Maxwell Smart inicia mais uma missão.

 

AGENTE 86 episódio 3: de volta à escola

 

AGENTE 86 episódio 3: de volta à escola

Miguel Carqueija

 

Neste episódio atípico, sem a presença do Chefe, Maxwell Smart e 99 vão disfarçados com falsas identidades para a escola de espiões mantida pelo Controle, em busca de um espião da Kaos que estaria infiltrado por lá. Como é fácil prever, Smart arma uma série de quiproquós homéricos e muitas vezes não dá para entender como é que ele se dá bem no final.

Havia três suspeitos: Dimitri, Zukor e Grillak, e cada um com um detalhe a verificar, para ver se era ou não um impostor: Dimitri conhecia um idioma do Himalaia Oriental; Zukor tinha uma caligrafia diferente; Grillak portaria um sinal de nascença no joelho direito. E as tentativas de 86 em checar esses detalhes são hilárias.

Fang, aquele cachorro peludo e marrom que é considerado agente do Controle, também comparece, participando da aventura. É muito engraçada a cena em que ele salva 86 e 99.

 

Fang: o agente mais fofo do Controle, depois da 99.

 

Resenha do episódio 3 (“School days/Dias escolares”) da primeira temporada da série norte-americana “Get smart” (Fique esperto; Universal, 1965), ou “Agente 86” no Brasil. Criação e roteiro: Mel Brooks e Buck Henry. Produção executiva: Leonard Stern. Produção: Jay Sandrich. Direção: Paul Bogart. Roteiro: Stan Burns e Mike Marmer. Música: Irving Szathmary. Fotografia: Robert H. Wyckoff.

Elenco:

Don Adams...................................Maxwell Smart (Agente 86)

Barbara Feldon...............................Agente 99

Edward Platt...................................”Chefe”

Ben Wright......................................Hillary Gainsborough

Leo Gordon.......................................Grillak

Henry Brandon..................................Zukor

Investigando na escola de espiões.

 

“Reconheceria esse arranhar em qualquer lugar!”

(Maxwell Smart)

 

“Sem segurança, nenhum de nós estaria a salvo!”

(Maxwell Smart)

 

Fang chega na hora H para impedir a explosão da bomba.

 

A paródia é muito criativa, inclusive sobre a paranoia do sigilo, como se vê na cena em que Maxwell Smart toca a campainha da escola, aparece uma senhora e 86 fala a senha — e a mulher responde que a escola é ao lado. E quando Smart obtém a confissão do culpado, ele próprio custa a entender que conseguiu.

Smart é normalmente o único personagem engraçado na série. Conforme uma longa entrevista de 2003, com Don Adams, Barbara Feldon, Leonard Stern e outros, a orientação é que só Don Adams, como o Agente 86, devia ser engraçado; os outros deviam interpretar seriamente; a graça estaria nisso. E Don Adams era um comediante genial, que falava as maiores asneiras com expressão séria. Apesar disso, a 99 também era engraçada. Até a dedicação dela ao 86, quase maternal, é engraçada. Em matéria de comédia faziam uma dupla genial.

 

Rio de Janeiro, 11 de outubro de 2023.

 

Depois de muitos equívocos, finalmente surge a solução.