Retirado da sociedade

Projeto terapêutico para o Conselho tutelar

Método científico

Observação de um fato:

Surgimento de jovem infrator na família.

Pergunta:

-- Quais fatores são responsáveis por este surgimento?

• Genético

Jovens que nasceram com um gene ruim

• Familiar

Muitos familiares relatam não serem responsáveis pelas atitudes e comportamentos dos jovens, e que estes são os únicos responsáveis pelo mesmo. Porém por lei e diante do exposto o que tem sito visto é que a família influencia diretamente no comportamento destas crianças.

artigo 227 da Constituição Federal de 1988.

Art. 227. É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.

“Os resultados ilustraram famílias pouco coesas, com histórico de violência e autoridade parental enfraquecida. ” (Artigo: A família com filhos adolescentes em conflito com a lei: contribuições de pesquisas brasileiras; Juliana Predebon1, I; Cláudia Giongo2, II, III )I Professora do curso de graduação em Psicologia na Universidade Luterana do Brasil – ULBRA II Diretora fundadora da DOMUS III Professora do curso de graduação em Serviço Social na Universidade Luterana do Brasil - ULBRA

Foi constatado na pesquisa literária que vários autores estão de uma forma repetitiva pontuando o mesmo problema para a má-conduta de um jovem, é originário da péssima conduta dos pais em casa. Para pessoas leigas é difícil perceber quais são os problemas que levam a desordem familiar, porém para um profissional da saúde mental é fácil a identificação do problema. Com as ferramentas certas todos os problemas poderão ser resolvidos.

• Índole

Significado de índole Por Dicionário inFormal (SP) em 29-11-2008 Caráter, temperamento, o modo de ser de cada um. A índole é revelada pelas atitudes tomadas diante das adversidades.

No livro ‘O poder da ação” do autor Paulo Vieira, best seller diz:

“Antes de tentar mudar alguém, devemos mudar a nós mesmos. Se não conseguimos mudar a nós, como conseguiremos mudar outras pessoas? Tenho visto muitos pais que aplicam penas severas a seus filhos por tirarem notas ruins como alunos, quando na verdade essas notas são reflexos diretos de pais descompromissados. Se existisse uma avaliação para pais, certamente estes seriam reprovados de imediato, com notas muito piores que as dos filhos”.

“ Um pai autor responsável, antes de querer mudar seu filho, muda a si mesmo. Talvez dialogando mais, sendo mais presente, mais amoroso e até sendo mais firme em vez de permissivo. Esse pai poderia ainda deixar de ser tão crítico, tão ditador, tão agressivo e sempre o dono da verdade, que invalida tanto seu filho e o faz crer que é incapaz e inadequado para a vida – inadequado inclusive para tirar boas notas.

A criança aprende em casa quais serão suas primeiras adversidades da vida, o seu pai e a sua mãe lhe promoveram sustento e educação necessário até que atinja a maturidade. São os pais que mostram para a criança aonde estão as possibilidades da vida, como local de banho, cozinha, sala, passeiam com o jovem pela cidade ensinando e apontando sobre os locais que já passaram e vivenciaram, são conhecedores da vida, maduros, provedores e agora estão gerando filhos, e a família convive em sociedade e dentro do seu próprio lá a vista dos moradores deste. Assim a criança vai adotando as principais características dos pais, os quais convivem com ele todo dia, ele é repetidor dos comportamentos dos pais, são os comportamentos que serão reproduzidos pela criança e o jovem quando estiver frequentando a sala de aula, assim enfrentando os seus primeiros desafios sozinhos.

“A índole dela já é reflexo do medo, da rejeição familiar, da primeira infância, a falta do afeto do grupo familiar. Isso vai levando-a a viver com a má índole, socialmente. Para si, ela não é má. É um instinto de defesa”. DR Augusto Cesar especialista pedagogo em educação infantil.(https://encenasaudemental.com/comportamento/entrevista/ma-indole-na-juventude-a-formacao-do-ego-e-as-consequencias/ (Má índole na juventude: a formação do ego e as consequências).

• Social

[...] a primeira etapa, do caráter indiferenciado, é a marca do tratamento dado pelo o direito dos códigos penais, de conteúdo eminentemente retribucionista, do século XIX até a primeira década do século XX. Essa etapa caracteriza-se por considerar os menores de idade praticamente da mesma forma que os adultos [...] na medida em que eram recolhidos todos no mesmo espaço.

No século XX, segundo Saraiva (2005, p.18), foi aceito um novo sistema surgido nos Estados Unidos, este resultante “da profunda indignação moral decorrente da situação de promiscuidade do alojamento de maiores e menores nas mesmas instituições”.

foi criado o Movimento dos Reformadores, como sendo a segunda etapa do direito da Infância e da Juventude que:

[...] uma análise crítica permite pôr em evidência que o projeto dos reformadores, mais que uma vitória sobre o velho sistema, constitui um compromisso profundo com aquele. As novas leis e a nova administração da Justiça de Menores nasceram e desenvolveram no marco da ideologia dominante: positivismo filosófico.

Em meio social as crianças já em seus primeiros passos para uma vida independem se depara com outras crianças, assim se dar a relação de valores entre os seres, o estado ensina através do seu corpo pedagógico que move os professores, diretores, sargentos, servidores públicos e o ministério público. São os próximos exemplos que as crianças poderão seguir, conforme as mudanças sociais os políticos promovem novas leis que acompanhem melhor a evolução destas famílias. As crianças e jovens serão incentivadas, coercivamente no intuito com que aprendam os valores impostos. Assim, a sociedade forma seus novos agentes para o convívio já existente.

Evolução na história

Em 1959 foi proclamada a Declaração dos Direitos da Criança, que assevera em seus textos, garantias primordiais para o desenvolvimento da criança, como um direito ao nome, alimentação, educação, assistência médica e ambiente de segurança. Esta Declaração tinha o cuidado de proteger de maneira especial, aquelas crianças mais necessitadas por possuírem alguma incapacidade, dando todo amparo exigido por sua condição.

• Psicológico

Os adultos são responsáveis diretamente pela formação do jovem, pois se este não está bem é sinal que aquele não está cumprindo o seu dever. É importante que seja avaliado os fatores que poderão auxiliar reconstrução desta família, promovendo etapas de reciclagem para que os pais possibilitam um ambiente moderno para as futuras crianças.

Hipótese:

Os jovens são criados em um ambiente familiar (Criação e educação dos filhos)

Experimento:

Participação dos pais na educação e reeducação

Resultado:

O que se espera é uma maior eficiência na sociabilização deste jovem

Conclusão:

Será concluído conforme a análise dos fatores do surgimento do jovem infrator e a importância da participação da família sendo a esta imposta pelo MP que participem de acompanhamento psiquiátrico, psicológico e terapêutico juntamente as medicas pro jovem

Toda família é formada por uma estrutura única complexa e sistematizada. Quando os pais começam a ter problemas os filhos sofrem junto os mesmos problemas dos pais, existem casos que estes problemas não são vistos por um olhar leigo, somente uma vista trabalhada por identificar aonde está havendo problemas, que muitas vezes até por acarretar problemas piores para os adultos no futuro. É importante que a estrutura principal destes país estejam bem alinhadas com os projetos futuros que querem para si, a família e os filhos. Pois serão eles os responsáveis pela formação de seus filhos. Assim concluo que os pais devem receber acompanhamento terapêutico determinado pela justiça.

Sugestão de trabalho da Terapia para Família:

-- A índole dela já é reflexo da conduta dos pais. Será trabalhado junto a família além de terapia particular a cada membro (pais e mãe e responsável), como encaminhamento para médicos, psicólogos, fisioterapeutas, órgãos junto ao poder público tendo em visto a necessidade identificada naquela família.

Arthur Cavalcanti
Enviado por Arthur Cavalcanti em 18/06/2023
Código do texto: T7816935
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.