Livro vs Filme: A última Música (Nicholas Sparks)

“A Última Música” é um romance escrito pelo autor Norte-Americano Nicholas Sparks, publicado em 2009. Segue a linha dos romances escritos para o público adolescente e young adult construindo todo um drama sobre questões familiares e afetivas. Ronnie, ou Verônica Miller é uma adolescente prestes a completar 18 anos que se tornou rebelde e auto-destrutiva após o divórcio dos pais. Apesar de ter todos os requisitos para seguir os passos paternos e ser uma pianista de sucesso Ronnie, sentindo-se perdida e abandonada pelo pai, se deixa arrastar por más companhias, vivendo desregradamente e chegando a cometer pequenos furtos. Sua mãe a envia para passar as férias de verão com o pai no litoral e, após erguer inúmeros muros tentando mantê-lo afastado, ela começa a redescobrir seu caminho - além de encontrar um amor que compartilha com ela experiências belas como o cuidado com ninhos de tartarugas. O que Ronnie não sabe é que o pai teve um motivo muito maior do que suas birras de adolescente para chamá-la para perto.

O livro possui leitura fluida e linguagem fácil de ser compreendida, não acrescentando a quem lê nada em termos de vocabulário ou construção de texto - Isso caso a pessoa leitora seja adulta ou acostumada a livros mais densos. Acredito que o livro seja melhor aproveitado para a construção do hábito literário em jovens ou mesmo em adultos que nunca dedicaram muito tempo aos livros. Se alguém aqui é fã no Nicholas Sparks: Não estou criticando o autor ou dizendo que não vale a pena a leitura: A história é bonita, bem narrada e agradável, mas infelizmente não temos todo o tempo do mundo para ler, então uma pessoa acostumada a romances mais densos e intrincados ficaria frustrada com o livro.

O filme baseado no livro é bastante fiel à história original foi lançado em 2010 e trouxe a atriz e canora Miley Cyrus como protagonista. Para quem gosta de histórias de amor leve, drama familiar e um final agridoce, mas não deseja despender em média cinco dias para ler o livro, vale a pena apostar no filme - Sempre lembrando que a leitura é um hábito saudável e necessário e não deve ser costumeiramente substituída por filmes e séries.

Bob Regina
Enviado por Bob Regina em 30/07/2023
Código do texto: T7849796
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.