O elo perdido episódio 26: o bolo e o porco

 

Tendo sido uma coqueluche nos anos 70, "O elo perdido" não era só uma série infantil e de ficção científica, mas também cômica. O ato 9 da segunda temporada é tipicamente humorístico.

Aqui vemos Will pedindo a Holly que ela prepare um bolo de frutas que ele detesta - só para que ela não o siga numa pescaria. Rick tenta caçar com uma armadilha, mas pega um porco multicolorido, grande demais para comerem por não haver geladeira. O pakuni Ta, espécie de pagé charlatão, aproveita-se de uma reação alérgica da Holly no contato com uma planta estranha - ela chega a ficar inconsciente - para fingir que a cura com uma pantomina, mas visando uma recompensa. A ganância de Ta já se havia manifestado anteriormente.

 

Resenha do episódio 26 da série "O elo perdido" (episódio 9 da segunda temporada), "Um dia legal" (Nice day). Produção de Sid e Marty Kroftt. Direção: Gordon Miles. Roteiro: Dick Morgan. Música: Michael Lloyd.

Elenco de dublagem: 

Rick Marshall: Spencer Milligan

Holly Marshall: Kathy Coleman

Will Marshall: Wesley Eure

Cha-Ka: Phillip Paley

Ta: Scutter Mc Kay

"Nunca mate mais do que pode comer."

(Rick Marshall)

 

Se eu estivesse perdido numa dimensão anexa e cheia de coisas estranhas e perigos desconhecidos, não ficaria tão despreocupado e tranquilo como os personagens humanos da série. Há umas pinimbas recorrentes entre os irmãos Will e Holly e o pequeno pakuni Cha-ka ficou amigo da família. Mas, a pergunta que não quer calar é: as roupas dos personagens não se gastam?

Parece-me que séries como "O elo perdido", com personagens extraviados longe de seus lares, deveriam terminar com a volta para casa. Mas parece que isso não fazia parte da filosofia do cinema da época, em séries como "Perdidos no espaço", "O túnel do tempo", "Caverna do dragão", "Ilha dos birutas" e outras que tais.

 

Rio de Janeiro, 20 de fevereiro de 2023.