ANJO NEGRO

"Anjo Negro" é uma peça de teatro escrita por Nelson Rodrigues. É considerada uma das obras mais importantes do autor, conhecido por abordar temáticas polêmicas e provocativas. A peça estreou em 1948 e retrata a história de Ismael, um jogador de futebol negro que enfrenta o preconceito racial e a discriminação da sociedade. Ele se apaixona por Virgínia, uma mulher branca de família tradicional, e os dois iniciam um relacionamento.

No entanto, o romance entre Ismael e Virgínia enfrenta uma série de desafios devido ao racismo enraizado na sociedade. A família de Virgínia se opõe ao relacionamento, assim como a comunidade em que vivem. Ismael é constantemente confrontado com o preconceito racial, o que o coloca em conflito interno e o leva a questionar sua identidade.

Personagens

Ismael: jogador de futebol negro, violento e sem escrúpulos. Por não se aceitar como negro, deixa sua filha cega para que ela não saiba que ele é negro.

Virgínia: mulher branca que torna-se vítima sexual e esposa de Ismael

Ana Maria: filha branca de Virgínia com Elias. É abusada sexualmente por Ismael.

Elias: branco, irmão de criação de Ismael. Ficou cego provavelmente por culpa de seu irmão.

Tia: mulher cruel, vingativa e que superprotege suas filhas.

Primas: filhas da tia. Com exceção de apenas uma delas, todas morrem virgem.

A obra possui vários diálogos impactantes entre os personagens, alguns exemplos são:

"Nós negros não precisamos de anjos. Nós precisamos é de justiça!" - Ismael, personagem negro que expressa a revolta contra a discriminação racial.

"Negro não pensa, negro sente. Negro não tem razão, negro tem emoção." - Virgínia, personagem branca, fazendo uma afirmação racista e estereotipada sobre os negros.

"O negro não é apenas um corpo de delito. O negro é, também, um corpo amante." - O Anjo Negro, personagem central da peça, destacando a dualidade e complexidade da identidade negra.

"A cor da minha pele não define quem eu sou. Eu sou um ser humano com sonhos, desejos e sentimentos." - personagem negra, lutando contra a discriminação e afirmando sua individualidade.

Esses são apenas alguns exemplos de diálogos impactantes presentes em "Anjo Negro". A peça de Nelson Rodrigues é conhecida por abordar temas polêmicos e provocativos, promovendo reflexões sobre as relações raciais e a sociedade brasileira.

A peça aborda temas como racismo, amor proibido, conflitos familiares e a luta pela aceitação em uma sociedade segregada. Nelson Rodrigues utiliza diálogos intensos e situações dramáticas para explorar as complexidades das relações humanas e expor as contradições sociais do Brasil da época. Sua obra é reconhecida por sua abordagem corajosa e contundente sobre as questões raciais e sociais no país. A obra foi escrita com o intuito de abordar temas controversos e provocativos, comumente presentes na obra de Rodrigues.

Nelson Rodrigues era conhecido por explorar temas considerados tabus em suas peças teatrais, como incesto, adultério, perversão e violência. Sua intenção ao escrever "Anjo Negro" foi a de desafiar os padrões sociais e questionar as normas estabelecidas, buscando confrontar o público e provocar reflexões sobre questões morais e comportamentais. Através do uso de personagens complexos e situações dramáticas, Rodrigues pretendia expor as contradições da sociedade brasileira e explorar a natureza humana em sua essência mais obscura. Sua escrita intensa e polêmica visava despertar reações e gerar debates sobre os tabus e hipocrisias presentes na sociedade da época. Em suma, Nelson Rodrigues escreveu "Anjo Negro" para desafiar convenções, explorar temas tabus e instigar reflexões sobre a moralidade e as contradições humanas.

.

.

.

Ronald Sá, é ator, dramaturgo, diretor e professor de teatro. Tem mais de 30 textos teatrais escritos, tanto infantil e adulto. Mora em São Luís do Maranhão. Começou a se interessar pelas letras desde criança. Formado em Artes Cênicas, tem um grupo de teatro na periferia da cidade maranhense, o Núcleo de Produção Teoria das Artes, no Anjo da Guarda, bairro cultural, celeiro de vários artistas. Atuou, escreveu e dirigiu 26 espetáculos. No momento, escreve sua primeira série e e seu primeiro livro sobre o mundo teatral.

Ronald Sá
Enviado por Ronald Sá em 21/05/2023
Reeditado em 21/05/2023
Código do texto: T7793898
Classificação de conteúdo: seguro