BONITINHA, MAS ORDINÁRIA
"Bonitinha, Mas Ordinária" é uma obra teatral escrita por Nelson Rodrigues, um renomado dramaturgo brasileiro. A peça foi originalmente escrita em 1962 e aborda temas como a moralidade, a hipocrisia e a sexualidade na sociedade brasileira. A história gira em torno de Edgar, um jovem ingênuo e pobre que se envolve com uma mulher mais velha e rica, chamada Maria Cecília, uma mulher atraente e manipuladora; aproveitando-se da vulnerabilidade emocional de Edgar, Ritinha o seduz e o convence a lhe dar presentes e dinheiro. A trama explora os conflitos de classe, poder e as consequências trágicas dessa relação. "Bonitinha, Mas Ordinária" é uma crítica contundente à hipocrisia social e aos valores morais da época, refletindo os aspectos mais obscuros da natureza humana e questiona a noção de beleza e moralidade na sociedade. A história aborda temas como a corrupção moral, a exploração sexual e a decadência da sociedade. A peça se tornou um clássico do teatro brasileiro e ainda é encenada em diversas produções teatrais pelo país.
Em "Bonitinha, Mas Ordinária", peça teatral escrita por Nelson Rodrigues, existem diversos personagens que desempenham papéis cruciais na trama. Os pontos importantes dos personagens na peça são os seguintes:
Edgard: O protagonista da história, um jovem ingênuo e idealista que se envolve com Ritinha e se debate entre o amor e as convenções sociais. Trabalha na fábrica do pai de Maria Cecília. Ele se apaixona por Ritinha, uma jovem pobre, mas acaba sendo seduzido por Maria Cecília, uma mulher mais velha e rica.
Ritinha: A personagem título, uma jovem bonita e pobre, cuja ingenuidade e beleza atraem Edgard. Ela é seduzida pelo mundo material e se transforma em uma mulher calculista. Ela representa a pureza e a inocência contrastando com a manipulação e a corrupção presentes na trama. Seu relacionamento com Edgard é afetado quando ele se envolve com Maria Cecília.
Justino: O pai de Ritinha, um homem simples e trabalhador que sofre com a exploração econômica e social.
Leonardo: O patrão de Edgard, um homem mais velho e rico que deseja conquistar Ritinha. Ele representa a corrupção e a hipocrisia.
Maria Cecília: A mulher mais velha e atraente que se interessa por Edgard. Ela manipula e seduz o jovem, aproveitando-se de sua ingenuidade para satisfazer seus próprios desejos sexuais.
Werneck: O patrão de Edgard e pai de Maria Cecília. Ele é um homem poderoso e rico, que usa sua influência para proteger e encobrir os atos de sua filha. Werneck representa a corrupção e a impunidade presentes na sociedade.
Dr. Teodoro: Um médico conhecido da família de Edgard, que se interessa por Ritinha. Ele a seduz e a leva para viver com ele no Rio de Janeiro, distante de Edgard. Dr. Teodoro representa a hipocrisia moral e a exploração sexual.
Esses são os pontos importantes dos personagens na trama de "Bonitinha, Mas Ordinária". Cada um deles desempenha um papel fundamental na narrativa, revelando os aspectos sombrios e corruptos da sociedade retratada na peça.
Aqui estão alguns diálogos dos personagens em "Bonitinha, mas Ordinária":
Edgar: Eu não entendo por que você está tão insatisfeita. Eu te dou tudo o que precisa.
Rita: Edgar, eu quero mais do que dinheiro. Quero amor, atenção, felicidade!
Maria Cecília: Essa vida que levamos é vazia. Precisamos de algo que nos preencha de verdade.
Dr. Werneck: Você está falando de amor, Maria Cecília? Não é assim tão simples...
Edgar: Eu não posso me envolver com você. Tenho uma reputação a zelar.
Marcela: Reputação? Você só se importa com sua imagem! Eu quero alguém que se importe comigo de verdade.
Maria Cecília: Eu não consigo mais viver essa farsa. Quero me libertar e buscar a minha felicidade.
Dr. Werneck: Você tem coragem para enfrentar as consequências? A sociedade não perdoa uma mulher que quebra as regras.
Edgar: Você é uma mulher incrível, Rita. Eu nunca quis te magoar.
Rita: Você só me enxerga como um brinquedo, Edgar. Eu mereço mais do que isso.
Maria Cecília: Vou abandonar tudo por ele. Preciso me arriscar e seguir meu coração.
Dr. Werneck: Maria Cecília, pense bem nas consequências. Será que vale a pena perder tudo por uma paixão passageira?
Esses são apenas exemplos de diálogos que poderiam ocorrer na trama de "Bonitinha, mas Ordinária". Lembre-se de que o contexto completo e o desenvolvimento dos personagens são fundamentais para compreender plenamente as nuances das conversas na história.
Em sua peça "Bonitinha, Mas Ordinária", Nelson Rodrigues retrata a dualidade entre aparência e moralidade na sociedade. O termo "bonitinha" refere-se à personagem Edgard, que é atraente fisicamente, enquanto "ordinária" descreve sua atitude moralmente questionável. A obra aborda o tema da corrupção moral, mostrando como a beleza física pode ser usada como um instrumento de manipulação e sedução. Edgard é capaz de explorar sua aparência para obter vantagens e enganar aqueles ao seu redor, enquanto a sociedade sucumbe à sua presença sedutora. Nelson Rodrigues critica a hipocrisia social ao expor as contradições entre o comportamento aceitável e as inclinações morais das pessoas. Ele questiona o papel da beleza e da sexualidade na sociedade, destacando como esses aspectos podem ser usados para ocultar a falta de integridade e valores éticos. A peça também aborda questões de classe social, poder e desigualdade, retratando as relações de poder que ocorrem em um ambiente de trabalho, onde a exploração e a manipulação são comuns. No geral, "Bonitinha, Mas Ordinária" é uma crítica social que revela a fragilidade dos valores morais e a capacidade humana de ser influenciada por aparências enganosas.
.
.
.
Ronald Sá, é ator, dramaturgo, diretor e professor de teatro. Tem mais de 30 textos teatrais escritos, tanto infantil e adulto. Mora em São Luís do Maranhão. Começou a se interessar pelas letras desde criança. Formado em Artes Cênicas, tem um grupo de teatro na periferia da cidade maranhense, o Núcleo de Produção Teoria das Artes, no Anjo da Guarda, bairro cultural, celeiro de vários artistas. Atuou, escreveu e dirigiu 26 espetáculos. No momento, escreve sua primeira série e e seu primeiro livro sobre o mundo teatral.