UCEM - "NÃO PENSES QUE TU FIZESTE O MUNDO. AS ILUSÓES SIM.(Controvérsias)

Lição 184 – ... Não penses que tu fizeste o mundo. As ilusões sim....

Tal afirmação, vista fora do contexto geral do livro pode levar um estudante principiante achar que “Um Curso em Milagres” dá a autoria do mundo material para Deus, deixando as ilusões a carga do nosso ego.

Certamente tal entendimento costuma nos trazer um conforto psíquico maior, uma vez que estamos acostumados a exaltar as belezas existentes no universo material como algo bem Real, bem como estamos acostumados a exaltar Deus pela autoria desse mundo.

Ocorre que, na verdade, “Um Curso em Milagres” expõe uma ideia NÃO DUALISTA TOTAL muito única no contexto filosófico e atraí, também por isso, muitos inimigos.

Em resumo, a frase : “Não penses que tu fizeste o mundo. As ilusões sim.” Pode ser contextualizada dentro do UCEM da seguinte forma:

Não penses que tu fizeste o mundo(real). (O mundo) ilusório sim.

No contexto do livro, Deus teria criado apenas o Céu, o ego teria feito o mundo ilusório e o Espírito Santo teria feito o mundo real( que é a interpretação do mundo material pelos olhos do perdão)

Aqui vai algumas citações diretas que deixam claro a ideia de UCEM de que o mundo não foi feito por Deus, mas sim feito por nós.

“Talvez penses que não fizeste o mundo ....”

“Não é estranho que acredites que pensar que fizeste o mundo que vês seja arrogância? Deus não o fez. Disso podes estar certo. O que pode Ele saber do efêmero, do pecador e do culpado, do amedrontado, do sofredor e solitário, e da mente que vive dentro de um corpo que não pode deixar de morrer? Estás apenas acusando-O de insanidade ao pensar que Ele tenha feito um mundo em que tais coisas pareçam ter realidade. Ele não é louco. No entanto, só a loucura faz um mundo como esse.”

“Tu fizeste o mundo e depois te ajustaste a ele e ele a ti.”

“É igualmente necessário que reconheças que fizeste o mundo que vês.”(Fim da citação)

Embora o mundo seja uma ilusão não feita por Deus. Essa ilusão de mundo é dupla, sendo uma feita pelo ego(mundo ilusório) e outra feita pelo Espirito Santo(mundo real).

Aqui algumas citações diretas nessa direção.

“esse mundo foi feito por dois e eles não o vêem do mesmo modo."

“O ego fez o mundo como o percebe, mas o Espírito Santo, que re-interpreta os feitos do ego, vê o mundo como um instrumento de ensino para trazer-te para casa.”

"espírito Santo, O Qual se descreve como o Fazedor (Artífice) do mundo real."

“O teu mundo é visto através dos olhos do medo. O mundo real representa o oposto daquilo que fizeste e só pode ser visto através dos olhos que o perdão abençoa.”

“Tu não podes ver ambos os mundos, pois cada um envolve um modo diferente de ver e depende do que tu aprecias.”

“O mundo real te foi dado por Deus em uma troca amorosa pelo mundo que fizeste.”(cabe lembrar que o Espirito Santo nos foi dado por Deus e ele é o Fazedor do mundo real- comentário meu)

“o mundo real virá ocupar o lugar do que fizeste.”

“Há um outro Fazedor do mundo, Aquele Que simultaneamente corrige a crença louca.”

“Há um outro propósito no mundo feito pelo erro, porque ele tem outro Fazedor, Que é capaz de conciliar a sua meta com o propósito do Seu Criador.”(Fim das citações)

Também, para corroborar com o tema, trago trecho(entre parênteses) do Dr. Ken Wipnick, do seu livro – Jornada através do livro de exercício:

INICIO DO TRECHO

(A seguir, vêm sentenças que são todas frequentemente mal compreendidas, e usadas como um meio de contradizer tudo o que acabamos de dizer sobre o Um Curso em Milagres:

(8:1-2) “Não penses que tu fizeste o mundo. As ilusões, sim!”

O mundo real é forma – nós fizemos ilusões e o Espírito Santo faz o mundo real – que é o sumo do ensinamento de Jesus de que o mundo é uma sala de aula na qual aprendemos sua natureza ilusória. Na seguinte passagem, Jesus descreve o Espírito Santo como o Fazedor do mundo real – não o criador, uma vez que isso, como o perdão, é uma ilusão, embora seja uma ilusão gentil:

“Há um outro propósito no mundo feito pelo erro, porque ele tem outro Fazedor, Que é capaz de conciliar a sua meta com o propósito do Seu Criador. Em Sua percepção do mundo, nada do que é visto deixa de justificar o perdão e tudo o que se vê através da perfeita impecabilidade. Nada surge que não encontre imediatamente o perdão completo. Nada permanece, nem por um instante, que seja capaz de obscurecer a impecabilidade que brilha imutável, além das lamentáveis tentativas do especialismo de apagá-la da mente, onde ela tem que estar para iluminar o corpo em lugar dele... O Fazedor do mundo da gentileza tem perfeito poder para apagar o mundo da violência e do ódio que parece colocar-se entre tu e a Sua gentileza. Esse não está presente aos Seus olhos que sempre perdoam. E, portanto, não precisa estar presente aos teus (T-25.III.5:1-4; 8:1-3).

Portanto, quando Jesus diz, “Não penses que tu fizeste o mundo. As ilusões sim!”, ele não está se referindo à ilusão do perdão. O ponto é reconhecer que a mudança na percepção, permitindo-nos ver o mundo como uma sala de aula, não vem de nós, mas do Espírito Santo, Que induz a mudança da percepção falsa para a verdadeira:

É nesse ponto que ocorre uma mudança quantitativa suficiente para produzir um deslocamento qualitativo real (T-5.I.7:6).)

FIM DO TRECHO.

Atma Jordao
Enviado por Atma Jordao em 19/10/2023
Reeditado em 19/10/2023
Código do texto: T7912221
Classificação de conteúdo: seguro