ÁLBUM DE FAMÍLIA

Nelson Rodrigues revolucionou a dramaturgia brasileira com as 17 peças que escreveu ao longo de quase quarenta anos. O dramaturgo passou por algumas das principais redações do Brasil, mas à noite, dedicava-se à dramaturgia, e na minha opinião, é o melhor que temos, pois também me inspiro muito em suas obras, e está aqui, além de ter uma dramaturgia fantástica, bem escrita e desenvolvida, ela é linda e brutal! "Álbum de Família" é uma peça de teatro escrita pelo renomado dramaturgo brasileiro Nelson Rodrigues. A peça foi escrita em 1945, no Rio de Janeiro. A trama gira em torno da família Nogueira, que vive em um ambiente claustrofóbico e sufocante, onde segredos, traições e desejos reprimidos são revelados durante uma reunião familiar. A peça é conhecida por sua atmosfera densa e tensa, explorando temas como incesto, loucura e morte.

A peça, retrata uma família aparentemente normal que esconde segredos e traumas profundos. Entre os personagens marcantes estão:

Pedro: o patriarca da família, um homem conservador e autoritário que esconde um grande segredo.

Cláudia: a esposa de Pedro, uma mulher infeliz que acaba tendo um caso com o cunhado.

Tia Ema: irmã de Cláudia, uma mulher amarga e invejosa que guarda um segredo que pode destruir a família.

Edmundo: filho mais velho do casal, um jovem tímido e doente que vive em conflito com o pai.

Sônia: filha mais nova do casal, uma jovem rebelde que tenta escapar da opressão da família.

Tio Jorge: irmão de Pedro, um homem bem-sucedido e sedutor que tem um caso com Cláudia.

Esses personagens complexos e marcantes fazem de "Álbum de Família" uma obra densa e impactante, que revela os segredos e as perversidades por trás de uma aparente família feliz, mas sua intensidade dramática e por abordar temas como traição, incesto e segredos de família são os traços marcantes de Nelson Rodrigues.

Os diálogos dos personagens na trama são marcados pela tensão, pelos conflitos e pelas revelações chocantes. Algumas falas dos personagens de destaque na peça são:

Pedro: o patriarca da família, que mantém uma relação incestuosa com sua filha Glória.

Glória: filha de Pedro e Marta, é uma jovem bonita e sedutora que vive atormentada pela culpa e pela obsessão pelo pai.

Marta: esposa de Pedro e mãe de Glória, é uma mulher reprimida e infeliz, que busca refúgio na religião.

Edmundo: filho mais novo de Pedro e Marta, é um jovem tímido e inseguro, que tenta fugir das confusões familiares.

Eunice: irmã de Marta, é uma mulher solteira e amargurada, que vive em conflito com a família.

Cláudio: marido de Eunice, é um homem grosseiro e violento que mantém um relacionamento extraconjugal com Glória.

Tio Patrício: irmão de Pedro, é um homem rico e influente, que exerce grande poder sobre a família.

Tia Lúcia: esposa de Tio Patrício, é uma mulher submissa e devota, que esconde segredos e ressentimentos.

Tio Geraldo: irmão de Marta e Eunice, é um homem fracassado e alcoólatra, que tenta se aproximar da sobrinha Glória.

Dona Matilde: mãe de Pedro, é uma senhora doente e frágil, que sofre com as tensões familiares.

Essas são apenas algumas das falas marcantes dos personagens de "Álbum de Família". A peça é conhecida por sua intensidade dramática, que leva o público a sentir até nojo, raiva e ódios por esses personagens.

Terceira peça de Nelson Rodrigues, "Álbum de Família" foi a que passou mais tempo embargada pela censura. A obra, baseada numa tragédia familiar, com elementos como traição, ciúme, morte e, principalmente, incesto, foi escrita em 1945, mas só estreou em 1967. Um drama familiar que se passa em uma casa de classe média carioca.

A peça se concentra nas tensões e conflitos entre os membros da família, revelando segredos obscuros e tabus. Os diálogos são intensos e reveladores, com personagens frequentemente confrontando uns aos outros e expondo suas emoções mais profundas. A peça é considerada uma das obras mais importantes de Nelson Rodrigues, conhecido por sua abordagem franca e provocativa sobre a vida e a sociedade brasileira, que é uma exploração sombria e emocionante das tensões familiares, dos segredos obscuros e dos tabus que cercam a vida doméstica.

A obra de Nelson Rodrigues é considerada uma das mais importantes do teatro brasileiro, por sua ousadia temática e estética, e "Álbum de Família" é um dos destaques de sua carreira. A peça foi adaptada para o cinema em 1967, em um filme dirigido por Braz Chediak, e continua sendo encenada nos dias de hoje, como uma referência do teatro brasileiro.

.

.

.

Ronald Sá, é ator, dramaturgo, diretor e professor de teatro. Tem mais de 30 textos teatrais escritos, tanto infantil e adulto. Mora em São Luís do Maranhão. Começou a se interessar pelas letras desde criança. Formado em Artes Cênicas, tem um grupo de teatro na periferia da cidade maranhense, o Núcleo de Produção Teoria das Artes, no Anjo da Guarda, bairro cultural, celeiro de vários artistas. Atuou, escreveu e dirigiu 26 espetáculos. No momento, escreve sua primeira série e e seu primeiro livro sobre o mundo teatral.

Ronald Sá
Enviado por Ronald Sá em 08/05/2023
Reeditado em 08/05/2023
Código do texto: T7783146
Classificação de conteúdo: seguro