A TEMPESTADE
"A Tempestade" é uma das últimas peças escritas por William Shakespeare. Ela conta a história de um ex-duque de Milão chamado Prospero, que foi traído por seu irmão Antonio e deixado para morrer em uma ilha deserta. Lá, Prospero aprende a controlar os espíritos da ilha e usa seus poderes para convocar uma tempestade que faz com que seu irmão e outros inimigos sejam encalhados na ilha.
A partir daí, a trama se desenrola com Prospero manipulando as situações para conseguir sua vingança e restaurar sua posição como duque de Milão. Enquanto isso, sua filha Miranda se apaixona pelo filho do rei de Nápoles, um dos náufragos, e Prospero precisa decidir se irá permitir que esse romance aconteça ou não.
A peça é famosa por explorar temas como vingança, perdão, amor e redenção, e também apresenta personagens mágicos como Ariel, um espírito controlado por Prospero, e Caliban, um nativo da ilha que se torna o servo de Prospero.
Abaixo estão alguns diálogos importantes dos personagens:
Próspero:
"Nós somos feitos da mesma matéria dos sonhos; nossa vida pequena é cercada pelo sono."
"Não há outro sustento para a minha vida além da esperança de que algum dia eu possa ver meus inimigos pagarem pelos males que me fizeram."
Ariel:
"Aqui, nesta ilha encantada, eu moro com graça e liberdade."
"Todas as suas ordens eu executarei, mas quando for feito, terei que voar para longe."
Caliban:
"Você me ensinou a sua linguagem, mas me esqueceu de como rugir."
"Esta ilha é minha, minha mãe me deu, e você roubou dela."
Miranda:
"Ó admirável mundo novo, que tem tão belas criaturas nele!"
"Eu não conheço nenhuma outra criatura que seja bondosa ou gentil, exceto meu pai."
Trínculo:
"Estou com frio. Se eu não tomar cuidado, pegarei uma pulmonia."
"Se esses bêbados não tivessem me acordado, eu teria dormido o resto da minha vida."
Stephano:
"Todas as criaturas da minha espécie são perdidas em sua loucura."
"Eu farei deste lugar minha casa e governarei esta ilha com minha bebida."
Esses são apenas alguns exemplos de diálogos importantes dos personagens de A Tempestade.
A peça tem muitos outros personagens e linhas memoráveis, e vale a pena lê-la ou assisti-la na íntegra.
.
.
.
Ronald Sá, é ator, dramaturgo, diretor e professor de teatro. Tem mais de 30 textos teatrais escritos, tanto infantil e adulto. Mora em São Luís do Maranhão. Começou a se interessar pelas letras desde criança. Formado em Artes Cênicas, tem um grupo de teatro na periferia da cidade maranhense, Anjo da Guarda. Bairro cultural, celeiro de vários artistas. Atuou, escreveu e dirigiu 26 espetáculos.