Noriyuki abandona Kagura na hora em que deveria ter ficado com ela.

 

GA-REI ZERO episódio 2: as irmãs de criação

 

GA-REI ZERO episódio 2: as irmãs de criação

Miguel Carqueija

 

Depois do ritmo vertiginoso e de difícil compreensão do primeiro capítulo, que se concentra nos esforços de uma equipe de elite de exorcistas do Ministério da Defesa do Japão, que são mostrados em suas nuances psicológicas e no fim, como por brincadeira, são todos mortos (ou seja, não tinham grande importância na trama), o capítulo 2 chega finalmente aos personagens principais, que pertencem à equipe de combate sobrenatural do Ministério do Meio Ambiente.

A situação emblemática de “Ga-Rei Zero” é basicamente essa: havia duas irmãs de criação, Kagura Tsuchimiya e Yomi Isayama, pertencentes a duas tradicionais famílias de exorcistas. Elas trabalham no departamento de “desastres sobrenaturais” do Ministério do Meio Ambiente. Yomi, porém, estava desaparecida, para grande angústia de Kagura, sua irmã mais nova, de criação. E quando Yomi reaparece é como um “categoria A” (demônio), mesmo sem perder sua aparência de bela adolescente (uns 16 anos).

Assim, ela e o misterioso grumete das borboletas são os “categoria A” que estão por trás do desencadear de espectros categorias B, C e D, em regiões de Tóquio.

A notar: o ciúme arrogante dos militares que controlam o departamento de exorcistas do Ministério da Defesa, quando a diretora da equipe similar do Meio Ambiente, Jinguji Ayame, aparece em sua reunião (ela anda em cadeira de rodas, conduzida pela secretária Nikaido Kiri). Meio zombeteira em sua gentileza, Ayame deixa claro (coadjuvada por uma altiva Kiri) que aqueles homens precisam colaborar, pois perderam numa só noite quase todos os agentes.

E também: o “kasha”, gigantesco animal espiritual destruidor, que dois batalhões não foram suficientes para conter, a Kagura, de 13 anos, liquidou em dois segundos. Por que não a chamaram desde o início?

 

Ayame zomba dos ciumentos militares que não vêem com bons olhos o Ministério do Meio Ambiente.

Resenha do seriado de animação “Ga-Rei Zero”, episódio 2, “Manifestação de ódio”. Estúdio A/C Spirits, Japão, 2008. Direção: Ei Aoki. Trilha sonora: Noriyasu Agematsu.

 

Kagura: vitória fácil sobre o monstro "Kasha" (espectro categoria B) que exterminou dezenas de agentes exorcistas.

 

 

Elenco de dublagem original:

Kagura Tsuchimiya..............................Minori Chihara

Yomi Isayama......................................Kaoru Mizuhara

Noriyuki Izuna.....................................Shinya Takahashi

Kazuki Sakuraba..................................Minoru Shiraishi

Garaku Tsuchimiya..............................Tetsuo Komura

Naraku Isayama...................................Mugi Hito

Mei Isayama........................................Ryoko Tanaka

Irmãos Nabuu......................................Norio Wakamoto

Chizuru Yonase....................................Chika Horikawa

Kazuhiro Mitogawa............................. Megumi Matsumoto

Ayame Jinguji.......................................Mai Aizawa

Yuu Isayama.........................................Takko Ishimore

Miku Manabe.......................................Nozomi Masu

Kohara Michael....................................Hirozaku Hiramatsu

Masaki Shindo......................................Tetsuya Kakihara

O dilema terrível de Kagura: como lutar com sua irmã de criação?

 

Yomi sabe que Noriyuki, por sua covardia, não virá socorrer Kagura.

 

“E quando isso acontecer, vocês ainda serão capazes de lidar com a situação?”

(Ayame Jinguji)

 

“Os alvos dela somos nós, do Ministério do Meio Ambiente.”

(Noriyuki Izuna)

 

“Um dia prometi ao meu coração que se você se afogasse na espiral da lamentação, eu a salvaria.”

(canção-tema)

 

“Você mataria alguém a quem ama, por amor?”

(bordão da série)

 

Mesmo derrubada e com a espada no pescoço, Yomi zomba de Kagura, sabendo que a bondade desta a impede de matar.

Quando fica claro pelas filmagens que Yomi é quem exterminou o DTE 4, a ordem é dada e surpreende Iwahata, o chefe da equipe de Kagura, à qual pertencem os exóticos irmãos Nabuu (que têm o mesmo nome e são gêmeos; isto seria um costume de sua região, provavelmente são da Oceania), Noriyuki (noivo de Yomi) e Kazuki. A ordem é liquidar Yomi. Como a luta agora com zumbis (“mouryou”) prossegue, apenas Kagura e Noriyuki vão atrás de Yomi, que controla um ga-rei (besta espiritual), o Ranguren, que serve à família Isayama.

Quando porém Kagura e Noriyuki (que controla pequenos ga-reis tipo doninhas) se separam num túnel subterrâneo, ocorre uma cena antológica. Pois Kagura, que é pura e inocente, nem pensa em matar Yomi: a ficha não caiu. Só que Yomi a ataca sem motivo e com ferocidade. Kagura está numa situação difícil. Ela chega a derrubar Yomi e imobilizá-la com a espada junto ao seu pescoço. Sabendo de antemão que Kagura não irá matá-la, Yomi debocha dela e afinal vira o jogo, colocando Kagura em desvantagem. No fim do episódio a vida de Kagura está por um fio.

O que pode ter levado uma pessoa que era tão boa, como Yomi, a se tornar um monstro violento e assassino?

É o que o seriado irá mostrar a partir do terceiro capítulo.

 

Rio de Janeiro, 25 de março de 2023.

 

Tsuchimiya Kagura é uma das personagens mais bondosas dos animês. Embora superior em combate a Isayama Yomi, lutar com a pessoa a quem ela mais ama - sua irmã mais velha, de criação - é algo inacreditável. Yomi se aproveitará disso.