“O Vento dos Khazares”, de MAREK HALTER
Esta tarde, depois de ouvir as notícias, recordei esta obra que li há vários anos atrás – “O Vento dos Khazares”, do escritor nascido na Polónia em 1936 mas naturalizado francês, Marek Halter.
Como toda a sua obra, este romance é uma ficção de inspiração histórica:
“Na época em que Carlos Magno é coroado imperador do Ocidente, em que o Império Cristão de Bizâncio alarga as suas conquistas até à Rússia, em que o Grande Califa de Bagdade propaga a fé em Alá, algures entre as montanhas do Cáucaso e a embocadura do Volga, um reino converte-se ao judaísmo: é o princípio da aventura extraordinária dos Khazares” – conforme se diz na contra-capa da tradução portuguesa.
Assim, o enredo desta obra desenrola-se a dois níveis, ou seja, a “acção” tem lugar em duas épocas completamente distintas. Por um lado, passa-se na Idade Média, por volta do século IX. Por outro lado, a “acção” entrelaça-se com a política do século XX.
Acredito que esta leitura poderá ter interesse para nos ajudar a perceber melhor toda a agitada perturbação e guerras que se têm desenrolado na área do Mar Negro.
Além da reconstituição possível do que teria sido esse Passado semi-esquecido, este romance entrelaça muito bem esse Passado remoto e os problemas do Presente, devidos às importantes riquezas do subsolo e à necessidade de domínio do Mar Negro... que estão na origem de tanta perturbação e guerra.
Este romance foi originalmente publicado em 2003.
NOTA:
Descobri a propósito, este link que poderá interessar:
https://brasilescola.uol.com.br/geografia/a-importancia-estrategica-crimeia.htm
**
Mais uma vez, desejo a todos os Leitores, um Ano Novo de 2023, muito feliz!
Myriam
4 de Janeiro de 2023