS DA METRIFICAÇÃO DE VERSOS

Métrica: como contar sílabas poéticas?

Chamamos de métrica ou escansão o método utilizado na contagem de sílabas poéticas. Portanto, fazer a metrificação ou a escansão de um verso é determinar-lhe o tamanho.

No entanto, existem diferenças entre a contagem tradicional de sílabas, aquela que se aprende na alfabetização, para a metrificação de versos. Na contagem de sílabas poéticas, a sonoridade das palavras é o que mais importa, por isso recomenda-se conhecimento básico de fonologia.

A seguir, conheça as regras de metrificação e perceba como é fácil fazê-la.

Regras de metrificação de versos

1. Conta-se da primeira sílaba da primeira palavra até a sílaba tônica da última palavra do verso; o que vier depois é ignorado.

Utilizemos como exemplo a canção “Paratodos”, de Chico Buarque, para identificar até onde vai a contagem em cada verso:

Foi Antônio Brasileiro (Bra-si-lei)

Quem soprou esta toada, (to-a)

Que cobri de redondilhas (re-don-di)

Pra seguir minha jornada (jor-na)

E, com a vista enevoada, (e-ne-vo-a)

Ver o inferno e maravilhas (ma-ra-vi)

A última sílaba tônica de cada verso são as que estão em negrito, portanto a contagem não pode passar delas, como consta entre parênteses.

2. Quando uma palavra termina em vogal e a palavra seguinte começa em vogal, as sílabas em que essas vogais estão se juntam e contam como uma só.

E, com a vista enevoada, (E/ com a/ vis/ta e/ne/vo/a)

Ver o inferno e maravilhas (Ver/ o in/fer/no e/ ma/ra/vi)

Dessa forma, os encontros vocálicos “com a”, “ta e”, “o in” e “no e” contam como uma sílaba só cada, apesar de estarem em palavras diferentes. Para que fique claro, na palavra com, as letras om formam um único som, que é o som da vogal nasal /õ/.

No entanto, esta regra não se aplica ao encontro de semivogal com vogal.

Foi Antônio Brasileiro (Foi/ An /tô /nio/ Bra/si/lei)

Quem soprou esta toada, (Quem/ so/prou/ es/ta/ to/a)

Em Foi / An e prou / es temos duas sílabas poéticas em cada par, pois as letras i e u são, no alfabeto fonético, as semivogais /y/ e /w/, respectivamente.

Logo a metrificação da estrofe de “Paratodos” fica assim:

1 2 3 4 5 6 7

Foi / An /tô /nio/ Bra/si/lei

Quem/ so/prou/ es/ta/ to/a

Que/ co/bri/ de/ re/don/di

Pra/ se/guir/ mi/nha/ jor/na

E/ com a/ vis/ta e/ne/vo/a

Ver/ o in/fer/no e/ ma/ra/vi

Perceba que a contagem de sete sílabas poéticas se mantém em todos os versos, portanto eles são heptassílabos, mais conhecidos como redondilhas maiores.

Ivan o terrivel e E AS REGRAS BÁSICAS PARA SERES UM BOM POETA!!!
Enviado por Ivan o terrivel em 01/11/2023
Código do texto: T7921720
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.