VESTIDO DE NOIVA

"Vestido de Noiva" é uma peça teatral escrita por Nelson Rodrigues em 1943. A peça é considerada uma das obras mais importantes do teatro brasileiro e uma das mais influentes do movimento teatral modernista no país, e de fato, a minha preferida escrita por ele. A peça é dividida em três atos e conta a história de Alaíde, uma mulher que vive em um mundo de ilusões e fantasias. Ela é casada com um homem mais velho e rico, mas se apaixona por um jovem rapaz, vivendo assim um triângulo amoroso. A trama é contada de forma não linear, com flashbacks e cenas simultâneas, o que causou grande impacto na época de sua estreia, tendo cenas simultâneas, além de abordar temas considerados polêmicos para a época, como a sexualidade feminina, incesto, loucura, morte e a traição conjugal. A peça também marcou a estreia de uma nova forma de fazer teatro no país, que influenciou muitos outros artistas e movimentos culturais ao longo das décadas seguintes.

A peça é dividida em três atos e apresenta três camadas de realidade: o plano da alucinação, o plano da memória e o plano da realidade objetiva. A trama gira em torno de Alaíde, uma mulher que está prestes a se casar com um homem rico, mas que é atormentada por lembranças de seu passado e por seus desejos incestuosos pelo irmão morto. Os personagens de "Vestido de Noiva" são complexos e multifacetados, e muitos deles são atormentados por traumas e segredos obscuros. Alaíde é uma mulher dividida entre seus desejos e o mundo exterior, enquanto seu noivo, Pedro, é um homem de negócios controlador e possessivo. Madame Clessi, a dona do bordel frequentado pelo irmão de Alaíde, é uma mulher que conhece todos os segredos de seus clientes, mas que é também vítima de uma sociedade hipócrita e repressiva.

Alaíde: A protagonista, uma mulher que está prestes a se casar com o noivo, o médico Leandro. Ela sofre um acidente de carro e fica entre a vida e a morte. Durante sua convalescença, ela revisita memórias do passado e se confronta com a verdade sobre sua vida e seu relacionamento com as pessoas ao seu redor.

Madame Clessi: A personagem que representa o inconsciente de Alaíde, e que se manifesta em seus devaneios e alucinações. É uma mulher misteriosa e intrigante, que encarna as fantasias e medos de Alaíde.

Pedro: O irmão de Alaíde, que tem uma relação complicada com a irmã. Ele é um personagem que simboliza a tensão entre a razão e o instinto, e é responsável por revelar segredos do passado de Alaíde que mudam sua visão sobre si mesma e sobre as pessoas que a cercam.

Outros personagens importantes incluem o irmão morto de Alaíde, que aparece na peça como uma espécie de fantasma, e Lúcia, a irmã mais nova de Alaíde, que é apresentada como uma jovem rebelde e moderna. Há também diversos personagens secundários que ajudam a compor o universo da peça, como os frequentadores do bordel, os empregados da casa de Pedro e os médicos que tratam de Alaíde.

No primeiro ato, acompanhamos o delírio de Alaíde, que é internada em um hospital após atropelar um homem. Em seu delírio, ela revisita seu passado e confronta seus traumas e seus desejos mais obscuros. No segundo ato, voltamos à realidade e acompanhamos Lúcia, que se culpa pela morte do homem atropelado por Alaíde. Ela é interrogada pela polícia e revela segredos da família, como a paixão de Alaíde pelo marido de Lúcia. Nesse ato, são apresentados também outros personagens, como o noivo de Lúcia e a prostituta Madame Clessi. No terceiro ato, ocorre o velório do homem atropelado e todos os personagens se encontram no mesmo ambiente. Nesse momento, os segredos mais sombrios da família são revelados, assim como as complexas relações de amor e ódio entre eles. O uso de flashbacks, alucinações e personagens que representam a dualidade humana, como o anjo e o demônio que aparecem em cena, um marco na história do teatro brasileiro.

No geral, "Vestido de Noiva" é uma peça complexa e desafiadora, que mistura elementos de drama psicológico, teatro de vanguarda e realismo fantástico. Sua importância para a história do teatro brasileiro está no fato de que ela ajudou a romper com as convenções teatrais da época e a abrir caminho para uma abordagem mais ousada e experimental da arte dramática.

.

.

.

Ronald Sá, é ator, dramaturgo, diretor e professor de teatro. Tem mais de 30 textos teatrais escritos, tanto infantil e adulto. Mora em São Luís do Maranhão. Começou a se interessar pelas letras desde criança. Formado em Artes Cênicas, tem um grupo de teatro na periferia da cidade maranhense, o Núcleo de Produção Teoria das Artes, no Anjo da Guarda, bairro cultural, celeiro de vários artistas. Atuou, escreveu e dirigiu 26 espetáculos. No momento, escreve sua primeira série e e seu primeiro livro sobre o mundo teatral.

Ronald Sá
Enviado por Ronald Sá em 13/05/2023
Reeditado em 13/05/2023
Código do texto: T7787180
Classificação de conteúdo: seguro