Lições do filme Divertida mente

Após assistirmos a animação notamos como não existem sentimentos bons e ruins, todos os sentimentos são necessários para o nosso desenvolvimento psíquico.

Todos os sentimentos são importantes

Ao contrário do que nos faz crer a sociedade contemporânea, a tristeza é essencial para a nossa vida.

O nojo também é importante, porque de certa forma nos protege. O medo também não deve ser desprezado porque nos mantém em segurança.

A importância das memórias

Aprendemos a partir da observação do cérebro de Riley como acontecimentos externos repercutem em nós internamente e como a nossa personalidade está intrinsecamente relacionada às nossas memórias.

Somos aquilo que vivemos e as memórias vão sendo armazenadas carregadas de sentimentos.

• A memória vai sendo apagada aos poucos e a metáfora das esferas que vão desaparecendo é precisa para retratar o que se passa na nossa mente.

Não somos capazes de armazenar tudo aquilo que vivemos, por isso as recordações vão gradativamente sendo apagadas.

Mudar é preciso

O filme aborda como a mudança é um imperativo da vida: com o passar do tempo precisamos mudar e somos frequentemente colocados à prova.

Muitas vezes acomodados na nossa zona de conforto, custamos a aceitar as mudanças que a vida nos impõe, mas a verdade é que somos constantemente empurrados para novas situações com as quais não sabemos inicialmente como lidar.

Divertida mente nos ensina que se adaptar as novas realidades é preciso, ainda que seja um movimento difícil a princípio.

As crises são importantes para o crescimento

Riley ao longo da narrativa passa por uma série de crises e momentos difíceis onde os seus sentimentos são testados.

Frustração, raiva, injustiça - as crises representam um turbilhão de afetos com os quais não sabemos lidar. Mas a verdade é que esses instantes são essenciais para o crescimento da protagonista - e também para o nosso crescimento individual.

Crises são oportunidades para encararmos o mundo de outra forma e para nos redescobrirmos.

Dra Gabriella Oliveira [2023] ‐ Direitos autorais reservados

Obs: Fiz pesquisa e fui escrever o texto sobre as emoções no cotidiano.

Bella Oliveira
Enviado por Bella Oliveira em 24/03/2023
Reeditado em 24/03/2023
Código do texto: T7747629
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.