PROMESSA PRA SANTO
Este texto "Promessa Pra Santo", de minha autoria, foi um resultado de um trabalho da Universidade Federal do Maranhão-UFMA, da disciplina de Dramaturgia! Sempre tive muita vontade de escrever uma história bem regional, tipicamente maranhense, com diálogos curtos e da nossa gente! Foi o que fiz, ou melhor, escrevi! Escrevi um texto baseado na minha, já falecida avó, que tinha um jeito bem rude de lhe dar com as coisas! Ela era bem desbocada e não levava desaforos para casa nunca, nunca! Mas, ela tinha um coisa que vivia me intrigando, ela era cheia de crenças e fé, fé com todo tipo de santo! Era santo que não acabava mais! O fato dela frequentar a igreja, como toda avó, era bem comum. Fazia suas rezas, mas falava mal de um e de outro, principalmente membros da nossa família, ninguém escapava, ninguém!
Sobre a obra...
Dona Mundica é uma velhinha de quase 80 anos, é muito religiosa, desbocada e apegada a todos os santos, todos! Em um certo dia, seu neto Raimundinho fica doente, e a mesma faz uma promessa pra recuperação da saúde do menino. Mas, antes de realizar a promessa, a velha morre e pede para Firmino, seu filho, consiga fazer a tal promessa pro santo. Firmino é execrado de lerdeza e preguiça e cria uma tremenda confusão com ajuda da comadre Chica que vão fazer de tudo para Raimundinho voltar a ficar bom.
.
.
.
*Ronald Sá, é ator, dramaturgo, diretor e professor de teatro. Tem mais de 30 textos teatrais escritos, tanto infantil e adulto. Mora em São Luís do Maranhão. Começou a se interessar pelas letras desde criança. Formado em Artes Cênicas, tem um grupo de teatro na periferia da cidade maranhense, Anjo da Guarda. Bairro cultural, celeiro de vários artistas. Atuou, escreveu e dirigiu 26 espetáculos.