REI LEAR

"Rei Lear" é uma das mais famosas peças de teatro escritas por William Shakespeare, que foi publicada pela primeira vez em 1608. A peça é uma tragédia que gira em torno de um rei idoso, Lear, que decide dividir seu reino entre suas três filhas - Goneril, Regan e Cordélia - com base em como elas professam seu amor por ele. O problema é que o rei Lear acaba se desiludindo com suas duas filhas mais velhas, que demonstram ser gananciosas e egoístas, e acaba sendo traído por elas.

Goneril e Regan, que são gananciosas e desonestas, elogiam excessivamente o pai para obter suas porções do reino, enquanto Cordélia, a mais jovem e sincera, se recusa a participar do jogo de bajulação e, portanto, é deserdada. Logo depois, Lear percebe seu erro e se arrepende amargamente, mas é tarde demais.

A partir daí, a trama gira em torno das consequências dessa divisão do reino e das escolhas feitas pelos personagens. Há lutas pelo poder e traições, e Lear é forçado a enfrentar sua própria mortalidade e a perda de tudo o que valorizava. A peça é uma meditação sobre temas como a velhice, a sabedoria, a família e a justiça divina.

[...]

LEAR: Cordélia, Cordélia, fique conosco; não precisamos de mais nada. Cordélia, não és minha filha?

CORDELIA: Não, senhor, não sou mais do que o amor que vos dedico.

LEAR: Não tens nada para me dizer? Nada a acrescentar?

CORDELIA: Não, senhor.

LEAR: Então, que maldição caia sobre ti por toda a eternidade!

[...]

A trama de "Rei Lear" é repleta de conflitos, tanto entre os personagens quanto dentro de cada um deles. Alguns dos principais conflitos da história incluem:

Conflito entre pai e filhas: O conflito central da peça é o relacionamento do rei Lear com suas três filhas. Ele decide dividir seu reino entre elas, mas acaba se desiludindo com suas duas filhas mais velhas, Goneril e Regan, que demonstram ser egoístas e insensíveis. A terceira filha, Cordélia, é a única que realmente ama o pai, mas sua honestidade acaba custando caro.

Conflito entre irmãs: Goneril e Regan são irmãs, mas sua rivalidade e cobiça pelo poder acaba colocando-as em conflito. Elas se unem para lutar contra o pai e acabam brigando entre si pelo controle do reino.

[...]

GONERIL: Não podemos deixar que nosso pai continue a agir dessa maneira. Ele está ficando senil e não é mais capaz de governar o reino.

REGAN: Concordo. Precisamos tomar medidas drásticas.

GONERIL: O que sugeres?

REGAN: Vamos fazer com que ele pense que estamos do seu lado, enquanto secretamente planejamos tomar o poder.

[...]

Conflito entre as gerações: A peça também mostra o conflito entre as gerações, com o rei Lear representando a velha ordem e seus filhos representando a nova. Lear é teimoso e inflexível, enquanto suas filhas são ambiciosas e impiedosas.

Conflito entre o bem e o mal: "Rei Lear" é uma história sobre a luta entre o bem e o mal. Os personagens são divididos entre os que são bons e honestos, como Cordélia e o bobo da corte, e os que são maus e egoístas, como Goneril, Regan e Edmund.

Conflito entre o destino e o livre-arbítrio: A peça também explora a questão do destino e do livre-arbítrio. Os personagens tentam lutar contra seu destino, mas acabam sendo levados a fazer escolhas que mudam suas vidas para sempre.

Em geral, "Rei Lear" é uma peça cheia de conflitos e tensões. Shakespeare usa esses conflitos para explorar temas universais como a natureza humana, o poder, a família e a moralidade.

.

.

.

Ronald Sá, é ator, dramaturgo, diretor e professor de teatro. Tem mais de 30 textos teatrais escritos, tanto infantil e adulto. Mora em São Luís do Maranhão. Começou a se interessar pelas letras desde criança. Formado em Artes Cênicas, tem um grupo de teatro na periferia da cidade maranhense, Anjo da Guarda. Bairro cultural, celeiro de vários artistas. Atuou, escreveu e dirigiu 26 espetáculos.

Ronald Sá
Enviado por Ronald Sá em 10/03/2023
Reeditado em 10/03/2023
Código do texto: T7736882
Classificação de conteúdo: seguro