ÉDIPO REI

"Édipo Rei" é uma das mais famosas tragédias gregas escritas por Sófocles. A peça conta a história de Édipo, um jovem que foi abandonado ao nascer e cresceu para se tornar rei de Tebas. Contudo, ele enfrenta um dilema terrível quando descobre que matou seu pai e casou-se com sua mãe sem saber.

A trama de "Édipo Rei" gira em torno da busca de Édipo para descobrir a verdade sobre sua parentela e as circunstâncias que levaram à sua condenação. Ele consulta o oráculo de Delfos, que lhe revela a triste verdade, e ao longo da peça, Édipo tenta desesperadamente evitar o seu destino trágico.

A peça é considerada uma das mais importantes da literatura grega antiga, pois aborda temas universais como o destino, a culpa, a verdade e a identidade. A figura trágica de Édipo é vista como exemplo de um personagem que é vítima do seu próprio destino e da sua própria ignorância.

Algumas das cenas mais marcantes de "Édipo Rei" incluem o confronto de Édipo com o velho cego Tirésias, a revelação do assassinato de Laio, pai de Édipo, e a cena final em que Édipo cega a si mesmo como punição por seu pecado. Estas cenas são notáveis pelo seu conteúdo emocionante e pela habilidade de Sófocles em criar tensão dramática.

Em resumo, "Édipo Rei" é uma obra clássica que continua a ser estudada e apreciada por sua habilidade em explorar questões humanas universais e por sua trama emocionante e impactante.

.

.

.

Ronald Sá, é ator, dramaturgo, diretor e professor de teatro. Tem mais de 30 textos teatrais escritos, tanto infantil e adulto. Mora em São Luís do Maranhão. Começou a se interessar pelas letras desde criança. Formado em Artes Cênicas, tem um grupo de teatro na periferia da cidade maranhense, Anjo da Guarda. Bairro cultural, celeiro de vários artistas. Atuou, escreveu e dirigiu 26 espetáculos.

Ronald Sá
Enviado por Ronald Sá em 11/02/2023
Código do texto: T7717080
Classificação de conteúdo: seguro