TODA NUDEZ SERÁ CASTIGADA
"Toda Nudez Será Castigada" é uma peça teatral escrita por Nelson Rodrigues, um renomado dramaturgo brasileiro. A trama retrata a história de Herculano, um jovem viúvo que vive em conflito com seus desejos sexuais e sua educação moral conservadora. Herculano é um homem sensível e introspectivo que vive uma relação conturbada com sua sogra, após a morte de sua esposa. A sogra de Herculano é uma mulher autoritária e moralista que tem dificuldade em aceitar a sexualidade e a expressão livre dos desejos humanos. A história ganha complexidade quando Herculano conhece e se apaixona por uma prostituta chamada Geni. Ele se sente atraído pela liberdade sexual da prostituta e, ao mesmo tempo, atormentado pela culpa e pelo medo do julgamento moral da sociedade. Ele vive um dilema entre a repressão imposta pela moralidade vigente e seus próprios desejos e emoções.
Em Toda Nudez, Nelson Rodrigues mais uma vez opta pela narrativa dos fatos pela ótica de um de seus personagens, do mesmo modo que em textos como: Boca de Ouro, Vestido de Noiva, Valsa Nº 6 e Bonitinha, Mas Ordinária. (Algumas dessas obras já mencionei aqui, e fica a leitura nos registros anteriores na minha página, e boa leitura). Isso equivale a dizer que o que vemos em cena nunca será a verdade dos fatos, mas o ponto de vista de um personagem de acordo com as circunstâncias em que se encontra no momento da narrativa. Assim, em "Toda Nudez Será Castigada"; Geni narra os acontecimentos da peça por meio de uma gravação. Na primeira cena, Herculano chega em casa e recebe, das mãos da empregada, uma fita. Ao colocar a fita para tocar, ouve a seguinte frase: "Herculano, quem te fala é uma morta...". A partir desse instante, os fatos que seguem serão narrados por Geni e imaginados por Herculano. A essa narrativa, claro, somam-se os fragmentos de memória do próprio protagonista, que os articula com a narrativa da esposa suicida.
Mais uma vez, Nelson Rodrigues joga sobre os fatos e acontecimentos, bem como sobre todos os personagens, o olhar de uma mulher no estertor da morte, como antes fizera em "Vestido de Noiva". Ao longo da peça, Nelson Rodrigues aborda temas como hipocrisia social, moralismo, repressão sexual e o conflito entre os desejos individuais e as convenções sociais. A trama expõe a fragilidade das estruturas morais e revela as consequências desastrosas que a repressão dos desejos humanos pode trazer para a vida das pessoas.
Na trama de Nelson Rodrigues, Herculano, pertencente a uma família conservadora povoada de tias faladeiras e beatas, fica viúvo e com um filho para tutoriar. Este filho, Serginho, pede ao pai que jure nunca mais casar-se e Herculano faz o juramento. Patrício, irmão de Herculano, endividado com mulheres e jogo, consegue apresentar ao irmão uma prostituta, por quem o protagonista fica perdidamente apaixonado. Seu nome é Geni, uma mulher que vive diariamente a agonia e o êxtase de uma obsessão: morrer de câncer no seio. Contra tudo e contra todos, Herculano casa-se com Geni e a leva para viver consigo no casarão da família. Ali esta conhece Serginho, por quem se envolve e se apaixona. Serginho pretende acabar com o casamento do pai a todo custo e, apesar de suas tendências homossexuais, mantém um caso com a madrasta.
Os personagens em "Toda Nudez Será Castigada":
Herculano - homem conservador que, ao ficar viúvo, perdeu a alegria de viver.
Geni - prostituta que vive a obsessão de morrer de câncer no seio.
Patrício - é irmão de Herculano, um homem do mundo, bon-vivant que aposta nos cavalos e vive ladeado por prostitutas; está endividado.
Serginho - filho de Herculano, possui tendências homossexuais e oscila entre o conservadorismo das tias e o liberalismo do tio.
Três tias (nº1, nº2 e nº3) - conservadoras, beatas, fofoqueiras, vivem de mimar os homens da família.
Odésio - espécie de factotum do prostíbulo onde Geni vive.
Nazaré - empregada da casa, aparece apenas na cena inicial.
A peça possui ainda os seguintes personagens: o médico, o padre e o delegado.
Li sobre umas curiosidades e a peça foi definida pelo próprio autor como "uma obsessão em três atos" e, como ocorre em todas as suas obras, fala da hipocrisia das famílias tradicionais. A Reportagem da revista Fatos & Fotos, datada de 15 de maio de 1965 e assinada por Célia Maria, levava o seguinte título: "A Peça da Discórdia", afirmando que algumas atrizes haviam recusado o papel da prostituta Geni. As declarações seguintes explicam a polêmica:
"Depois da leitura das três primeiras páginas, tive a convicção de que jamais poderia interpretá-lo (o papel de Geni). A personagem principal me repugnou. Nelson Rodrigues é o maior comerciante do teatro. É o dono absoluto da indústria do sensacionalismo." Gracinda Freire.
"Nelson queria que eu assinasse o contrato sem ler a peça. Li e recusei. Não por uma questão de puritanismo, mas de categoria. A peça é ruim." Tereza Rachel.
"Acredito tratar-se de mais um drama sexual tão ao gosto de Nelson Rodrigues. Se disserem a ele que a peça escandaliza, ele se sentirá realizado. Não admito, porém, que se diga que a peça é ruim." Fernanda Montenegro, que não aceitou o papel devido a compromissos profissionais na ocasião. Portanto, a peça é conhecida por sua linguagem provocativa e impactante. coisas que o Grande Nelson Rodrigues tem como marca em suas histórias, que são únicas!
"Toda Nudez Será Castigada" é considerada uma das obras mais emblemáticas de Nelson Rodrigues, conhecido por suas peças que exploram as camadas mais sombrias e contraditórias da natureza humana. A obra é marcada por diálogos intensos, personagens complexos e uma crítica contundente à sociedade brasileira de sua época. A obra é rica em diálogos que exploram temas como moralidade, hipocrisia, repressão e liberdade sexual. Para uma experiência completa, recomendo ler ou assistir à peça na íntegra.
Essa obra faz parte de uma série de peças escritas por Rodrigues que exploram as complexidades e contradições da natureza humana, bem como as convenções morais e sociais da sociedade brasileira. A peça aborda temas como a repressão sexual, a hipocrisia e as normas sociais que regem o comportamento sexual. Nelson Rodrigues tinha uma abordagem provocadora e subversiva em relação à moralidade, e suas obras muitas vezes chocavam o público ao expor as camadas mais obscuras e reprimidas da psicologia humana. Em "Toda Nudez Será Castigada", Rodrigues apresenta um enredo que de fato, examina as noções de pecado, culpa, redenção e a dualidade entre o desejo carnal e a moralidade estabelecida.
Ao escrever essa peça, Nelson Rodrigues buscava desafiar as normas sociais, questionar os valores tradicionais e provocar reflexões sobre a hipocrisia presente na sociedade. Suas obras eram frequentemente consideradas polêmicas e provocadoras, mas também foram reconhecidas por sua abordagem inovadora e crítica social. Por isso, é o meu dramaturgo brasileiro favorito! Nelson Rodrigues é amplamente considerado um dos maiores dramaturgos brasileiros, e suas peças continuam sendo encenadas e estudadas até os dias de hoje, mantendo sua relevância e impacto na cultura brasileira.
.
.
.
Ronald Sá, é ator, dramaturgo, diretor e professor de teatro. Tem mais de 30 textos teatrais escritos, tanto infantil e adulto. Mora em São Luís do Maranhão. Começou a se interessar pelas letras desde criança. Formado em Artes Cênicas, tem um grupo de teatro na periferia da cidade maranhense, o Núcleo de Produção Teoria das Artes, no Anjo da Guarda, bairro cultural, celeiro de vários artistas. Atuou, escreveu e dirigiu 26 espetáculos. No momento, escreve sua primeira série e e seu primeiro livro sobre o mundo teatral.