Kagura (quem é ela na imagem?) luta com o espectro que imita a sua aparência.

 

GA-REI ZERO episódio 6: o Mal fecha o cerco

 

GA-REI ZERO episódio 6: o Mal fecha o cerco

Miguel Carqueija

 

O caráter trágico — apesar das cenas de humor e de enternecimento — do seriado “Ga-Rei Zero” vai se tornando patente. O “paraíso perdido”, de que fala uma canção de encerramento de capítulo, ou seja, a existência feliz em meio às lutas de Kagura e Yomi, irá terminar como o ato 2 já deixou claro.

Ataques em massa de agentes malignos ocorrem em regiões de Tóquio, obrigando os exorcistas do Departamento de Meio Ambiente a trabalho dobrado. É especialmente difícil a luta que Yomi e Kagura travam com “yamabikos” — estranhos espectros que conseguem copiar a forma e a voz de pessoas — e Kagura se vê lutando contra si mesma. Elas inesperadamente são auxiliadas por Mei, sobrinha do pai adotivo de Yomi. Mas é uma ajuda quase zombeteira, pois Mei é ressentida contra Yomi. Mei e seu pai Yuu vêem Yomi como uma intrusa na família, por ser filha adotiva de Naraku Isayama, e mesmo assim lhe foram entregues as posses da espada Shishi-ou e do espírito animal Ranguren.

A notar que “Ga-Rei Zero”, como o título indica, não é adaptação do mangá “Ga-Rei”, de Hajime Segawa, mas uma prequela, isto é, trata do que aconteceu antes.

A propósito, apesar da alta qualidade, inclusive estética, do desenho, não se vê razão para que colegiais usem saias tão curtas. Na vida real colegiais japonesas usam saias normais.

 

Naraku (pai adotivo de Yomi) e Garaku (pai de Kagura) conversam sobre o futuro das filhas.

 

Resenha do seriado de animação “Ga-Rei Zero”, episódio 6, “Maravilhoso inimigo”. Estúdio A/C Spirits, Japão, 2008. Direção: Ei Aoki. Trilha sonora: Noriyasu Agematsu.

Elenco de dublagem original:

Kagura Tsuchimiya..............................Minori Chihara

Yomi Isayama......................................Kaoru Mizuhara

Noriyuki Izuna.....................................Shinya Takahashi

Kazuki Sakuraba..................................Minoru Shiraishi

Garaku Tsuchimiya..............................Tetsuo Komura

Naraku Isayama...................................Mugi Hito

Mei Isayama........................................Ryoko Tanaka

Irmãos Nabuu......................................Norio Wakamoto

Chizuru Yanase (Yacchi).......................Chika Horikawa

Kazuhiro Mitogawa............................. Megumi Matsumoto

Ayame Jinguji.......................................Mai Aizawa

Yuu Isayama.........................................Takko Ishimore

Miku Manabe.......................................Nozomi Masu

Kohara Michael....................................Hirozaku Hiramatsu

Masaki Shindo......................................Tetsuya Kakihara

Kiri Nikaidou (Kirito)..............................Tsuchiya Maki

Kouji Iwahata........................................Tetsu Inada

Kensuke Nimura....................................Minoru Shiraishi

 

Yomi Isayama chama o seu Ga-Rei ou besta espiritual.

 

 

“Mais cedo ou mais tarde, ela precisará compartilhar o fardo.”

(Kirito Nikaidou, referindo-se a Tsuchimiya Kagura)

 

“Ainda é muito cedo para passar seu fardo para aquela garota.”

(Naraku Isayama)

 

“Esta pedra atrai almas ruins... como a flor às borboletas.”

(Kazuhiro Mitogawa)

 

“É nosso dever exterminar os que corrompem o mundo humano com a morte.”

(frase aprendida por Tsuchimiya Kagura)

 

“E quando as engrenagens da razão enferrujarem já não poderemos voltar.”

(canção-tema de encerramento)

 

Ayame Jinguji, Diretora da Agencia de Prevenção de Desastres Sobrenaturais, tenta entender o que está acontecendo.

 

Um grande mistério da história gira em torno de Mitogawa, um rapaz cínico e vestido como um grumete; o manipulador, que planta a semente do mal nas pessoas e que porta no olho esquerdo a temida “pedra da morte”, que lhe dá poderes de regeneração — inclusive permanecendo impassível quando Mei o atravessa com a alabarda.

Mitogawa é sempre acompanhado por misteriosas borboletas.

Kagura vê a tragédia se aproximar dela. Na caçada aos seres malignos ela percebe que um “mouryou” — um espírito maligno que parece uma espécie de cérebro, mas que por isso mesmo pode dominar a mente humana — penetrou no próprio colégio onde ela estuda.

Kagura chega a tempo de salvar suas colegas Yacchi e Miku, que, treinando natação já de noite, são acossadas pela “sensei” da enfermaria, que inclusive tratara de um corte na perna de Kagura (recebido em serviço, na luta contra o “yamabiko”, mas não pode revelar isso). A enfermeira fôra possuída pelo “mouryou” e se tornara uma zumbi assassina.

Encurralada pelo monstro, mas ainda com repugnância de matar um ser humano — ou quem ainda conservasse a forma humana — angustiada, Tsuchimiya Kagura repete várias vezes, como um mantra, a frase que aprendera como exorcista: “É nosso dever exterminar os que corrompem o mundo humano com a morte”.

“Fique mais forte”, dissera-lhe o pai.

Kagura terá de escolher entre o seu escrúpulo, gerado por sua grande bondade, e a legítima defesa de si mesma e de suas amigas.

 

Rio de Janeiro, 1 e 2 de setembro de 2023.

 

As duas irmãs de criação, Yomi e Kagura, no supermercado. Kagura, em sua humilde simplicidade, não imagina o quanto ela é valiosa.