Apresentação do livro Perspectiva Poética_2017.

Vivemos em tempos obscuros numa sociedade onde se valoriza a essência do ter, ao invés do fundamento essencial do ser. Onde as pessoas se deixam levar cada vez mais pelo o radical materialismo, o egoísmo exacerbado e o individualismo narcisista. Tornando_se mais complexo a convivência e a solidariedade entre as pessoas, onde essa indiferença se torna um processo comum de vida. E no meio desse caos existencial está o

poeta tendo cada vez mais dificuldade de se comunicar numa linguagem poética que seja contemporânea e atualizada.

Sem dúvidas essa brutalidade da vida humana se equivale à barbárie da bestialidade de tempos ancestrais e que apesar de todo o avanço da ciência e da tecnologia. A questão humana da qualidade de nossa vida ainda é extremamente precária. Gerada por fatores de políticas econômicas e sociais excludentes de sucessivos maus gestores públicos. Onde muitos possuem poucos recursos e poucos possuem muitos recursos.

E devido a todas essas questões contraditórias, o homem que vive nessa terra ainda não se plenificou em sua toda a sua espiritualidade mais plena e equilibrada. No entanto não podemos perder o foco de nossa existência. Que é buscarmos sentido nas coisas boas da vida: como ser gratos e adorarmos ao Criador. E não ao contrário do que está acontecendo em que o homem adora a criatura humana numa idólatria ao culto da personalidade.

E é nesse sentido que o poeta possui uma função social de revelar as verdades de forma simples e reveladoras, onde a poesia e o pensamento filosófico tem o papel essencial para a humanidade. Pois sendo a poesia, uma arte que forma a expressão intelectual da manifestação do espírito artístico; o poeta possui o poder de transformar o mundo, num lugar melhor para se viver e assim se cumpri a sua missão nessa vida.

Déboro Melo

Escritor e Poeta

Déboro Melo
Enviado por Déboro Melo em 11/08/2022
Reeditado em 11/08/2022
Código do texto: T7579837
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.