Kagome sempre leal a Inuyasha.
INUYASHA episódio 88: os três macaquinhos
INUYASHA episódio 88: os três macaquinhos
Miguel Carqueija
Uma das mais divertidas aventuras da série “Inuyasha” e que dá grande destaque à sensatez de Kagome Higurashi.
O quinteto de aventureiros — ou sexteto, se considerarmos o animal mágico Kirara, cuja forma habitual é pequena, menor que o Shippou, mas pode crescer nas horas de perigo — continua em sua jornada pelo Japão medieval, à procura dos fragmentos da Jóia de Quatro Almas e do Naraku, que ficou com a maior parte. E chegam a outra aldeia que, como sempre, está às voltas com grandes problemas.
Entre parênteses: é peculiar que só encontrem aldeias, nunca cidades.
Desta vez o problema são três macacos-youkais de pequeno porte, mas que conseguem apavorar os aldeões porque andam pela plantação. Na verdade a aflição exagerada dos aldeões é um ponto fraco da história: não se entende porque tanto pânico. Mas quando Inuyasha tenta afugentá-los é surpreendido por um truque mágico e uma enorme rocha se adere à sua mão direita por feitiço. Inuyasha até bate neles e fica fulo de raiva, porém Kagome tem o bom senso de tentar descobrir o que os macaquinhos realmente querem.
Mesmo levando cascudos (reparem nos galos) os três macaquinhos-youkais tripudiam de Inuyasha, preso a uma grande rocha por encantamento. Inuyasha é o único herói que bate em criança (felizmente tem a Kagome para moderá-lo). (Mas ele só faz isso quando abusam dele)
Resenha do episódio 88: “Os sanseirei do sarugami-sama”, do seriado japonês de animação “Inuyasha”. Estúdio Sunrise, Japão, 2000 a 2004. Direção de Masashi Ikeda e Yasunao Aoki, com base no mangá homônimo de Rumiko Takahashi, lançado na revista Weekly Shonen Sunday e depois em tankobon (volumes completos) pela editora Shogakukan (1996 a 2008).
Elenco original de dublagem
Kagome Higurashi.............................................Satsuki Yukino
Inuyasha............................................................Kappei Yamaguchi
Shippou..............................................................Kumiko Watanabe
Miroku...............................................................Koji Tsujitani
Sango................................................................. Houko Kuwashima
Rin......................................................................Mamiko Noto
Jaken..................................................................Yuichi Nagashima
Sesshoumaru.....................................................Ken Narita
Naraku...............................................................Toshiyuki Morikawa
Kohaku..............................................................Akiko Yajima
Kagura...............................................................Izumi Ogami
Kouga.................................................................Taiki Matsuno
Kagome tem uma grande atuação nesse episódio, pois ela resolve tudo com alguma ajuda do Shippou, conseguindo conquistar a confiança dos macaquinhos. Pela terceira vez ela livra Inuyasha de um feitiço.
“Apelar para o Inuyasha? Eles devem estar muito desesperados.”
(Miroku)
“Nós já sabemos para onde ir.”
(Inuyasha)
Inuyasha tem um coração bom, mas sujeito a chuvas e trovoadas.
O que queriam os tais macaquinhos? É meio complicado explicar: eles serviam um “deus” — não sei o que dizem no original japonês, mas eu penso ser melhor dizer “gênio” — o Sarugami-sama, que estava num frasco (sic) chamado “go-shintai”, e este foi extraviado numa guerra onde o santuário foi queimado. E os macaquinhos (chamados “seirei”) mexiam nas plantações à procura do frasco.
A Kagome, com uma tranquilidade que Inuyasha não tem, consegue fazer amizade com os “seirei” oferecendo-lhes pirulitos (sic). A curiosidade é que Kagome traz gulodices da nossa época para o período Sengoku do Japão, em que vive Inuyasha. E também é Kagome quem localiza o frasco por conta do seu poder de enxergar coisas que outras pessoas não enxergam.
Surge uma inesperada pista do Naraku, que o Sarugami pressentiu, ele teria passado sobre a aldeia na direção de Uchitura — nordeste do Japão. O Sarugami parece mesmo um gênio, mas velho e de longas barbas, além de tranquilo.
Episódio engraçadíssimo, onde Inuyasha fica mais estressado que nunca.
Em tempo: Miroku e Sango têm pouca atuação desta vez.
Rio de Janeiro, 5 de maio de 2023.
Kagome é o anjo bom da saga, que direcionou Inuyasha para o bom caminho.