BAAL
"Baal" é uma peça escrita pelo dramaturgo alemão Bertolt Brecht em 1918. A peça conta a história de Baal, um poeta boêmio e destrutivo que vive à margem da sociedade e busca a experiência em todos os sentidos. Baal é um personagem imoral e autodestrutivo, que não se importa com as consequências de seus atos e relacionamentos. A peça é uma crítica à sociedade burguesa e ao conformismo, e também aborda temas como o poder da arte, a luta de classes e a alienação. "Baal" é considerada uma das primeiras peças importantes de Brecht e apresenta algumas das técnicas que ele usaria em suas obras posteriores, como a distanciação e o uso de canções para comentar a ação na peça.
A trama é centrada na vida de um poeta boêmio e errante chamado Baal, que é retratado como um indivíduo egocêntrico, hedonista e autodestrutivo. Aqui estão alguns pontos importantes da trama:
Baal é um poeta que vive uma vida de excessos. Ele consome álcool e drogas, tem inúmeros casos amorosos e é cruel com as pessoas ao seu redor.
Baal é uma figura carismática que atrai seguidores, mas também é desprezado por muitos.
Ao longo da peça, Baal é confrontado com as consequências de suas ações, incluindo a morte de algumas das pessoas que o amam.
A peça é dividida em episódios que mostram Baal em diferentes cenários e situações, incluindo em uma taberna, em uma floresta e em um tribunal.
A peça também explora temas como a arte, a natureza, a sexualidade e a morte.
A peça contém vários diálogos entre Baal e outros personagens ao longo da trama. Alguns exemplos de diálogos notáveis incluem:
O diálogo inicial entre Baal e Ekart, seu amigo e poeta, onde eles discutem sobre a natureza da arte e a importância da originalidade.
O diálogo entre Baal e Mech, uma mulher que se apaixona por ele, onde eles discutem sobre amor, sexo e desejo.
O diálogo entre Baal e Johanna, uma mulher que trabalha em um bordel, onde eles discutem sobre as condições de vida das mulheres e a exploração sexual.
O diálogo entre Baal e um fazendeiro, onde eles discutem sobre a propriedade e a luta de classes.
O diálogo final entre Baal e Johannes, um antigo amigo, onde Baal reflete sobre sua vida e seus erros antes de morrer. Esses diálogos e outros na peça são frequentemente marcados pela crueza e pelo realismo, bem como pela crítica social e política característica do teatro de Brecht.
No final da peça, Baal é condenado à morte por um assassinato que cometeu, mostrando as consequências de sua vida autodestrutiva. No geral, "Baal" é uma peça sombria e provocativa que critica a sociedade e a cultura do início do século XX.
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Ronald Sá, é ator, dramaturgo, diretor e professor de teatro. Tem mais de 30 textos teatrais escritos, tanto infantil e adulto. Mora em São Luís do Maranhão. Começou a se interessar pelas letras desde criança. Formado em Artes Cênicas, tem um grupo de teatro na periferia da cidade maranhense, Anjo da Guarda. Bairro cultural, celeiro de vários artistas. Atuou, escreveu e dirigiu 26 espetáculos.