HAMLET

Hamlet é um personagem fictício, protagonista da peça teatral "Hamlet" escrita por William Shakespeare. A peça foi escrita no início do século XVII e é considerada uma das maiores obras-primas da literatura inglesa. Na peça, Hamlet é um príncipe da Dinamarca que está em conflito com a morte de seu pai, o rei. Ele também está chocado com o fato de sua mãe ter se casado rapidamente com o novo rei, seu tio, após a morte de seu pai.

Hamlet é conhecido por sua introspecção e indecisão, e a peça segue seu tumultuado processo de decisão em relação ao que fazer sobre a morte de seu pai e a situação política em torno dele. Hamlet tem um relacionamento tenso com seu tio, o novo rei, e é atormentado por visões do fantasma de seu pai, que o exorta a vingar sua morte. A peça é famosa por seus solilóquios e diálogos eloquentes, e é repleta de debates filosóficos, frequentemente considerada uma exploração dos temas da vida, morte, amor, traição e corrupção. Hamlet, o personagem principal da peça, é conhecido por seus discursos eloquentes e sua habilidade de persuasão. Em vários momentos da peça, Hamlet faz discursos controversos que desafiam as normas sociais e questionam a moralidade.

Um exemplo disso é o monólogo "Ser ou não ser", no qual Hamlet debate se é melhor continuar vivendo ou se suicidar. Esse monólogo é uma reflexão profunda sobre a natureza da existência e da morte, e questiona a ideia de que a vida é sempre preferível à morte. Outro discurso polemico notável é a cena em que Hamlet confronta sua mãe, a rainha Gertrudes, sobre seu casamento com o tio de Hamlet, que é o responsável pela morte do pai de Hamlet. Nessa cena, Hamlet critica sua mãe por ter se casado com o assassino de seu pai, e questiona a moralidade da ação dela.

Além disso, Hamlet também faz vários discursos sobre a natureza da loucura e sobre como ela pode ser usada como uma estratégia política. Em vários momentos da peça, Hamlet finge estar louco para enganar seus inimigos e conseguir se vingar. Em resumo, os discursos polêmicos de Hamlet fazem parte do charme da peça e são uma reflexão profunda sobre temas que ainda são relevantes hoje em dia. A habilidade de Shakespeare em criar personagens que questionam as normas sociais e desafiam as ideias estabelecidas é uma das razões pelas quais ele é considerado um dos maiores escritores da história.

.

.

.

Ronald Sá, é ator, dramaturgo, diretor e professor de teatro. Tem mais de 30 textos teatrais escritos, tanto infantil e adulto. Mora em São Luís do Maranhão. Começou a se interessar pelas letras desde criança. Formado em Artes Cênicas, tem um grupo de teatro na periferia da cidade maranhense, Anjo da Guarda. Bairro cultural, celeiro de vários artistas. Atuou, escreveu e dirigiu 26 espetáculos.

Ronald Sá
Enviado por Ronald Sá em 04/03/2023
Código do texto: T7732741
Classificação de conteúdo: seguro