MAN EQUALS MAN
A peça "Man Equals Man" (também conhecida como "A Man's A Man") de Bertolt Brecht aborda temas como a manipulação da identidade e a desumanização do indivíduo. A história gira em torno de um soldado chamado Galy Gay, que é enganado e manipulado por um grupo de soldados que o convencem a se juntar ao exército deles, mesmo que ele não tenha interesse nisso. Ao longo da peça, Galy Gay é submetido a uma série de testes e experimentos que visam transformá-lo em um soldado perfeito, capaz de seguir ordens sem questionar. Ele é forçado a mudar sua aparência e personalidade, a fim de se adaptar às demandas do exército.
O tema principal da peça é a crítica à ideia de que a identidade humana pode ser moldada e manipulada de acordo com as necessidades de um sistema ou instituição. Brecht denuncia a desumanização que ocorre quando as pessoas são tratadas como objetos a serem moldados e manipulados em vez de serem valorizadas por suas identidades individuais. Além disso, a peça também faz uma crítica social, expondo a natureza cruel e corrupta do poder e do controle social, representados pelo exército e pelas forças políticas que o apoiam. Através de sua sátira e ironia, Brecht destaca a necessidade de resistir a essas forças e lutar por nossa humanidade e liberdade.
"Man Equals Man" é dividida em vários diálogos entre os personagens, que discutem questões como identidade, poder e manipulação. Aqui estão alguns exemplos de diálogos:
DIÁLOGO 1:
Personagem 1: "O que é um homem?"
Personagem 2: "Um homem é um ser humano."
Personagem 1: "Mas isso é muito vago. O que significa ser um ser humano?"
Personagem 2: "Significa ter uma consciência, uma vontade, uma capacidade de escolha."
DIÁLOGO 2:
Personagem 1: "Quem manda aqui?"
Personagem 2: "O chefe."
Personagem 1: "E quem é o chefe?"
Personagem 2: "Quem tem mais poder, é claro."
Personagem 1: "E quem dá poder ao chefe?"
Personagem 2: "Nós, os trabalhadores."
DIÁLOGO 3:
Personagem 1: "Por que você faz o que o chefe manda?"
Personagem 2: "Porque ele paga o meu salário."
Personagem 1: "Mas você não tem uma vontade própria?"
Personagem 2: "Tenho, mas se eu não fizer o que ele manda, perco o emprego."
DIÁLOGO 4:
Personagem 1: "Por que vocês estão lutando?"
Personagem 2: "Porque queremos liberdade e justiça."
Personagem 1: "E o que é liberdade e justiça?"
Personagem 2: "Liberdade é poder decidir o nosso próprio destino e justiça é ter as mesmas oportunidades e direitos para todos."
Esses são apenas alguns exemplos dos diálogos presentes na peça "Man Equals Man". Cada diálogo aborda uma questão diferente e apresenta uma visão crítica e reflexiva sobre a sociedade e as relações humanas.
.
.
.
Ronald Sá, é ator, dramaturgo, diretor e professor de teatro. Tem mais de 30 textos teatrais escritos, tanto infantil e adulto. Mora em São Luís do Maranhão. Começou a se interessar pelas letras desde criança. Formado em Artes Cênicas, tem um grupo de teatro na periferia da cidade maranhense, Anjo da Guarda. Bairro cultural, celeiro de vários artistas. Atuou, escreveu e dirigiu 26 espetáculos.