LITERATURA

Pearl S. Buck, (26/06/1892 a 06/03/1973) sinologista (Sinologia ou estudos chineses é o estudo da civilização da China) e escritora norte-americana, filha de pais missionários presbiterianos, aos 3 anos, em 1895, foi levada pelos pais para a China, onde foi criada. Estudou em Xangai até os quinze anos, tendo um preceptor confucionista. A China a marcou sensivelmente, e evoca a cultura chinesa na maioria de suas obras.

Quem me levou a ler Pearl Buck foi minha mãe na minha adolescência, profunda admiradora da obra dessa fascinante escritora.

Pearl Buck revelou através das suas obras muito da cultura chinesa para o ocidente.

Viveu na China até a Guerra Civil, no fim da década de 1920, quando, em 1934, foi removida para o Japão e de lá para os Estados Unidos, nunca mais retornando à China, tendo ficado desgostosa da política chinesa após a guerra.

A Revolução Chinesa de 1949 caracterizou a ascensão dos comunistas ao poder com a proclamação da República Popular da China sob a liderança de Mao Tsé-Tung.

Informações recentes dão conta que, na verdade, nunca conseguiu voltar à China, porque até poucos meses antes de sua morte, o governo chinês ainda lhe negava um visto de entrada, por ela ser considerada "agente imperialista".

A queda de Mao ocorreu em 1976. Seus livros mostram aquilo de que os próprios chineses ainda não conheciam bem: A China rural, de estrutura ainda medieval, na época, o desdém pelas mulheres, a hierarquia da vida em família.

Atualmente, os chineses se empenham na sua reabilitação, tanto que em sua antiga residência, na cidade de Zhenjiang, próximo de Xangai, o governo chinês forma um museu em sua homenagem.

Alguns livros da escritora publicado no Brasil.

- China, Velha China, A Mulher Imperial, Uma Ponte Para Passar, A Promessa, e muitos outros. Seus livros hoje no Brasil são também encontrados em sebos a preços baixos.

Suas obras são profundas, como especialista em China, faz perfeita analise sobre a sociedade chinesa até a Segunda Guerra Mundial.

Leitura imperdível e apaixonante. Auxilia muito no entendimento da China atualmente.

Duda Menfer
Enviado por Duda Menfer em 19/09/2023
Código do texto: T7889481
Classificação de conteúdo: seguro