Kagura, expulsa de casa pelo pai que, viúvo, não quis cuidar da filha de dez anos, chega deprimida à casa dos Isayama e Yomi busca romper a barreira e conquistar sua confiança.

 

 

GA-REI ZERO episódio 3: o Paraíso Perdido

 

GA-REI ZERO episódio 3: o Paraíso Perdido

Miguel Carqueija

 

Depois da cena final do capítulo 2, repetida no início do 3 — com Kagura na iminência de ser morta por uma Yomi totalmente descontrolada — a história retorna ao passado recente de três anos atrás, pela ótica de Kagura. Ela se refere em áudio, com voz suave, ao dia em que conheceu Yomi, que iria ser a sua irmã de criação, a sua “onee-chan”, numa amizade profunda e alegre. Então, o que poderia ter transformado Yomi naquele monstro assassino?

 

Kagura começa a se desinibir motivada pelo carinho de Yomi.

 

Yomi também é conquistada pela pureza de Kagura.

 

Resenha do seriado de animação “Ga-Rei Zero”, episódio 3, “Hora do encontro”. Estúdio A/C Spirits, Japão, 2008. Direção: Ei Aoki. Trilha sonora: Noriyasu Agematsu. Baseado no mangá "Ga-Rei", de Hajime Segawa.

Elenco de dublagem original:

Kagura Tsuchimiya..............................Minori Chihara

Yomi Isayama......................................Kaoru Mizuhara

Noriyuki Izuna.....................................Shinya Takahashi

Kazuki Sakuraba..................................Minoru Shiraishi

Garaku Tsuchimiya..............................Tetsuo Komura

Naraku Isayama...................................Mugi Hito

Mei Isayama........................................Ryoko Tanaka

Irmãos Nabuu......................................Norio Wakamoto

Chizuru Yonase....................................Chika Horikawa

Kazuhiro Mitogawa............................. Megumi Matsumoto

Ayame Jinguji.......................................Mai Aizawa

Yuu Isayama.........................................Takko Ishimore

Miku Manabe.......................................Nozomi Masu

Kohara Michael....................................Hirozaku Hiramatsu

Masaki Shindo......................................Tetsuya Kakihara

Yomi revela a Kagura que é filha adotiva.

 

“Naquele dia há três anos eu conheci uma garota que se perdeu na tristeza.”

(Tsuchimiya Kagura)

 

“Um encontro predestinado entre duas pessoas que carregam o fardo do destino.”

(Tsuchimiya Kagura)

 

“Yomi-onee-chan: o tio disse que você insistiu em ficar comigo. Por que?”

(Tsuchimiya Kagura)

 

“Por que será? Talvez eu só quisesse uma irmã mais nova.”

(Isayama Yomi)

 

Elas carregam o fardo do destino... de suas respectivas famílias.

 

A história é tanto mais pungente, quanto é detalhista em extremo. Basicamente, Kagura e Yomi pertenciam respectivamente a duas famílias tradicionais de exorcistas, Tsuchimiya e Isayama. Filha única, Kagura tinha dez anos quando sua mãe, que detinha o controle do Byakuei — uma fera espectral que há gerações servia à família — morre no combate a um espectro excepcionalmente forte. Viúvo, o pai de Kagura resolveu que não poderia criá-la e entregou-a à família Isayama. Kagura vai morar em casa de Naraku Isayama e conhece a sua filha adolescente Yomi — já uma grande guerreira exorcista — que utilizava a espada mística onde morava a fera espectral Ranguren, ou Nue, que parece um leão com muitos olhos.

Kagura estava profundamente deprimida e ainda presa à rígida educação do pai, mas Yomi a trata com tanto carinho e gentileza que a menina vai rapidamente se desinibindo e se entusiasmando com aquela amizade. Cenas singelas e até cômicas se sucedem, e afinal Kagura entra para a equipe de guerreiros exorcistas do Ministério do Meio Ambiente da qual Yomi faz parte: o chefe Iwahata, os irmãos Nobuu, além de Kazuki e Noriyuki, este último, noivo de Yomi e um tanto cínico.

O tempo passou. Anos felizes, apesar das lutas com espectros, zumbis e demônios. Yomi e Kagura são as melhores amigas do mundo. Mas... uma das canções da trilha sonora, tocando nos créditos finais, intitula-se “Paraíso Perdido”. O pequeno paraíso em que elas viviam. Quem assistiu os dois primeiros episódios sente a imensa tristeza do enredo.

 

Rio de Janeiro, 27 de abril de 2023.

 

O tempo passou e Kagura, agora com 13 anos, vê sua irmã mais velha como o seu paraíso particular.