No fotograma, a equipe completa: Inuyasha com sua roupa vermelha, Kagome conduzindo a bicicleta que trouxe do futuro, Shippou e Kirara (esta na sua forma menor) na cesta da bicicleta, Sango carregando seu bumerangue gigante de combate e Miroku com seu traje de monge budista.

 

INUYASHA episódio 92: o legado de Urasue

 

INUYASHA episódio 92: o legado de Urasue

Miguel Carqueija

 

De vez em quando alguma coisa do passado ressurge para perturbar os heróis da série “Inuyasha”. Desta vez é o legado da bruxa Urasue, que, sedenta de poder, utilizava alta magia negra com areia e barro para ressuscitar pessoas e colocá-las a seu serviço.

Ela havia sido morta pelo poder de Kikyou, mas ficaram vivas duas pessoas por ela revividas, a jovem Enju e o guerreiro Kawaramaru. Este reuniu um imenso exército de zumbis de cerâmica, feitos pela ceramista Enju, e que eram imunes a katanas e lanças.

Kawaramaru assola aldeias e castelos e Enju, farta daquilo, das mortes, foge e acaba sendo descoberta por Kagome e demais membros do grupo. Kagome aconselha Enju a viver, pois ganhara uma segunda chance.

Kagome possui uma doce sabedoria que lhe dá muito destaque na história, e dessa vez até Inuyasha filosofa um pouco. Todavia essa história de ressurreição é difícil de engolir: por onde andaria a alma da pessoa? A ressurreição cristã é totalmente diferente, pois não é feitiçaria.

 

Kikyou prossegue em sua jornada, solitária exceto pela presença dos "coletores de almas" .

 

Resenha do episódio 92: “A ambição dos que ressuscitaram”, do seriado japonês de animação “Inuyasha”. Estúdio Sunrise, Japão, 2000 a 2004. Direção de Masashi Ikeda e Yasunao Aoki, com base no mangá homônimo de Rumiko Takahashi, lançado na revista Weekly Shonen Sunday e depois em tankobon (volumes completos) pela editora Shogakukan (1996 a 2008).

Elenco original de dublagem

Kagome Higurashi.............................................Satsuki Yukino

Inuyasha............................................................Kappei Yamaguchi

Shippou..............................................................Kumiko Watanabe

Miroku...............................................................Koji Tsujitani

Sango................................................................. Houko Kuwashima

Rin......................................................................Mamiko Noto

Jaken..................................................................Yuichi Nagashima

Sesshoumaru.....................................................Ken Narita

Naraku...............................................................Toshiyuki Morikawa

Kohaku..............................................................Akiko Yajima

Kagura...............................................................Izumi Ogami

Kouga.................................................................Taiki Matsuno

 

Kagome se interessa pela história de Enju. Convém lembrar que Kagome, apesar de sua maturidade, só tem 15 anos.

 

“Acho que é mentira que um mortal não possa entender os sentimentos de um youkai.”

(Kagome Higurashi)

 

“Kikyou... chegará o dia em que seu sofrimento diminuirá?”

(Kagome Higurashi)

 

“O Miroku é um houshi patife que adora mulheres...”

(Shippou)

 

“Mas, vamos conseguir! Então, prometa-me! Se nós ganharmos, você tentará continuar vivendo.”

(Kagome para Enju)

 

“Nem mesmo nós sabemos por qual razão nascemos, e mesmo assim vivemos.”

(Kagome para Inuyasha)

 

“É por isso que é interessante. Não dá para prever o que o amanhã trará.”

(Inuyasha para Kagome)

 

Kagome lidera a luta contra os bonecos de cerâmica.

 

Kikyou se mantém à parte nesse enredo, fora um contato a distância com Enju. Kagome exerce alguma liderança na aventura e faz uso das suas flechas de purificação. O personagem Kawaramaru é um vilão levado pela ambição do poder, sempre insensata. A notar também a inclusão de termos japoneses exóticos como “mingyou-hei” (soldados fantoches), “onibaba” (bruxa), “houshi” (monge) e “shinidamas” (coletores de almas). O episódio é enriquecido com as observações de Kagome, que no início de diversos episódios faz uma narração do que acontecera antes. Kagome, com sua inteligência, coragem e sensibilidade , é sempre a figura mais interessante.

 

Rio de Janeiro, 7 e 8 de outubro de 2023.

 

Que estranho destino reuniu Kagome e Inuyasha, se nem pertencem à mesma época?