TITO ANDRÔNICO

Titus Andronicus (ou Tito Andrônico, em português) é uma tragédia escrita por William Shakespeare, provavelmente em 1590 ou 1591. A peça conta a história de Tito Andrônico, um general romano que retorna a Roma após uma longa campanha militar contra os godos. Tito traz consigo como prisioneiros a rainha dos godos, Tamora, seus filhos e um líder inimigo chamado Aaron, que é um mouro.

A partir daí, a trama se desenvolve em torno de uma série de vinganças cruéis e violentas, iniciadas quando Tamora se alia com o imperador Saturnino, que se torna o novo governante de Roma, e seu irmão Bassiano. Tamora busca vingança contra Tito por ter sacrificado seu filho mais velho em honra aos deuses romanos, e acaba se tornando amante de Aaron, que é o responsável por instigar grande parte das atrocidades que ocorrem ao longo da peça.

Ao longo da trama, há uma escalada de violência e crueldade que culmina em uma série de assassinatos, mutilações, canibalismo e torturas. Entre as vítimas estão o filho de Tito, Lúcio, o irmão de Tamora, Alarbus, e os próprios filhos da rainha dos godos.

A peça é considerada uma das obras mais sangrentas e violentas de Shakespeare, e é geralmente vista como uma reflexão sobre a natureza da vingança e a futilidade da guerra. Apesar de sua violência extrema, Tito Andrônico também apresenta momentos de grande poesia e humanidade, especialmente na figura de Tito, que é retratado como um herói trágico que luta para manter sua honra e dignidade em face da crueldade e da injustiça.

.

.

.

Ronald Sá, é ator, dramaturgo, diretor e professor de teatro. Tem mais de 30 textos teatrais escritos, tanto infantil e adulto. Mora em São Luís do Maranhão. Começou a se interessar pelas letras desde criança. Formado em Artes Cênicas, tem um grupo de teatro na periferia da cidade maranhense, Anjo da Guarda. Bairro cultural, celeiro de vários artistas. Atuou, escreveu e dirigiu 26 espetáculos.

Ronald Sá
Enviado por Ronald Sá em 05/03/2023
Reeditado em 05/03/2023
Código do texto: T7733494
Classificação de conteúdo: seguro