NÃO IMPORTA QUEM SEJA A PUNIÇÃO DOA A QUEM DOER!!!

SERVIÇO DE UTILIDADE PÚBLICA DE QUE A LEI VALE PARA TODOS !!!

Militares do Exército são condenados à prisão após praticar “saidinha” contra civis

A extorsão foi praticada com o uso de viatura militar e armamentos

O Superior Tribunal Militar condenou dois militares do Exército a cinco anos e quatro meses de reclusão pelo crime de extorsão. A medida é uma revisão da pena recebida em primeira instância da Justiça Militar da União que foi de dois anos de reclusão.

O Ministério Público Militar recorreu da decisão em primeira instância para mudar o enquadramento do crime de concussão para extorsão, um crime com penas mais severas. Em novembro de 2016, os acusados, um cabo e um soldado do Exército, saíram do quartel onde serviam em uma viatura militar, a pretexto de realizarem orçamentos, mas na verdade queriam cometer crimes com o uso de pistolas 9mm do Exército. Ambos estavam fardados.

Os dois abordaram quatro pessoas em um mercado, exigiram que uma das vítimas entrasse na carroceria da viatura e a levaram para outro lugar, onde pressionaram o civil a ligar para seu patrão e exigir que ele trouxesse uma arma. Os militares a todo momento diziam à vítima que sabiam que no local de trabalho dela havia uma arma. Após receberem R$ 800,00 e um celular, os militares libertaram a vítima.

O caso resultou em um Inquérito Policial Militar aberto pelo Exército, que apurou as condutas criminosas. Comprovou-se, por meio do IPM, que ao menos três “saidinhas” dos militares aconteceram, o que mostrou a confiança em seus atos ilícitos e a certeza da impunidade por parte dos militares.

“Registre-se, ademais, que existem provas nos autos de que os denunciados saíram outras vezes com viaturas militares para realizar abordagens semelhantes e também rondas para esse fim. Entretanto, por impossibilidade de se identificarem outros ofendidos, bem como porque em algumas ocasiões ocorreram apenas rondas, sem abordagens, há manifestação de arquivamento em separado. Cabe mencionar, por derradeiro, que se trata de crime militar, pois praticado por militares em serviço”, informou a promotoria.

A comprovação da autoria se deu em função de testemunhas, documentais, pela confissão dos acusados, e também por filmagens, realizadas por uma testemunha no momento em que os militares saíam com a viatura após o sequestro.

Nota do divulgador:- Será que a Policia Militar ou a Civil que fazem algo de errado são punidos da mesma forma do Exército, ou uma punição bem mais branda de irem apenas tirar férias remuneradas no Presidio Romão Gomes???

ivanhoé e POR FRANZ - REVISTA SOCIEDADE MILITAR Fonte: https://www.stm.jus.br/informacao/agencia-de-noticias/item/12709-condenados-dois-militares-do-exercito-por-extorsao-contra-civil-usando-armas-e-viatura-da-forca
Enviado por ivanhoé em 20/04/2023
Reeditado em 20/04/2023
Código do texto: T7768164
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.