MAI, A GAROTA SENSITIVA volume 3: até onde vai a perseguição

 

MAI, A GAROTA SENSITIVA volume 3: até onde vai a perseguição

Miguel Carqueija

 

Poderiam as autoridades constituídas do Japão — onde inclusive existe imperador — se curvar às ordens de uma organização secreta párticular? Pois eis o que se explica sobre a Agência Kaieda: “Agência particular com forte influência em importantes setores governamentais como o Ministério das Finanças, Ministério de Assuntos Estrangeiros, Agência de Defesa, Escritório da Promotoria Pública e Agência Nacional de Polícia”. Isso é muito inverossímil, bem como a “Aliança da Sabedoria” sediada na Suíça e que dominaria o mundo inteiro.

Mas o fato é que esse poder “onipotente” vai fechando o cerco sobre Mai, que, acolhida na república de estudantes onde mora Intetsu, salva um pequeno cachorro e fica com ele, mas tem de fugir de lá depois que a polícia — obedecendo as ordens de Senzo Kaieda — inicia um cerco em regra ao local. Ela foge com Intetsu, mas logo se separa dele também.

Onde porém vão parar os direitos civis se a polícia obedece a uma organização secreta sem mandado de prisão nem nada?

 

 

Resenha do volume 3 do mangá “Mai, a garota sensitiva”, de Kazuya Kudo (roteiro) e Ryoichi Ikegami (desenho). Editora Abril, São Paulo-SP, 1992. Ikegami Shokukan, Japão, 1988. Neste volume, as partes 14 a 20 da história.

 

“Se o governo japonês tivesse sabido que uma garota com tamanho poder estava andando no meio de Tóquio, onde 10 milhões de pessoas vivem e trabalham... o que será que ele faria?”

(Kuwana)

 

“Cada pessoa precisa aprender a se controlar, Mai. Todos nós temos uma parte da nossa natureza que pode causar dor e sofrimento. É nossa responsabilidade superar essa fraqueza.”

(Intetsu)

 

Na minha opinião a trama é muito sombria e pesada e pouco mangá. Parece mais uma história norte-americana de teoria da conspiração. O enredo é sufocante, com uma impressão desagradável de controle e opressão. O pouco de humor, a cargo dos estudantes, é tosco e sem graça.

Quando Mai Kuju se cansa de fugir e, voltando à sua casa em Tóquio, recebe Senzo Kaueda, a história sofre uma reviravolta radical, do tipo “curva de argumento”.

O que resultará do contato entre Mai e Kaieda?

 

Rio de Janeiro, 12 de maio de 2023.