A mensagem por trás do Expecto Patronum
Todo cristão alguma vez foi ou ainda será confrontado com a seguinte pergunta: O cristão pode ler ou assistir Harry Potter?
Alguns pensam que é pecado, pois envolve feitiçaria, indo de contramão que a Bíblia diz (Deuteronômio 18:10). Porém, vale ressaltar que os tipos de feitiços citados nos livros não passam de falsos, sendo palavras que soam como a língua morta, o latim. Mas meu foco aqui não é explicar se Harry Potter é ou não pecado. Vale a cada um com o espírito crítico avaliar.
Em 1999, J. K. Rowling publicou um dos melhores livros da saga Harry Potter: O Prisioneiro de Azkaban. Essa é uma daquelas histórias que possuem um excelente enredo e que contém mensagens difíceis de esquecer. Ao ler e ao assistir a terceira continuação de Harry e de seus amigos, pude perceber algo que me chamou bastante atenção e que para alguns pode ser algo sem muita complexidade. Estou falando da criação mais complexa criada por J. K., os dementadores. Citados no segundo volume da saga, A Câmera Secreta, esses não-seres (classificados pelo sistema do Departamento de Regulamento e Controle das Criaturas Mágicas), são criaturas espectrais e encapuzadas que ganham toda descrição no terceiro livro. Essas criaturas se alimentam da felicidade humana, trazendo o vazio que só quem já passou pela depressão sabe a sensação.
Esses sugadores de alma, afetam tanto as pessoas quanto o ambiente a sua volta. A sensação é de que o lugar que antes era iluminado pelo sol se torna frio e sem vida.
"Os dementadores estão entre as criaturas mais malignas que vagam pela Terra. Infestam os lugares mais escuros e imundos, se comprazem com a decomposição e o desespero, esgotam a paz, a esperança e a felicidade do ar sua volta. Até os trouxas sentem a presença deles, embora não possam vê-los."
(Prof. Lupin em Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, pág. 143. Vol. Ilustrado)
Harry é um dos mais afetados pelos dementadores durante a história, os acontecimentos que aconteceu no seu passado é um dos motivos para que esses seres afetem o personagem, fazendo com que reviva um dos piores momentos de sua vida: a morte dos seus pais causado pelo terrível Lord Voldemort.
Esses seres sujos trazem a tona a representação da severa depressão que a autora já revelou ter sofrido no passado. A depressão também faz com que a pessoa relembre todas as situações ruins que aconteceu durante a vida, fazendo com que a pessoa relembre as piores experiências já vividas a cada minuto do dia.
"Não deixará nada em você exceto as piores experiências de sua vida. E o pior que aconteceu com você Harry, é suficiente para fazer qualquer um cair da vassoura."
(Prof. Lupin em Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, pág. 143. Vol. Ilustrado)
Essas criaturas de cerca de três metros de altura, com sede por se alimentar das emoções de suas vítimas, parecem não ter como ser destruídas ou expulsas. Porém a algo que pode detê-los.
No livro, Hermione cita rapidamente um movimento de Dumbledore que faz os dementadores fugirem rapidamente do lugar que se encontravam:
"Ele correu para o campo quando você começou a cair, agitou a varinha e você meio que desacelerou antes de bater no chão. Depois, virou a varinha para os dementadores. Disparou uma coisa prateada contra eles. Os caras abandonaram o estádio na mesma hora..." (Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, pág. 139. Vol. Ilustrado)
O que seria essa coisa prateada que os dementadores têm tanto medo?
Esse feitiço é descrito mais para frente como um dos mais antigos e difíceis a ser usado. O Expecto Patronum (vem direto do latim que significa desejo um protetor) é o único feitiço capaz de se proteger contra os dementadores. O Patronum é uma concentração de lembranças felizes ou nas palavras de J.K., uma concentração pura e protetora de felicidade e esperança.
O Patronum pode tomar forma de um animal, conhecido como Patrono corpóreo. Porém é muito difícil produzir um, sendo que quem o produz seja conhecido como um bruxo que possuem uma habilidade bem notável. O Patronum também pode ser produzido como incorpóreo (uma fumaça prateada sem forma) ou pode ser usado como responsável por levar uma mensagem a outro mago.
Podemos associar o significado do Patronum como uma capacidade de resistir aos ataques da depressão. É como se essa magia fosse a força de vontade de uma pessoa de buscar ajuda, de encontrar motivos para viver todos os dias.
Como uma pessoa que já passou algumas vezes pela depressão, esse tipo de feitiço criado por Rowling me trás a sensação de fortalecimento. É como se buscássemos algo bom que possa nos salvar dos dias tenebrosos. E além de lembrar momentos felizes que nos fortalece, como já presenciei alguns casos, nada mais que um animal para complementar o processo de cura.
Além desse significado, posso trazer outro. O Patronum pode representar o que a Bíblia revela em Efésios 6.15: "Segurando sempre o escudo da fé, com o qual poderão apagar todos os dardos inflamados do Maligno". O escudo da fé é um dos recursos que Deus dá aos eleitos para se revestir contra os ataques do Maligno. E podemos ver esse escudo sendo projetado de forma mais representativa no filme o Prisioneiro de Azkaban. Onde Harry para salvar ele e Sirius dos ataques dos dementadores, lança o Expecto Patronum, criando uma espécie de escudo poderoso que afugenta as criaturas para o confins da escuridão da floresta proibida. Como se a fé fosse, mas que na verdade é, um ato de crer naquEle que nos protege e nos guarda.
A mágica criada por Rowling é fantástica. Como alguém que já está cansado (não literalmente) de falar como a ficção pode ajudar, fica ainda mais claro quando momentos por trás das histórias se tornam exemplos de superação. E nada mais como um bom exemplo vindo da representação da luz vinda de um feitiço que afasta as criaturas que tentam te sugar para o vazio.
Se alguém que está lendo esse texto e estiver passando por algum ataque de dementador, saiba que sempre existirá luz dentro de você. E essa luz é a esperança que você precisa para se reerguer, elevar a varinha e iluminar a escuridão que te rodeia.
Lembre-se que conversar, ler é um bom começo para buscar ajuda. E comer um chocolate também sempre é bom (referência)!
Me conta qual a sua casa em Hogwarts e qual seu Patrono!
O meu Patrono é uma cascavel (risos)! Estranho, mas entendo o significado. Em breve teremos a parte dois, onde estarei discorrendo sobre o porquê os patronos de algumas pessoas mudam! O que aconteceu no meu caso!
Bibliografia:
Harry Potter Wiki. Conteúdo disponível: https:///pt-br/wiki/Dementador
Crente pode ler ou assistir Harry Potter?. Disponível em: https:///crente-pode-ler-ou-assistir-harry-potter/
Patronus Charm por J. K. Rowling. Disponível em: https:///writing-by-jk-rowling/patronus-charm
Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban / J.K. Rowling; tradução de Lia Wyler. - 1 edição. - Rio de Janeiro: Rocco, 2018. il.