O VELHO E O MAR

Ernest Miller Hemingway (1899 a 1961), foi um escritor norte-americano. Trabalhou como correspondente de guerra em Madrid durante a Guerra Civil Espanhola (1936 a 1939). Esta experiência inspirou uma de suas maiores obras, Por Quem os Sinos Dobram. Ao fim da Segunda Guerra Mundial, se instalou em Cuba.

Um dos maiores escritores do mundo, ganhador de um Nobel de literatura em 1954, aos 61 anos e enfrentando problemas de hipertensão, diabete, depressão e perda de memória, na manhã de 2 de julho de 1961, em Ketchum, em Idaho, tomou um fuzil de caça e disparou contra si. Encontra-se sepultado no Cemitério de Ketchum, em Ketchum, no Condado de Blaine, em Idaho, nos Estados Unidos.

O Velho e o Mar foi o último livro escrito por Hemingway, sem dúvida um dos livros mais importantes que li na minha vida, ainda muito jovem me impressionou muito a luta do velho pescador aposentado Santiago, então humilhado pela sua comunidade por não ser mais um pescador em função da idade, se aventura um dia na tentativa recuperar seu prestígio sair para pescar, e fisga um Merlin gigante com quem trava uma luta fantástica tentando de todas as formas levar o peixe até a praia e mostrar a todos ainda seu valor como um grande pescador. O monologo que o pescador tem se dirigindo a valentia do peixe que luta pela vida durante mais de 24 horas é comovente, o respeito que o velho tem pelo seu oponente é de um humanismo no limite, o autor conta uma linda história pela sobrevivência, o pescador pela sua reputação, e o peixe pela vida. Uma obra-prima da literatura mundial.

Duda Menfer
Enviado por Duda Menfer em 24/09/2023
Código do texto: T7892895
Classificação de conteúdo: seguro