Kagome e Inuyasha retornam pelo poço que une as duas épocas, à era feudal do Japão.

 

INUYASHA episódio 91: o youkai-rato

 

INUYASHA episódio 91: o youkai-rato

Miguel Carqueija

 

Temos aqui mais um episódio “enche-linguiça”, ou seja, enquanto o grupo — na típica jornada de fantasia — segue a pista do Naraku e dos fragmentos da Pedra de Quatro Almas, surgem incidentes pelo caminho e são obrigados a interferir em problemas locais.

No caso em questão o sexteto chega em outra aldeia nunca aparecem cidades) onde um “kitoushi” (sacerdote) é na verdade um youkai-rato (há de tudo em “Inuyasha”) e induz os aldeões a expulsarem a gata de duas caudas Kuroro, muito parecida com a Kirara de Sango, alegando que ela dava azar. O falso “kitoushi”, Tessou, queria devorar uma criança para aumentar seus poderes — argumento meio grotesco dessa vez, pouco convincente. E a Kuroro o inibia por ser uma gata. E ratos têm medo de gatos. Difícil é acreditar que um sacerdote reconhecido como tal numa aldeia possa ser um monstro-rato disfarçado mas nem sempre os roteiros desses animês são verossimeis.

O Shippou tem aqui destaque, procurando ajudar a menina Koume, dona da Kuroro. Shippou inclusive usa o seu poder de materializar um pião gigante para atrapalhar o ataque de um bando de ratos.

 

O Shippou é uma graça de personagem e também a Kirara em sua forma inofensiva, pois ela pode se transformar num animal enorme e poderoso.

 

Resenha do episódio 91: “Um kitoushi suspeito e a Kirara negra”, do seriado japonês de animação “Inuyasha”. Estúdio Sunrise, Japão, 2000 a 2004. Direção de Masashi Ikeda e Yasunao Aoki, com base no mangá homônimo de Rumiko Takahashi, lançado na revista Weekly Shonen Sunday e depois em tankobon (volumes completos) pela editora Shogakukan (1996 a 2008).

Elenco original de dublagem

Kagome Higurashi.............................................Satsuki Yukino

Inuyasha............................................................Kappei Yamaguchi

Shippou..............................................................Kumiko Watanabe

Miroku...............................................................Koji Tsujitani

Sango................................................................. Houko Kuwashima

Rin......................................................................Mamiko Noto

Jaken..................................................................Yuichi Nagashima

Sesshoumaru.....................................................Ken Narita

Naraku...............................................................Toshiyuki Morikawa

Kohaku..............................................................Akiko Yajima

Kagura...............................................................Izumi Ogami

Kouga.................................................................Taiki Matsuno

 

Kagome e Inuyasha ouvem a exposição de um morador da vila.

 

“A Kuroro ignorou o ferimento que tinha... e nos guiou até vocês dois.”

(Miroku)

 

Kagome, Miroku e Sango, esta sempre carregando seu bumerangue de ataque.

 

Inuyasha, como de costume, zoa de Shippou; Miroku tem participação importante por discernir o ponto fraco do adversário; Sango e Kagome estão mais discretas. Quanto à Kirara, só aparece para ser confundida com a Kuroro. Aliás elas não parecem gatas.

Vamos ver se a história avança no ato seguinte.

 

Rio de Janeiro, 8 de setembro de 2023.

 

O aldeão explica porque expulsaram a Kuroro. Desfeita a trama o animal retorna para a vila e para a companhia da menina Koume.