TERROR E MISÉRIA NO TERCEIRO REICH
"Terror e Miséria no Terceiro Reich" é uma peça teatral escrita pelo dramaturgo alemão Bertolt Brecht. A obra foi publicada em 1938 e é composta por uma série de 24 cenas curtas que retratam a vida cotidiana de pessoas comuns durante a ascensão do regime nazista na Alemanha. A peça aborda temas como a perseguição aos judeus, a supressão da liberdade de expressão e a violência policial, entre outros aspectos da ditadura nazista. Brecht utiliza um estilo de teatro épico para destacar a natureza histórica e social dos eventos retratados, buscando conscientizar o público sobre as consequências do poder autoritário.
Cada cena é autônoma, mas todas elas se conectam em torno de um tema central: a dominação nazista sobre a vida dos cidadãos alemães. A peça é marcada pela ironia e pelo humor negro, que ajudam a enfatizar a hipocrisia e a crueldade do regime nazista. "Terror e Miséria no Terceiro Reich" é considerada uma das obras mais importantes de Brecht e um marco no teatro político do século XX. Ela também é vista como um alerta contra a opressão e a injustiça, e uma chamada à resistência contra regimes autoritários.
"Terror e Miséria do Terceiro Reich" é uma série de cenas teatrais, retratando o cotidiano de pessoas comuns sob o regime nazista na Alemanha. Abaixo, estão alguns diálogos dos personagens em algumas das cenas:
Cena 1: "A Preparação do Café"
Mãe: "Todas as noites eles batem à porta. Todas as noites! Eles dizem que querem o pai, mas não é o pai que eles querem."
Filha: "Por que eles querem o pai?"
Mãe: "Eles o acusam de falar contra o Führer."
Filha: "Mas ele nunca falou contra o Führer!"
Mãe: "Isso não importa. Eles não precisam de provas agora."
Cena 5: "Os Terroristas"
Policial: "O senhor sabe quem são os terroristas?"
Homem: "Não, senhor."
Policial: "Então, como você sabe que não é um deles?"
Homem: "O que o senhor quer dizer?"
Policial: "Eu quero dizer que qualquer um pode ser um terrorista. Você pode ser um terrorista. Eu posso ser um terrorista. Ninguém está seguro."
Cena 6: "A Entrevista"
Oficial: "Você sabe por que estamos fazendo essas perguntas?"
Homem: "Não, senhor."
Oficial: "Para garantir que todos estejam do mesmo lado. Para garantir que não haja dissidência. Para garantir que o povo esteja unido em torno do Führer."
Cena 10: "A Informante"
Mulher: "Eu não quero fazer isso."
Policial: "Você não tem escolha. Ou você coopera, ou você é presa."
Mulher: "Mas eu não sei de nada."
Policial: "Você sabe mais do que pensa. Todos sabem mais do que pensam. Agora, me diga, quem são seus amigos? Quem você vê com frequência?"
Esses são apenas alguns exemplos dos diálogos tensos e ameaçadores que permeiam a peça " Terror e Miséria do Terceiro Reich". Brecht usa o teatro como uma ferramenta para destacar o poder do Estado e as maneiras pelas quais a vida das pessoas é afetada pelo regime autoritário.
.
.
.
Ronald Sá, é ator, dramaturgo, diretor e professor de teatro. Tem mais de 30 textos teatrais escritos, tanto infantil e adulto. Mora em São Luís do Maranhão. Começou a se interessar pelas letras desde criança. Formado em Artes Cênicas, tem um grupo de teatro na periferia da cidade maranhense, Anjo da Guarda. Bairro cultural, celeiro de vários artistas. Atuou, escreveu e dirigiu 26 espetáculos.