Curso de Apologética Cristã: sobre a Religião

 

CURSO DE APOLOGÉTICA CRISTÃ: SOBRE A RELIGIÃO

Miguel Carqueija

 

Depois da longa introdução sobre a existência e natureza de Deus e sobre a alma humana, Duvivier S.J. entra no exame do que significa a Religião. Ele faz a distinção necessária entre a religião natural e a revelada.

“Visto ter sido Deus quem tirou o homem do nada, deve este a Deus, seu criador, tudo o que é e quanto tem: o corpo com os sentidos, a alma com as faculdades. A Deus deve semelhantemente, a todos os instantes, a conservação, o desenvolvimento e atividade do corpo e da alma, porque para cada um dos seus atos precisa do concurso divino.” E nisso fica claro que o homem pertence a Deus, como demonstra o brilhante raciocínio do Padre Duvivier.

Quanto à religião revelada, que é superior à puramente natural, o autor acrescenta:

“Não estava certamente Deus obrigado a fazer pelo homem mais do que reclamavam as exigências da natureza com que o dotara, mas nada o podia impedir de cumular a sua criatura de dons ainda mais excelentes. Era livre de elevar à dignidade de filho adotivo àquele, que não passava de simples vassalo, e de lhe comunicar, por meio da graça santificante, um princípio de vida superior à que ele por natureza tivera, proporcionando-lhe assim a felicidade incomparável d eele no céu contemplar face a face a seu Criador e Pai, tal qual é em si.”

Assim Duvivier prepara o caminho, no sue livro magnífico, para explicar o que é o Cristianismo, que é uma religião revelada e que nos propõe o destino sobrenatural: a visão beatífica, isto é, o contato com Deus na eternidade.

 

Rio de Janeiro, 22 de setembro de 2023.