A MEGERA DOMADA
"A Megera Domada" é uma famosa peça de teatro do dramaturgo inglês William Shakespeare, escrita por volta de 1590. A história gira em torno de Catarina, uma jovem conhecida por sua personalidade forte e temperamental, que se tornou infame na cidade por sua língua afiada e por ser difícil de lidar. Seu pai, Batista, está determinado a casar Catarina antes de sua irmã mais nova, Bianca, que é mais dócil e desejada pelos pretendentes da cidade. Mas nenhum homem parece disposto a se casar com Catarina, até que Petrúquio, um cavalheiro de Verona, chega à cidade em busca de uma esposa rica. Ele decide desafiar Catarina e conquistá-la, não por amor, mas por dinheiro.
Petrúquio usa táticas incomuns para domar a personalidade forte de Catarina e torná-la uma esposa submissa, incluindo privá-la de comida e sono. Eventualmente, Catarina se rende ao seu domínio e se torna uma esposa dócil, e o casamento deles é celebrado. A peça é repleta de diálogos ágeis e divertidos, com várias cenas de conflito entre os personagens. Um exemplo é o diálogo abaixo, quando Petrúquio chega atrasado para o casamento:
...
Catarina: "Assim, Petrúquio, é este o seu estilo, chegar tarde para o seu próprio casamento?"
Petrúquio: "Bem, eu não diria isso, minha doce Catarina. Mas chegar cedo é desespero, e eu odeio o desespero."
Catarina: "Você me envergonha, ficando assim diante dos meus parentes."
Petrúquio: "Não me importo com isso, minha querida. Não sou mais importante do que meus sapatos? Mas se você quiser que eu vá embora, eu irei embora."
Catarina: "Não, não vá embora. Você me aborrece, mas acho que vou suportar você."
...
Além dos personagens principais, a peça apresenta uma série de personagens secundários, como o pai de Catarina, que tenta casar sua filha mais nova com um pretendente rico, e o irmão de Petrúquio, que se apaixona pela irmã de Catarina. A peça termina com um final feliz, com Catarina e Petrúquio se reconciliando e todos os personagens encontrando seus pares românticos.
Embora a peça tenha sido escrita há mais de quatrocentos anos, "A Megera Domada" ainda é encenada e estudada em todo o mundo, e continua a gerar discussões sobre questões como as relações de poder entre homens e mulheres e a manipulação emocional nas relações.
.
.
.
Ronald Sá, é ator, dramaturgo, diretor e professor de teatro. Tem mais de 30 textos teatrais escritos, tanto infantil e adulto. Mora em São Luís do Maranhão. Começou a se interessar pelas letras desde criança. Formado em Artes Cênicas, tem um grupo de teatro na periferia da cidade maranhense, Anjo da Guarda. Bairro cultural, celeiro de vários artistas. Atuou, escreveu e dirigiu 26 espetáculos.