Serena se atrasa para uma palestra e Blair, topando com ela, faz questão de insultar: "Aqui não tem curso de piranha". Serena fica sem ação e até ri enquanto a outra se afasta com suas duas puxa-sacos de estimação. O incidente, mesmo desprovido de importância, é noticiado no blog da misteriosa Gossip Girl.

 

 

A GAROTA FOFOQUEIRA episódio 3: Serena sai no tapa com a Blair

 

A GAROTA FOFOQUEIRA episódio 3: Serena sai no tapa com a Blair

Miguel Carqueija

 

Este episódio, dominado pela “Semana Ivy”, é sensacional e revelador. Em seu clímax chega a ser comovente, a ponto de me virem lágrimas.

Sem dúvida, nos Estados Unidos existem protocolos diferentes dos nossos no campo educacional. O Ivy, pelo que eu entendi, é um instituto que seleciona alunos do ensino médio para oito universidades, e ocorre um evento em Manhattan com representantes diversos dessas instituições, onde os candidatos podem conversar com eles, atrás de vagas. Bizarro.

Serena encontra-se em péssima fase. Como revelado nos dois primeiros episódios, Serena van der Woodsen, do grupo de riquinhas e riquinhos de Manhattan, e dona de grande popularidade, repentinamente se ausentou por um ano, indo estudar num colégio interno de Connecticut. Enquanto isso seu irmão mais novo Eric, com problema de drogas e tendo cortado o pulso em tentativa de suicídio, foi internado pela mãe (Lily) na Clínica Ostroff, mas em segredo: divulgou que ele estava com a tia em Miami. Serena havia feito sexo com Nate Archibald, namorado de Blair Waldorfe — a melhor amiga de Serena.

Arrependida e envergonhada, Serena se auto-punira. Quando ela retornou um ano depois, Nate resolveu confessar a Blair o que tinha havido havido e esta, agora revoltada contra Serena, revelou o fato a Dan, então em começo de namoro com Serena. Em consequência Dan, em si um rapaz muito correto, rompeu o relacionamento, achando que Serena era igual às outras...

Arrasada por ter sido difamada, Serena pensa em ir para uma faculdade bem longe e refazer a vida; mas também se preocupa em proteger seu irmão, de quem sua mãe parece se envergonhar por ter um filho-problema (apesar de Eric ser um rapaz gentil e educado).

Então, de volta ao Colégio Saint Jude, Serena participa de uma partida de hóquei: Blair, jogando no outro time, começa a atingi-la violentamente. O juiz até marca faltas, porém Blair só está se importando em machucar sua ex-amiga. Serena chega a ser derrubada e por fim, vendo que Blair fazia de propósito, partiu para cima dela, interrompendo a partida. Na rápida briga que se seguiu Serena levou a melhor, jogou Blair no chão e montou em cima. “Chegamos às vias de fato: chega?”

Serena queria paz; queria que Blair parasse a guerra. Naquela hora, porém, Blair teve de ser retirada pelas duas amigas habituais, sentindo fortes dores por distensão muscular. Serena foi expulsa do jogo.

Claro que a Gossip Girl — a misteriosa Garota Fofoqueira — noticiou a briga em seu blog, com o estilo de quem quer ver mesmo o circo pegar fogo. Seria a Gossip Girl uma das jogadoras?

 

Serena cai sobre a grama, derrubada em jogada desleal de Blair. Na terceira vez ela avisa a Blair para que pare.

 

Resenha do episódio 3 (Poison Ivy/Erva venenosa) da série de tv “Gossip Girl”, baseada nos romances de Cecily von Ziegesar. Produção: Joe Lazarov, Jessica Queller e Amy Kaufman. Produção executiva: Bob Levy, Leslie Morgenstein, Stephanie Savage e Josh Schwartz. Roteiro: Felícia D. Henderson. Desenvolvimento: Josh Schwartz e Stephanie Savage. Direção: J. Miller Tobin. Fotografia: Ron Fortunato. Música: Transcenders.

Elenco:

Serena von der Woodsen.........................Blake Lively

Blair Waldorfe.......................................... Leighton Meester

Dan Humphrey.......................................... Penn Badgley

Nate Archibald........................................... Chace Crawford

Jenny Humphrey........................................ Taylor Momsey

Chuck Bass.................................................. Ed Westwick

Lily von der Woodsen..................................Kelly Rutherford

Rufus Humphrey..........................................Matthew Settle

Eric von der Woodsen..................................Connor Paolo

Isabel Coates................................................Nicole Fiscella

Gossip Girl ou Garota Fofoqueira (voz)...........................................Kristen Bell

Também neste episódio Robert John Burke, Sam Robards, Nan Zhang, Jenna Stern e Reed Birney.

 

Levando a melhor na briga Serena se modera, quando poderia ter batido na cara da outra.

Em baixo: Blair é retirada pelas suas duas amigas (ou pajens). A legenda é observação da Garota Fofoqueira em seu blog.

 

 

“O ponto alto do meu blog? Serena van der Woodsen, a queridinha da galera, acaba de retornar de um sumiço misterioso e está aprendendo da pior maneira que não se pode nunca voltar pra casa.”

(Gossip Girl, confessando descaradamente sua implicância com Serena)

 

“Uma sozinha não briga, mas garotas assim não desistem sem lutar.”

(Gossip Girl falando de Serena – ao menos reconhecendo sua coragem)

 

“Tudo o que eu quero é terminar o ensino médio e ir para longe, para um lugar onde tenha um monte de gente que não me conhece e onde eu possa começar tudo de novo.”

(Serena van der Woodsen)

 

“Chegamos às vias de fato, não é? Chega?”

(Serena para Blair)

 

“Alô, galera do Upper East Side. Disseram-me que estourou a terceira guerra mundial e que os soldados usavam meião. Escolham um lado ou se protejam. Parece que dessa briga, uma não sai viva.”

(Gossip Girl – sadicamente jogando lenha na fogueira da briga entre Serena e Blair)

 

“Então eu acabei indo parar no Centro Ostroff. Minha mãe disse que eles têm os melhores profissionais... mas eles são pagos mesmo é para ficar de bico fechado.”

(Eric van der Woodsen para Jenny Humphrey)

 

“O que você fez lá pelo seu irmão foi muito legal. E eu sei que disse aquelas coisas sobre você e o seu mundo. E me perdoe. Obviamente, eu não sei nada da sua vida.”

(Dan Humphrey para Serena, reconciliando-se com ela)

 

Blair, com distensão muscular em consequência da briga, é atendida pelas suas duas aduladoras de estimação.

 

A baixeza da conspiração contra Serena atinge agora maior requinte. Blair convoca Chuck — o canalha — para tentar descobrir porque Serena voltou. Chuck a segue de automóvel sem que Serena, a pé, perceba, e a pega entrando no Ostroff, bate até várias fotos. Ele e Blair deduzem que Serena está fazendo tratamento por dependência química. Blair, maquiavélica, decide pegar Serena numa armadilha para destruí-la socialmente: e no evento do Ivy, como responsável pela comissão que outorga um prêmio a alguma instituição, aproveita a presença do Dr. Ostroff. Então, ao apresentar esta instituição como a premiada, convoca Serena para falar alguma coisa — Serena lá estava com a mãe e Eric — este, com uma licença especial para sair, obtida pela insistência de Serena (mas tendo de fingir que viera de Miami passar uns dias, pois essa era a história inventada pela mãe para ocultar sua internação).

(Em tempo, Nate também lá estava, pois todo o pessoal do fim do ensino médio andava por lá, Chuck inclusive, para as estranhas negociações, em vez de prestarem vestibular; e Nate simplesmente se recusou a falar com Serena, que chegou a perguntar: "É sério que você não vai mais falar comigo?" Nate se limita a responder com “oi” às palavras dela, que ainda queria considerá-lo um amigo.)

Nesse terrível momento (quando Blair a chama ao microfone depois de referir que uma delas se tratava na Ostroff) Serena ordenou ao seu irmão que nada dissesse, foi até junto de Blair e, passando por ser atendida pela Ostroff, pôs-se a falar sobre a importância de perdoar e pedir perdão; Blair a interrompeu como se para poupá-la, e o evento continuou.

Eric contara a verdade a seu respeito para Jenny, irmã de Dan; ambos estavam presentes e até Rufus, pai deles, apresentando-se como músico. Jenny esclareceu a Dan que Serena não fazia tratamento na Ostroff, mas seu irmão.

Dan cai em si e, diante da grandeza moral de Serena, que acabava de sacrificar sua reputação para não expor seu irmão, vai atrás dela e pede desculpas por ter dado ouvidos a fofocas. Porém, Eric também resolve agir: vai falar com Blair e lhe mostra a cicatriz no pulso. Finalmente alguma coisa toca o coração frio de Blair. Ela também percebe a nobreza de Serena, que por amor ao irmão aceitara sem vacilar a fama de ser uma drogada em tratamento.

Blair procura depois Serena e lê para ela a carta que um dia lhe escrevera e não remetera. Uma carta muito magoada porque, quando mais precisava da amiga, esta sumira e nem lhe telefonara.

Mas Serena sumira de vergonha, por ter traído Blair com seu namorado. Tudo se juntava.

O episódio termina de forma emocionante, uma defronte da outra, ambas em pé, na hora da verdade entre as duas.

Serena... você que é tão boa pessoa... poderá mesmo voltar a confiar em Blair, que já revelou ser orgulhosa, mesquinha e vingativa? Ou Blair, diante do seu exemplo de humildade e altruísmo, irá melhorar?

 

Rio de Janeiro, 13 de outubro de 2023.

 

Chuck, elemento chave na rede de fofocas e canalhices que atinge Serena.

 

“Querida Serena... meu mundo está de cabeça para baixo e você é a única pessoa que me entende. Meu pai deixou a minha mãe por um modelo de 31 anos de idade. Um homem. Acho que vou enlouquecer porque não tenho ninguém para conversar. Você foi embora. Meu pai foi embora. O Nate está estranho. Onde você está? Por que você não me liga? Por que você foi embora sem nem se despedir? Achei que você era minha melhor amiga. Sinto tanto a sua falta. Com amor, Blair.”

(carta de Blair Waldorfe para Serena)

 

“Eu não sabia o que dizer pra você. Nem sabia como ser sua amiga depois de tudo que fiz. Desculpe-me.”

(Serena van der Woodsen para Blair)

 

“Flagradas no Central Park. Duas bandeiras brancas acenando. Será que um acordo de paz no Upper East Side está sendo costurado? E o que vai ser, trégua ou consequências? Nós sabemos que uma nação não pode ter duas rainhas. O que será que vai acontecer? Só o tempo vai dizer.”

(Gossip Girl – tentando atiçar o conflito através do seu blog, aparentemente desapontada com a reconciliação entre Serena e Blair. Que caráter tem uma pessoa dessas?)

 

O majestoso encerramento do episódio: Serena (de chapéu) e Blair, voltando a se entender. A reconciliação será duradoura? Não se isso depender da serpente do blog.