A VIDA DE GALILEU
"A Vida de Galileu" é uma peça escrita pelo dramaturgo alemão Bertolt Brecht em 1938. A história é baseada na vida do astrônomo italiano Galileu Galilei, que desafiou a Igreja Católica ao afirmar que a Terra girava em torno do sol e não o contrário, como acreditavam os dogmas religiosos da época. Na peça, Galileu é retratado como um cientista brilhante, mas também como um homem ambicioso e egoísta que, em sua busca pela verdade, coloca em risco a sua própria vida e a de sua família. Através de seus diálogos com outros personagens, a peça apresenta temas como a luta entre ciência e religião, a ética da pesquisa científica, a política e a corrupção.
Diálogos dos personagens:
Galileu: "Eu vi as luas de Júpiter e o universo nunca mais será o mesmo."
Andrea Sarti: "O que você está fazendo, Galileu? Está colocando em risco sua reputação e sua vida."
Cardeal Barberini: "Galileu, a Igreja não pode permitir que você ensine essas coisas perigosas."
Galileu: "Mas a verdade não pode ser reprimida. O universo não gira em torno da Terra, mas sim do Sol."
Sagredo: "Galileu, você não pode fazer isso. Você sabe o que vai acontecer."
Galileu: "Eu tenho que seguir a verdade, Sagredo. Não posso negar a evidência diante dos meus olhos."
Virgínia: "Papai, por que eles estão te tratando assim?"
Galileu: "Eu sei que pode parecer estranho agora, minha filha, mas um dia você entenderá que eu fiz isso pela verdade e pela ciência."
Padre Vanni: "Galileu, você é um herege e deve renunciar às suas ideias."
Galileu: "Eu não posso renunciar à verdade. Eu sei o que vi e não posso negá-lo."
A trama se passa na Itália do século XVII e gira em torno do famoso cientista Galileu Galilei e sua luta para provar suas teorias científicas revolucionárias, que desafiavam as crenças religiosas da época.
Aqui estão alguns e outros diálogos dos personagens principais da peça:
Galileu Galilei: "Eppur si muove!" ("E no entanto ela se move!") - essa é a famosa frase que Galileu teria dito após ser condenado pela Inquisição por defender a teoria heliocêntrica de Copérnico, que afirmava que a Terra girava em torno do Sol.
Andrea Sarti: "Não posso compreender porque os homens temem a verdade. Ela só pode ser boa. Não pode ser má. A verdade é sempre bela, embora possa ser horrível às vezes."
Sagredo: "Acredito que a ciência deva ser sempre livre para investigar, sem que nenhum poder a restrinja, por mais bem intencionado que seja."
Cardeal Bellarmin: "Deus não pode ser contrariado, nem mesmo pela verdade científica."
A trama da peça gira em torno da luta de Galileu para provar sua teoria heliocêntrica e suas consequências, incluindo sua condenação pela Inquisição e sua renúncia pública de sua crença na teoria para evitar a morte. A peça também explora temas como o conflito entre a ciência e a religião, o papel do conhecimento na sociedade e a ética da manipulação da verdade em nome do bem maior. A peça foi escrita em um momento de crescente tensão na Europa, pouco antes da eclosão da Segunda Guerra Mundial, e reflete o compromisso de Brecht com a ideia de que o teatro deve ser um instrumento de transformação social e política. "Vida de Galileu" é considerada uma das obras mais importantes do teatro do século XX.
.
.
.
Ronald Sá, é ator, dramaturgo, diretor e professor de teatro. Tem mais de 30 textos teatrais escritos, tanto infantil e adulto. Mora em São Luís do Maranhão. Começou a se interessar pelas letras desde criança. Formado em Artes Cênicas, tem um grupo de teatro na periferia da cidade maranhense, Anjo da Guarda. Bairro cultural, celeiro de vários artistas. Atuou, escreveu e dirigiu 26 espetáculos.