QUAL O SEU TIPO SANGUINEO???

QUAL O SEU TIPO SANGUINEO?

SERVIÇO DE UTILIDADE PÚBLICA QUANTO AO SEU TIPO SANGUÍNEO!!!

Tipos sanguíneos: A, B, AB, O (e grupos compatíveis)

Os tipos de sangue são classificados de acordo com a presença ou ausência de aglutininas, também chamadas de anticorpos ou proteínas no plasma sanguíneo. Assim, o sangue pode ser classificado em 4 tipos de acordo com o sistema ABO em:

· Sangue A: é um dos tipos mais comuns e contém anticorpos contra o tipo B, também chamado de anti-B, só podendo receber sangue de pessoas do tipo A ou O;

· Sangue B: é um dos tipos mais raros e contém anticorpos contra o tipo A, também chamado de anti-A, só podendo receber sangue de pessoas do tipo B ou O;

· Sangue AB: é um dos tipos mais raros e não possui anticorpos contra A ou B, o que significa que pode receber sangue de todos os tipos sem que haja reação;

· Sangue O: é conhecido como o doador universal e é um dos tipos mais comum, possui anticorpos anti-A e anti-B, só podendo receber sangue de pessoas do tipo O, caso contrário pode a aglutinação das hemácias.

As pessoas com sangue do tipo O podem doar sangue para qualquer pessoa mas só podem receber doações de pessoas com o mesmo tipo de sangue. Por outro lado as pessoas do tipo AB podem receber sangue de qualquer pessoa mas só podem doar para pessoas com o mesmo tipo sanguíneo. É importante que a transfusão só seja feita em pessoas que possuem compatibilidade, caso contrário pode haver reações transfusionais, o que pode gerar complicações.

De acordo com o tipo sanguíneo, existem diferentes tipos de alimentação que pode ser mais adequados. Veja como deve ser a dieta para pessoas com sangue A, sangue B, sangue AB ou sangue O.

O que é o fator Rh

Além da classificação dos tipos sanguíneo de acordo com o sistema ABO, os tipos sanguíneos também são classificados de acordo com o fator Rh em + e -. O fator Rh corresponde a um antígeno presente nas hemácias e que também deve ser levado em consideração no processo de transfusão, caso contrário pode haver graves complicações relacionados à transfusão sanguínea.

As pessoas que possuem o fator Rh são classificadas como Rh+ e podem receber sangue de pessoas que são tanto Rh+ quanto Rh-, no entanto só podem doar para outras que também possuem Rh+. Por outro lado, as pessoas que não possuem o fator Rh são classificadas como Rh- e podem doar sangue para pessoas que possuem ou não o fator Rh, no entanto só podem receber de pessoas Rh-.

Tabela de compatibilidade para doação de sangue

A tabela a seguir mostra para quem se pode doar sangue e de quem se pode receber:

Pode doar para:

Pode receber doação de:

Sangue tipo A+

AB+ e A+

A+, A-, O+ e O-

Sangue tipo A-

A+, A-, AB+ e AB-

A- e O-

Sangue tipo B+

B+ e AB+

B+, B-, O+ e O-

Sangue tipo B-

B+, B-, AB+ e AB-

B- e O-

Sangue tipo AB+

AB+

A+, B+, O+, AB+, A-, B-, O- e AB- (todos)

Sangue tipo AB-

AB+ e AB-

A-, B-, O- e AB-

Sangue tipo O+

A+, B+, O+ e AB+

O+ e O-

Sangue tipo O-

A+, B+, O+, AB+, A-, B-, O- e AB- (todos)

O-

Qual o tipo de sangue do seu filho

Normalmente o tipo sanguíneo da criança é identificado logo após o nascimento por meio do teste do pezinho. No entanto o tipo de sangue da criança também pode ser identificado por meio de exames de sangue de rotina ou a pedidos do pediatra da criança com o objetivo de de determinar o diagnóstico de alguma doença.

No entanto, sabendo o tipo sanguíneo dos pais é possível saber quais as possíveis possibilidade do tipo de sangue da criança. Confira qual o possível tipo sanguíneo do bebê:

Tipo de sangue da mãe

Tipo de sangue do pai

Na gravidez, quando a mãe é Rh negativo e o bebê é positivo existe probabilidade da gestante produzir anticorpos para eliminar o bebê podendo levar a um aborto. Por isso, as grávidas com este tipo de sangue devem consultar o ginecologista para verificar quando há a indicação de injeção de imunoglobulina anti-D, mas nunca há problemas graves numa primeira gravidez. Veja o que fazer quando o tipo de sangue da grávida é Rh negativo.

Quem pode doar sangue

A doação de sangue dura em média 30 minutos e para ser feita alguns requisitos devem ser respeitados, como:

· Ter entre 18 e 65 anos, no entanto pessoas a partir dos 16 anos podem doar sangue contanto que possua autorização dos pais ou responsáveis e preencha os outros requisitos para doação;

· Pesar mais de 50 Kg;

· Caso tenha feito uma tatuagem, aguardar entre 6 a 12 meses para certificar que não foi contaminado com nenhum tipo de hepatite e que continua saudável;

· Nunca ter usado drogas ilícitas injetáveis;

· Aguardar um ano após a cura de alguma DST.

Os homens só podem doar sangue uma vez a cada 3 meses e no máximo 4 vezes por ano e as mulheres a cada 4 meses e no máximo 3 vezes por ano, já que as mulheres perdem sangue todos os meses por meio da menstruação, demorando mais tempo para repor a quantidade de sangue retirada. Veja em que situações pode ser proibido doar sangue.

Antes da doação é importante evitar consumir alimentos gordurosos pelo menos 4 horas antes da doação, além de evitar ficar em jejum. Por isso, é recomendado que se faça uma refeição leve antes de doar sangue e após a doação, faça um lanche depois, que normalmente é fornecido no local da doação. Além disso, é indicado beber bastante líquidos, não fumar pelo menos 2 horas após a doação e não realizar atividades físicas muito intensas, pois pode haver risco de desmaio, por exemplo.

Nota do divulgador:- DOE SANGUE AO HEMOCENTRO!!! VOCÊ PODE ESTAR SALVANDO VÁRIAS VIDAS!!! TALVEZ ALGUM PARENTE SEU!!!PENSE NISSO!!!

Marcela Lemos Biomédica
Enviado por Ivan o terrivel em 10/05/2023
Código do texto: T7784424
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.