A despedida entre Serena e Dan, na véspera, após salvarem Jenny de Chuck)

 

A GAROTA FOFOQUEIRA episódio 2: a queda de Serena

 

A GAROTA FOFOQUEIRA episódio 2: a queda de Serena

Miguel Carqueija

 

O que pode acontecer quando uma pessoa é perseguida pelo seu passado?

Muitas coisas acontecem neste episódio cujo título poderíamos traduzir por “O ‘brunch’ selvagem”, já que o termo “brunch” parece ser de difícil tradução. Refere-se ao que parece a um banquete oferecido numa comemoração de luxo: no caso o pai de Chuck, Bart Bass, milionário, é o anfitrião e trata-se da festa anual da sua fundação. Lily, a esnobe mãe de Serena van der Woodsen, por suas conveniências sociais queria que a filha comparecesse nesse almoço de luxo. Serena, que agora tinha interesse por Dan (Daniel) e ajudara a este em socorrer Jenny — irmã de Dan — do assédio sexual de Chuck numa festa de Blair (episódio piloto), fizera naquela manhã de domingo uma visita a Blair Waldorf, ainda sem saber que Blair sabia o que tinha acontecido. Blair então lhe diz na cara, pegando Serena de surpresa: a libertinagem de Serena com Nate, namorado de Blair, mais de um ano antes. Serena saíra de Manhattan, do Upper East Side (Zona Leste Superior) e ficara um ano em colégio interno de Connecticut:

“Eu sempre soube que você era piranha, Serena; mas não sabia que era mentirosa.”

 

Serena (à esquerda) na desastrosa visita a Blair.

 

Serena, mulher muito jovem mas dotada de princípios morais, punira a si mesma. Entretanto, de tão perplexa não consegue se explicar a Blair. “Apenas se afaste de mim, de meu namorado e dos meus amigos”, avisara Blair, e ela se retirara arrasada. Por isso, reencontrar Dan foi para ela um bálsamo (já se conheciam de infância). A mãe de Serena, sem nada conhecer do problema com Blair e Nate, impôs que Serena fosse ao “brunch”, lembrando inclusive que Serena morava com ela e dependia dela.

Serena não teve opção e arrastou Dan com ela.

Não podia dar certo.

 

Blair mostra-se fria e impiedosa com Serena.

 

Depois do erro inicial de ir ao “brunch”, seguiu-se outro erro: separou-se de Dan dizendo que ia ao toalete, mas querendo falar com Nate — rapaz absolutamente fátuo e fraco de caráter, para saber porque ele tinha contado tudo a Blair.

Serena reconhecera o erro e buscava se redimir. Mas, como ela mesma diz, não se deve contar certas coisas para não magoar as pessoas. Uma vez que ela se arrependera, se ausentara por um ano e repelira a tentativa de reaproximação de Nate, para que confessar o ocorrido a Blair? Mas Nate contara, e agora Serena sabe que Blair é rancorosa e vingativa.

É tocante o drama vivido por Serena. Nate pede que ela o espere na suíte de Chuck — o “brunch” passa-se no Hotel Palace, onde o pai de Chuck contratara até umas modelos como estátuas vivas, num mau gosto formidável — e aliás Nate passara a noite lá, dormindo num sofá, enquanto Chuck dormia na cama com duas garotas de programa (já se sabe que Chuck é o pervertido do elenco).

Mas Nate não consegue se desvencilhar das pessoas e acaba sendo agarrado por Blair, a quem Chuck passara a chave da suíte. Blair, ansiosa para se entregar a Nate, arrasta o rapaz para lá — onde Serena já estava.

 

Como a Gossip Girl soube disso?

 

É um dos barracos mais bem armados que eu já vi. Percebendo que estava no lugar errado e na hora errada, Serena troca farpas com Blair e desce. Blair, porém, também desce, procura Dan e acha — surgem Serena, Nate, Chuck — e Serena tem o desprazer de assistir Chuck e Blair contando a seu namorado, ainda inexperiente de tais ambientes, o vergonhoso segredo.

Serena ainda tenta se explicar com Dan: aquilo acontecera no passado, ela estava tentando mudar; na verdade ela já havia mudado. Dan não aceitou e foi embora. Assim o episódio termina melancolicamente, com Serena voltando sozinha para casa, carregando a sua própria solidão, ferida, derrotada e desprezada.

Enquanto isso, Blair e Nate faziam as pazes.

 

A raiva de Blair desencadeia-se contra Serena que paga sozinha o preço quando Natanhiel (Nate) foi até mais culpado, pois traiu a própria namorada.

 

Resenha do episódio 2 (The wild brinch) da série de tv “Gossip Girl”, baseada nos romances de Cecily von Ziegesar. Produção: Joe Lazarov, Jessica Queller e Amy Kaufman. Produção executiva: Bob Levy, Leslie Morgenstein, Stephanie Savage e Josh Schwartz. Roteiro e desenvolvimento: Josh Schwartz e Stephanie Savage. Direção: Mark Piznarski. Fotografia: Ron Fortunato. Música: Transconders.

Elenco:

Serena von der Woodsen.........................Blake Lively

Blair Waldorf.......................................... Leighton Meester

Dan Humphrey.......................................... Penn Badgley

Nate Archibald........................................... Chace Crawford

Jenny Humphrey........................................ Taylor Momsey

Chuck Bass.................................................. Ed Westwick

Lily von der Woodsen..................................Kelly Rutherford

Rufus Humphrey..........................................Matthew Settle

Eric von der Woodsen..................................Connor Paolo

Isabel Coates................................................Nicole Fiscella

Gossip Girl ou Garota Fofoqueira (voz)...........................................Kristen Bell

 

Serena tenta se explicar com Dan, mas ele evita olhar para ela.

 

“Bom dia, galera da Upper East Side. A Gossip Girl na área. Sua primeira e única fonte por dentro da elite escandalosa de Manhattan. O ponto alto do meu blog? Serena van der Woodsen, a queridinha da galera... acaba de retornar de um sumiço misterioso. Todo mundo conhece a Serena... e todo mundo está comentando. E o namorado da B, Nate? Andam falando que ele sempre teve uma queda pela loura. Por que ela foi embora? E por que ela voltou?”

(Gossip Girl)

 

“Eu achei que estava tudo bem entre a gente.”

(Serena van der Woodsen)

 

“E estava, antes de eu saber que você deu pro meu namorado.”

(Blair Waldorf)

 

“A visita de Serena foi breve e aparentemente dura. Mas sabem o que vem por aí? Vingança. Dizem que é melhor servida fria.”

(Gossip Girl)

 

“Flagrante: N e B incendiando os corredores do Palace Hotel para dar de cara com S esperando.”

(Gossip Girl, a garota fofoqueira, noticiando em seu blog o barraco armado com N (Nate), B (Blair) e S (Serena), somando-se depois C (Chuck) e D (Dan).

 

“Faíscas vão voar com certeza. Ou será que alguém vai se dar bem? Ou vai ser o Dia D?”

(Gossip Girl)

 

“Pensei que você fosse diferente.”

(Dan Humphrey para Serena)

 

“Bem, você me desculpe por não ser como imaginava. Mas o que aconteceu é passado... e o que eu posso fazer agora é tentar mudar. Mas se não dá para aceitar isso, você também não é como eu imaginava.”

(Serena para Dan)

 

“E quanto à S... soubemos que ela deixou o “brunch” hoje... sem amigos, sem namorado e sem sequer um lugar para se esconder.”

(Gossip Girl, finalizando o seu veneno do dia)

 

Arrasada, Serena se retira sozinha do "brunch", sem saber o que fará de sua vida.

 

E agora, Serena, o que você fará?

O que você vai fazer, agora que o seu mundo desabou?

Você não teve culpa, Serena. Ou melhor, você teve culpa, uma grande culpa no início, quando tendo bebido, transou com Nate, namorado de Blair, então sua melhor amiga, como uma irmã. Mas você se arrependeu tão profundamente dessa baixaria, que saiu de Manhattan sem avisar os amigos para estudar em outro estado e em regime de colégio interno.

Você mesma se puniu, Serena. Você entendeu ter cometido um ato infame e fugiu para por distância entre você e Nate e não magoar sua amiga Blair. Ao voltar, pois precisava dar presença junto ao seu irmão mais novo, internado pela mãe numa instituição para recuperação de usuários de drogas, você não esperava que o passado a perseguisse e que um ato falho desse passado lhe fosse jogado na cara como se aquela sociedade milionária não fosse leviana e luxuriosa.

E agora, induzido a um mal-entendido, Dan se afastou de você.

Serena, não caia em depressão. Você vale muito mais que essa cambada toda: Blair com sua turma de amigas aduladoras, Chuck com sua canalhice, Nate com seu caráter dúbio, além dessa serpente venenosa, a abominável Gossip Girl, a Garota Fofoqueira que, sem ter coisa melhor a fazer em seu tempo livre (que parece ser muito), vai espalhando intrigas e fofocas em seu blog e parece ter escolhido você, Serena, como seu alvo favorito. E ninguém sabe quem é a Gossip Girl.

Sim, Serena. É triste não ter mais em quem confiar. É doloroso que a sua melhor amiga seja agora sua inimiga declarada. Entretanto, pior ainda que uma inimiga ostensiva é uma inimiga oculta e gratuita, essa invisível e zombeteira Gossip Girl.

Todo cuidado é pouco.

Mas você é forte e resiliente, Serena. Você reagirá.

Hoje você está chorando. Amanhã você se erguerá e lutará.

 

 

Rio de Janeiro, 14 de setembro de 2023.