Ideologias e filosofia

Voegelin e a Ideologia

Estou lendo Reflexões Autobiográficas de Eric Voegelin, filósofo

austríaco, talvez o maior do século XX. Aqui no Brasil é totalmente

desconhecido, e o seu pensamento sobre as ideologias mostram a

razão.

Eric Voegelin não precisou ver as conseqüências das ideologias para

entender o quanto são perniciosas. Ainda na década de 20 escreveu o

mal que representava o nazismo alemão, o comunismo soviético e o

positivismo.

Conta que em um jantar na casa de um colega, marxista, a esposa

deste perguntou o motivo por qual tinha fugido da Áustria em 1938.

Não era judeu, nem marxista, por que então tinha se oposto ao

nazismo? É um ponto importante para Voegelin entender por que só

poderia se opor ao nazismo se fosse judeu ou comunista, que a

resistência à uma ideologia pudesse passar por razões não

partidárias.

A primeira razão para sua crítica seria a questão da honestidade

intelectual. Voegelin acreditava que não havia nenhuma razão para

escolher as ciências sociais como área de atuação sem uma intenção

honesta de examinar a realidade. As ideologias seriam edifícios

intelectuais insustentáveis e só passíveis de crença através de

estados de alienação. Sustentava que não era possível ser um

ideólogo e um cientista social competente, ao mesmo tempo.

A segunda razão para seu ódio às ideologias era bastante primitiva,

tinha repulsa ao que chamava de morticínio de seres humanos por

diversão. Os ideólogos conquistavam uma pseudo-identidade com a

afirmação do próprio poder, o que se fazia preferencialmente

matando alguém, e esta pseudo-identidade “passa a servir de

substituta ao ego humano que se perdeu”.

A terceira razão era a de um homem a quem agradava usar a

linguagem claramente. “Se há algo característico das ideologias e dos

ideólogos é a destruição da linguagem, ora no nível do jargão

intelectual de alto grau de complexidade, ora no nível vulgar”. Cita

que conheceu muitos homens que optaram por Hegel em relação a

Marx apenas pelo primeiro pela “dificuldade sedutora dos seus

escritos”. Um hegeliano passa a vida explorando as possibilidades de

interpretação da realidade a partir de seus sistema, mas não aceita

tocar em suas premissas, que estão erradas.“A questão é que se as

premissas estão erradas, tudo o que delas se segue também está

errado, e é por isso que um bom ideólogo precisa impedir que sejam

discutidas. No caso de Hegel isso é relativamente fácil, porque ele era

um pensador de primeira classe e conhecia muito bem a história da

filosofia. Então, para atacar as premissas de Hegel, é preciso

conhecer seus antecedentes em Plotino e no misticismo neoplatônico

do século XVII.”

No caso do marxismo, a falsidade das premissas seriam ainda mais

evidente. A origem estaria na distorção deliberada de Marx sobre

Hegel ao transformar os predicados da idéia deste último em

enunciados sobre fatos.“Com este meu jeito selvagem de homem que

não gosta de matar pessoas para divertir a intelectualidade, afirmo

categoricamente que Marx era um charlatão intelectual deliberado.

Com isso pretendia sustentar uma ideologia que lhe permitisse apoiar

a violência contra seres humanos afetando indignação moral (...) O

charlatanismo marxista reside na terminante recusa em dialogar com

o argumento etiológico de Aristóteles, isto é, com o problema de que

a existência humana não provém dele mesmo, mas do plano divino

da realidade.”Voegelin condenava a degradação cultural do universo

acadêmico e intelectual, o que seria comprovado pela ignorância dos

estudiosos do hegelianismo e do marxismo em Aristóteles e

Plotino.“Eis o principal motivo para o meu ódio d Historico e goegorafico de Montes Clarosas ideologias: elas

vulgarizam as discussões intelectuais e conferem ao debate público

uma coloração nitidamente oclocrática, tanto que hoje se chega ao

ponto de considerar fascista ou autoritária uma simples referência a

fatos da história política ou intelectual cujo conhecimento é

absolutamente necessário para discutir os problemas que surgem no

debate político.”Foi desta forma que Voegelin estruturou seu estudo e

sua crítica às ideologias, isto em uma época em que praticamente

todos estavam fascinados por elas. Afirmava que a reflexão filosófica

profunda era necessária para retomar as camadas da realidade que

haviam se perdido pela influência da alienação característica dos

pensadores ideológico.

Gustavo Mameluque. Jornalista.

Mameluque
Enviado por Mameluque em 27/05/2022
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