Um jurista de séculos passados super atual!!!
Oi, gente! Tudo bem? Hoje, vamos recordar autor que viveu entre os séculos XV e XVI de necessária leitura. Estou a falar de Tomas Morus (1478-1535).
De humor ímpar, foi impecável e ético jurista inglês, além de chanceler do Reino da Inglaterra. Inquestionavelmente, intelectual brilhante ontem, hoje e sempre!!!
Decapitado por ordem de Henrique VIII por não reconhecer o rei como chefe supremo da igreja, mártir da fé católica, foi canonizado em 1935. De Morus, recomendo a leitura de obra atemporal nominada “A Utopia”. Descreve um Estado imaginário preocupado com a felicidade das pessoas, o que reflete o idealismo platônico em seu pensar. Na verdade, a obra verbaliza crítica da Inglaterra do seu tempo. “A Utopia” significa um não lugar.
Por fim, sugiro filme inspirador disponível gratuitamente no YouTube: O HOMEM QUE NÃO VENDEU SUA ALMA ("A MAN FOR ALL SEASONS") – produção de 1988 legendada em língua portuguesa. Trata-se de película de qualidade poética e artística singular.
Em pouco mais de 2h, obtém-se aula de história, filosofia, ética jurídica e processo penal. Verá também falácias e absurdos jurídicos que se repetem na história da humanidade. Tomas Morus, por ter agido segundo retas regras morais, pagou preço pessoal elevado. Em momento algum, contudo, abandonou suas convicções. É signo de integridade.
É isso aí gente! Paz e bem e abraço fraterno. Navegue no nosso canal cultural no YouTube: ENGENHO DE LETRAS DEVAGAR E SEMPRE!