Análise da obra Ilíada de Homero
A epopeia é um gênero cuja característica marcante é de narrar feitos heroicos de seres imortais e semideuses de tal povo. A epopeia era apresentada com longas narrativas e oralmente.
A obra Ilíada, de Homero foi escrita por volta do século VIII a. C, Ilíada é uma obra épica com 15.693 versos, compostos em Hexametro dactílico, escrita em forma de canto. Seus versos são rimados, sendo assim, eram mais fáceis de memorizar. Sua linguagem poética é mnemônica. Ela é vista como a primeira tragédia grega do mundo. A obra tem sua origem oral, tendo sido cantada pelos aedos. Só depois de muito tempo teve uma versão escrita, o poema foi dividido em 24 cantos.
Trata-se de uma tragédia heroica, pois narra feitos de seres imortais, Ilíada tem esse nome, porque é uma canção de Ilium, que significa ‘’Troia’’. A obra de Homero trata da ira de Aquiles e da sua trajetória enquanto herói épico, tendo como cenário a controversa guerra de Troia. O tal conflito se deu por causa do rapto de Helena, esposa de Menelau, rei de Esparta, irmão de Agamêmnon. Além disso, há a disputa entre as deusas Hera, Atena e Afrodite pelo posto de deusa mais bela. Zeus teria colocado Páris, um troiano, para resolver a disputa e ele acaba por escolher Afrodite, a deusa do amor. É o décimo ano da guerra de troia. Aquiles e Agamêmnon desentendem-se devido à disputa da jovem Briseida.
O Canto I se inicia com o seguinte verso.
“Canta-me, ó deusa, do Peleio Aquiles
A ira tenaz, que, lutuosa aos Gregos“
Esse verso começa com um verbo no subjuntivo, porque sugere uma invocação de uma deusa, com a intenção de que ela cante a raiva fatal do filho de Peleu, Aquiles. Essa raiva causará mortes.
"Para o Atrida escolheram Criseida de lindo rosto.
Mas Crises, sacerdote de Apolo que acerta ao longe,
Veio até as naus dos Aqueus vestidos de bronze,
Para resgatar a filha, trazendo incontáveis riquezas.
Segurando nas mãos as fitas de Apolo que acerta ao longe
E um cetro dourado, suplicou a todos os Aqueus,
mas em especial aos dois Atridas, condutores de homens.
Então todos os outros aprovaram as suas palavras:
Que se venerasse o sacerdote e se recebesse o glorioso resgate.
Mas tal não agradou ao coração do Atrida Agamêmnon;
e asperamente o mandou embora, com palavras desabridas." (Homero, p.95)
"E deste modo te ameaçarei:
Uma vez que Febo Apolo me arrebata Criseida,
mandá-la-ei embora numa das minhas naus e com companheiros
Meus, mas irei depois à tua tenda buscar Briseida de lindo rosto,
185 essa que te calhou como prêmio, para que fiques bem a saber
Quanto mais forte que tu eu sou! Que doravante a outro repugne
declarar-se meu igual e comparar-se comigo na minha presença”. ( Homero, p.90)
Assim, nos seguintes versos, o autor narra o momento em que o pai resgata a filha, Criseida, pois Agamêmnon se vê obrigado a devolver. No entanto, ele exige uma substituta, e que acaba por escolher Briseida, como substituta.
Platão reconheceu Homero como educador dos gregos. A obra desperta um sentido humano. Acredita-se que ao assimilarmos os conteúdos morais de Ilíada, há de ver em Homero um educador. Fazendo uso do que Aristóteles diz que: “Assim se arete do homem é a justiça, todo ideal educativo deverá ser alcançar essa perfeição”.
Vemos que Homero transforma os mitos em narrativas únicas, apesar de alguns estudiosos acharem que a obra é ficção, pois pode se dizer que tal guerra não existiu. Mas tem traços de que a guerra existiu. E mesmo que seja ficção, o autor tenta invocar o mundo real. Ele reflete o seu mundo até certo ponto, mas o mesmo tempo vemos que ele revela o passado. Assim, vemos que os deuses estão ligados ao misterioso é ao irracional, Quanto vale a vida de um homem? Aquiles, canto XVIII, acredita que se trata de uma decisão heroica, as figuras heroicas mostram a figura do homem idealizado.
O poeta Homero, pretendeu evidenciar no poema Ilíada o sentido moral. E assim, a fidelidade, pois na obra vemos a questão de traição onde Helena trai o seu marido. A Fidelidade não convive com a traição. Deve-se ter fidelidade entre cada um, e também permanente zelo, com a sociedade.
Certamente o autor quis mostrar que além do desenfreado desejo de vingança, o ser humano e´capaz de perdoar quem lhe fez mal. Os versos de ilíada tem um sentido humano. Homero nos revela que o homem por mais rude que ele seja, tem sentimentos de amor e perdão.
Assim concluo que a obra assume um caráter pedagógico. Vemos as cruéis lutas entre Aqueus e Troianos, o poeta demonstra humildade, eu caráter de determinados personagens. A Ilíada nos ensina a moral o sentido do bem, a leitura da obra nos constituiu ensinamentos éticos e morais.