REGIÃO DE CAMPINAS NA ROTA DO PCC!!!

Prisões de 6 suspeitos de planejar morte de Moro e outros agentes públicos foram em região com reduto histórico de facção; entenda

Promotor do Gaeco do MP-SP lista motivos que contribuíram para presença histórica de facção em Campinas e cidades do entorno. Operação Sequaz, da PF, terminou com nove prisões após cumprimento de mandados em SP, Paraná, Rondônia, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul.

As prisões de seis dos nove suspeitos de planejar sequestrar e matar os agentes públicos, incluindo o senador Sérgio Moro (União Brasil), aconteceram em uma região considerada como "reduto forte e histórico" da facção que age inclusive dentro dos presídios e fora do país.

A avaliação sobre o PCC em Campinas ( SP) e municípios do entorno foi feita por um promotor do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público de São Paulo (MP-SP), ouvido pelo g1.

A Operação Sequaz, deflagrada pela Polícia Federal (PF) na manhã desta quarta-feira (22), cumpriu 24 mandados de busca e apreensão e 11 de prisão nos estados de São Paulo, Paraná, Rondônia, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul. Veja abaixo detalhes.

Entre os presos da região de Campinas, estão quatro homens e duas mulheres alvos de mandados de prisão, além de um homem preso em flagrante com documento falso - mas que a princípio não tem nenhum elo com o planejamento do grupo alvo da PF no país. As outras duas prisões registradas durante o andamento da operação foram na capital paulista e em Guarujá (SP).

"A região de Campinas sempre foi um reduto muito forte do PCC, desde a época do próprio Andinho [Wanderson Nilton de Paula, preso na Penitenciária Federal de Brasília desde 2018 após condenações por uma série de crimes como sequestro, roubo, homicídio e tráfico de drogas].

Não é algo recente, mas sim histórico e por conjugação de fatores", disse o promotor, que preferiu não ser identificado.

O narcotraficante Andinho está preso desde 2002. Em 2013, o próprio MP-SP mencionou que ele ainda comandava o tráfico de drogas na região de Campinas, embora estivesse na penitenciária de Presidente Venceslau (SP). No mesmo ano, um criminoso que teria ligação com o Andinho que foi preso suspeito de planejar a morto de promotores do Gaeco, em Campinas (SP).

"Campinas é perto da capital, um lugar que tem grandes centros de criminalidade, e a atuação do Andinho no passado fortaleceu o crime organizado, e [ele] já planejou matar agentes públicos [...] Crimes como tráfico de drogas, roubos a banco e a carros-fortes são bem ligados ao PCC", falou o promotor, dizendo que as prisões registradas nesta manhã "não chegam a surpreender".

O g1 solicitou posicionamento da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) sobre o combate à facção. Em nota, a assessoria da pasta alegou somente que as informações que deram início à Operação Sequaz foram identificadas por meio de uma investigação do MP-SP em conjunto com a Polícia Militar, por meio de cooperação, e a apuração foi encaminhada à PF por conta dos alvos.

"Nesta quarta-feira, policiais da Rota prestaram apoio à PF no cumprimento de mandados de prisão e de busca e apreensão contra membros de uma facção criminosa que planejava realizar sequestros e assassinatos de autoridades", informa texto da assessoria.

Veja o balanço dos mandados de prisão e busca e apreensão no estado de São Paulo:

· Americana - 1

· Sumaré - 7

· Hortolândia - 2

· Santa Bárbara d'Oeste - 2

· Nova Odessa - 1

· São Bernardo do Campo - 1

· Diadema - 1

· Guarujá - 7

· Andradina - 1

ivanoterrível e Por Fernando Pacífico e Marcello Carvalho
Enviado por ivanoterrível em 30/03/2023
Código do texto: T7752152
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.