Axiomas de Zurique

AXIOMAS DE ZURIQUE

Resenha elaborada por Oscar Francisco Alves Junior

Esta análise aborda 2 pontos principais: 1) o autor da obra; 2) o conteúdo da obra.

1) O AUTOR DA OBRA: MAX GUNTHER

Max Gunther, nascido na 1927, Inglaterra, Reino Unido e falecido em 28 de junho de 1998, Connecticut, EUA, foi um jornalista e escritor anglo-americano e profícuo autor, tendo escrito 26 livros, entre eles Os Axiomas de Zurique, objeto desta resenha e best-seller sobre finanças.

A influência da família foi relevante na sua formação geral, contribuindo preponderantemente nos desdobramentos ocorridos que o levaram a efetuar seus estudos universitários, seus encaminhamentos profissionais e suas publicações que continuam inspirando gerações.

Seu pai Franz Heinrich era funcionário do Swiss Bank Corporation (SBC), um dos maiores bancos da Europa e que gerenciava grandes fortunas, sendo que por esse motivo foi transferido para gerenciar uma filial da instituição em New York.

Assim, quando Max estava com 11 anos migrou para os Estados Unidos e ali viveu, estudou e trabalhou.

Segundo consta Max Gunther conseguiu seu primeiro ganho de capital no mercado de ações quando tinha 13 anos de idade e depois disso não mais parou de lucrar.

Ele estudou na Universidade de Princeton, formando-se em 1949, tornando-se um escritor especializado em economia e finanças.

Também teve sua experiência militar servindo o exército norte-americano nos anos de 1950 e 1951.

Também trabalhou como repórter para a revista Time e como editor da revista Fortune.

Gunther é conhecido como um autor que expõe ideias e conceitos complexos, porém de uma forma mais simples de compreender.

Dentre outros livros publicados de Max Gunther podem ser citados:

The Weekenders (1964); The Split-Level Trap (1964); Wall Street and Witchcraft (1971); Os Muito Muito Ricos e Como Eles Chegaram Lá (1972); Milionários Instantâneos (1973);Writing and Selling a Nonfiction Book (1973); Virility 8: A Celebration of the American Male (1975); O Fator Sorte (1977); Como Ter Sorte (1986); D. B. Cooper: What Really Happened (1986); Doom Wind (1987); Confessions of a P.R. Man (1989).

Apesar de falecido em 1998, suas obras continuam atuais e úteis para investidores e traders no mundo todo, servindo para o Mercado de Ações, Mercado Forex e Mercado de Criptoativos.

2) O CONTEÚDO DA OBRA: OS AXIOMAS DE ZURIQUE

O livro Os Axiomas de Zurique, foi escrito em 1985, sendo traduzido para mais de 20 idiomas.

Das diversas publicações existentes a que foi utilizada para a presente análise é a versão da 19ª edição da Editora Best Business, com 208 páginas, no idioma português, ISBN-13 978-8568905159

O contexto histórico aponta que um grupo de empresários e banqueiros suíços após a 2ª Guerra Mundial resolveram ganhar dinheiro e especularam com ações, moedas, imóveis e mercadorias em geral, sendo bem sucedidos neste propósito. A forma de atuação foi sistematizada no livro através dos chamados axiomas, que são verdades financeiras validadas pelo uso universal de um dogma que se seguido gera aumento de rentabilidade.

Indo direto ao assunto identificam-se no livro 12 Axiomas Principais e 16 Axiomas Secundários, conforme sintetizado abaixo:

12 AXIOMAS PRINCIPAIS ou AXIOMAS MAIORES:

Em resumo os 12 axiomas de Zurique pode ser expostos da seguinte maneira:

1. RISCO: o risco é inevitável, mas pode ser gerenciado.

2. GANÂNCIA: a ganância é perigosa e pode prejudicar a capacidade de tomar decisões racionais.

3. ESPERANÇA: a esperança não é um método de investimento adequado.

4. PREVISÃO: prever o futuro é impossível e necessário.

5. PADRÕES: as oportunidades de lucro surgem quando as pessoas se comportam de forma previsível e seguem padrões.

6. MOBILIDADE: evite investimentos a longo prazo que prendam o seu capital e limitem a sua mobilidade.

7. INTUIÇÃO: a intuição pode ser um aliado poderoso, mas deve ser equilibrado com a razão.

8. RELIGIÃO: a religião e os investimentos devem ser separados.

9. OTIMISMO e PESSIMISMO: ambos são prejudiciais ao investimento.

10. CONSENSO: evite seguir o consenso e esteja preparado para agir de forma contrária a ele.

11. TEIMOSIA: seja flexível e esteja disposto a mudar de opinião.

12. PLANEJAMENTO: sempre tenha um plano de saída antes de entrar em um investimento.

16 AXIOMAS SECUNDÁRIOS ou AXIOMAS MENORES:

Complementares aos anteriores e ajudando aprofundar os conhecimentos sobre o mercado financeiro, além dos 12 Axiomas Principais também há 16 Axiomas Secundários, conforme consta abaixo:

1. Evite a tentativa de investir em empresas em dificuldades financeiras.

2. Antes de investir, sempre faça sua própria pesquisa.

3. Não tente prever os pontos de virada do mercado.

4. Não se preocupe com o preço de compra, se a empresa tem bons fundamentos.

5. Investir em títulos de alto rendimento pode ser arriscado, mas também pode ser altamente lucrativo.

6. O mercado de ações é um jogo de soma zero, ou seja, para cada comprador há um vendedor e vice-versa.

7. Compre ações quando o mercado está em queda e venda quando está em alta.

8. O sucesso em investimentos pode exigir a capacidade de fazer escolhas impopulares.

9. Evite investir em setores da moda.

10. Grandes mudanças acontecem devagar, depois de forma repentina.

11. Nunca confie em um investimento "seguro".

12. Não invista em empresas com dívida excessiva.

13. Conheça bem a indústria em que você está investindo.

14. Às vezes, é melhor não fazer nada do que tomar uma decisão ruim.

15. Evite investir em empresas que são alvo de governança.

16. Não invista mais do que você pode perder.

Tanto os 12 Axiomas Principais, quantos os 16 Axiomas Secundários destacam como elementos imprescindíveis a: A) disciplina; B) o gerenciamento de risco e C) a flexibilidade como necessários para alcançar sucesso nos investimentos e no trade.

Para quem deseja um breve resumo de cada um dos 12 Axiomas seguem abaixo as ideias gerais, sendo que para um aprofundamento na temática recomenda-se a leitura completa da obra.

Os ensinamentos deste livro podem ser aplicados em qualquer tipo de investimento.

O 1º Axioma Principal trata do Risco. A ideia ensinada é que se o investidor não está preocupado, então não estaria arriscando o suficiente, até porque o alto risco significa alto retorno, porque quanto menor for o risco, a rentabilidade é menor. A diferença é sutil, porém não se pode cair na tentação de pensar que quanto maior o risco seria maior a lucratividade.

Além disso, é preciso investir em ativos que realmente valham a pena e não diversificar indiscriminadamente. A diversificação até pode reduzir os riscos, mas por outro lado também reduz as chances de aumentar o capital.

O 2º Axioma Principal trata da Ganância. A ideia ensinada é que deve-se determinar previamente o quanto quer ganhar e quando atingir, então deve-se realizar o lucro e sair da negociação. Apenas com uma justificativa boa deve-se permanecer no negócio.

O 3º Axioma Principal trata da Esperança: A ideia é aprender aceitar pequenas perdas, caso identifique que a operação não tem chances de melhorar, então deve-se abandoná-la antes que piore.

O 4º Axioma Principal trata da Previsão: A ideia ensinada é não confiar em especialistas que fazem previsão do futuro, o que é impossível.

O 5º Axioma Principal trata dos Padrões: O ensinamento é que não se deve acreditar em fórmulas mágicas e deve-se fugir de especialistas que dizer ver ordem onde não existe, vez que não existe uma fórmula exata que sempre proporcionará ganhos.

O 6º Axioma Principal trata da Mobilidade: A ideia ensinada é que não se deve criar raízes em determinado investimento, seja por lealdade, saudade ou apego. Surgiu uma outra oportunidade melhor, então deve-se abandonar o investimento anterior e investir na novamente oportunidade que é mais rentável.

O 7º Axioma Principal trata da Intuição: O ensinamento transmitido é que somente deve-se acreditar em um palpite que possa ser explicado, caso contrário será confundido com esperança. Assim, é preciso revisar o histórico do ativo, relembrar o resumo de informações, basear-se em fatos, sendo cético para ingressar ou sair de uma operação. A intuição faz parte da especulação, porém não se pode confiar cegamente, por si só, na intuição sem qualquer suporte.

O 8º Axioma Principal trata da Religião e ocultismo: A ideia é que superstições devem ocupar o lugar delas e não servir de respaldo para entrar ou sair de uma operação financeira. A tomada de decisão é sua responsabilidade e não pode ser transferida para o sobrenatural, pois caso contrário a pessoa fica em estado relaxado e pode sofrer prejuízos. A tomada de decisão deve apoiar-se no seu conhecimento e não no além. Não importa se uma vez ou outra as previsões, astrologia, tarô ou outra forma de ocultismo acertou determinada operação financeira, na realidade enquadram-se na categoria de palpites.

O 9º Axioma Principal trata do Otimismo e Pessimismo: A ideia é demonstrar que a pessoa otimista espera que o melhor aconteça, porém o investidor e o trader devem ser confiantes e não simplesmente otimistas, pois o confiante é a pessoa que sabe administrar o pior, o que seria um uso construtivo do pessimismo. O otimismo precisa ser avaliado, justificado e comprovado com fatos.

O 10º Axioma Principal trata do Consenso: Em se tratando de ganhos em mercado financeiro os fatos demonstram que não se deve seguir a maioria, pois geralmente está errada, o que não quer dizer que sempre esteja errada. Deve-se evitar investimentos e trades da moda, pois frequentemente o melhor momento de compra de um ativo é quando ninguém quer. E o melhor momento de venda por vezes é quando todos querem. Desta forma, aumenta-se a possibilidade de comprar na região do preço baixo e vender na região do preço mais alto.

O 11º Axioma Principal trata da Teimosia: Se algo já deu errado não é adequado ficar insistindo no erro, pois pode gerar uma obsessão ficar insistindo em se vingar do ativo e arrancar dele o que perdeu. É preciso utilizar bem a liberdade de escolha dos ativos em que se pretende operar, optar racionalmente e não por teimosia, perdendo novas oportunidades.

O 12º Axioma Principal trata do Planejamento: Deve-se fugir os planos de longo prazo, pois todo dia ocorre mudança e não se pode garantir o futuro. É necessário ser flexível, pois o contexto social, econômico e político mudam e não há como controlar o futuro e não se deve enraizar em determinadas situações, conforme já ensinado em axiomas anteriores.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O livro Axiomas de Zurique apresenta lições interessantes ensejando reflexão sobre para axioma, seja principal ou secundário. Gunther não faz diferença entre investidores e especuladores, o que é um problema para alguns.

Em vários pontos Axiomas de Zurique apresenta ensinamentos diversos de outros, tais como dos Axiomas de Omaha que utiliza a estratégia do “Value Investing”.

Também diverge dos ensinamentos de Benjamin Graham na obra “O investidor inteligente”.

Os ensinamentos provocativos de Gunther conduzem a necessidade de uma constante autoavaliação e ceticismo com pessoas e livros que apresentam fórmulas garantidas e certeza quanto ao futuro.

A experiência dos especuladores suíços é explorada como exemplo, vez que foram bem sucedidos em seu objetivo de lucrar com imóveis, ações e moedas.

Cada pessoa deve ter seus próprios estudos e estratégias, porém vale a pena refletir sobre a experiência prática dos suíços sistematizada nesse livro.